quinta-feira, maio 26, 2011

A política e o ridículo

Tendo em atenção o facto das canções em flamengo não constituirem uma base musical que possa comparar-se à produção existente em língua francesa, nomeadamente em termos de popularidade, o metro de Bruxelas tomou a sábia decisão de passar a colocar no ar, como música ambiente, apenas canções em inglês. O objetivo é preservar o equilíbrio a que o estrito biliguismo franco-flamengo (duvido mesmo que seja legal usar este termo) obriga.

Quase que dá vontade de pedir uma "chance" para o esperanto. Mas "chance" é francês, cuidado.

9 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
E porque não OPORTUNIDADE que é um termo aqui tão em voga agora?!

Rui Franco disse...

É gente que luta pelo que é seu. Há que respeitar.

Cá pelo retângulo (acabo de ver as notícias da manhã), acho que devíamos aplicar uma lei de proteção ao... Português, sempre que haja notícias de futebol. É que os jogadores do Benfica só falam Castelhano; os do Porto, idem; os do Sporting, cada vez mais. E se não são os que cá estão, então, são os que estão para vir (mais uma fornada de colombianos). E se não são os jogadores, é o Mourinho. E se não é o Mourinho, são notícias relacionadas com o Mourinho. Ou o Ronaldo... E se não é nenhum destes, então, é o Barcelona. E se absolutamente nenhuma destas personagens estiver disponível, ainda nos sobra o Fábio Coentrão e os jornalistas espanhóis que o seguem e que também vão às conferências de imprensa da Seleção.

Credo!

José Barros disse...

Valha-nos Brel, também ele de origem “Flamand” e não se cansava de cantar em francês.
A propósito de política: quem é que agora toma aquelas decisões se a Bélgica vive sem governo há cerca de ano!

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Dra. Helena Sacadura Cabral: reconheço, sem dificuldade, que há cada vez mais quem queira aproveitar a "oportunidade"

Julia Macias-Valet disse...

O inglês é bom para os "aeroportos" (e pelos vistos na Belgica para o metropolitano) o esperanto para a amizade ! ; )))

Ha os que acreditam e que lutam :
http://www.esperanto-au-bac.fr/

http://www.youtube.com/watch?v=5dgM0y21-sw&feature=fvst

Peço desculpa...esta dobrado...mas nao legendado : )))

patricio branco disse...

Estou seguro que os gipsy kings são populares tambem na belgica, alem de que cantam na lingua que lhes pedirmos.

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Tem toda a razão. Mas que fazer perante tantas oportunidades que "nos oferecem", senão deitar-lhes a mão?!

João Felgar disse...

O flamengo tem ligacoes a Espanha e nao a França.

A nivel histórico temos uma forte ligação da cultura austriaca, da Bélgica em solo de Espanha.

Apesar de que Belgica esta junto a França, mas as guerras dos protestantes com a católica levou a que a cultura Flamenga virasse para Espanha.

Nos em Portugal temos uma ligação estreita à cultura austriaca e da Bohémia, relativo aos trajes e danças dessas terras ao folcore português.

Relativo à palavra chance se veio de França, nao faço a minima ideia.

Costa é proveniente da Itália, e teve matrimonio a ducado de França anterior a louis XVI.

Existem tantas particularidades, o porquê das pessoas serem o que sao hoje e o que foram no passado.

Muitos como foram Embaixadores e hoje na Republica portuguesa, seguem as mesmas pisadas por parte do segundo nome de casa, sendo o último nome da alta burguesia em Itália, foram comerciantes.

Isto que publico aqui, é para pensarem o porquê de sermos assim como hoje o somos, o porquê de gostarmos de ter profissões como serem diplomatas, ou serem médicos, advogados, magistrados, comerciantes, qualquer outra profissão e temos as pisadas do passado a repetir.

Porquê é que as pessoas tem gostos de certas terras na sua mente, porquê é que gostam de França, Áustria ou Polónia ou outra terra qualquer neste mundo, porquê os porquês, é para pensarem com realismo.


João Felgar disse...

Vou deixar aqui um assunto para os interessados refletirem das notícias e da história contada por historiadores com renome consideravel em Portugal.


Registo 2 - rei d. Alfonso Henriques era rei judeu

11.45.11. onfirmar'ona refurreyçam co grande poder, is. ir com'o Sinetiflimo Sacramento o inundo. Icunn. 19. est inibi omnis porestas in cælo, & in rerra. azer o Anjo cita advertencia à S. Iofcpli no E quc a Lgreja canta neste dia, fazia Dios a mef. Hul. 28. ncia a Portugal: jofeph fih David! Recognofce fumet domui David: Mlustres Portuguclis rc., cit: Principe, que nasce en dia tan alegro, a 1.do Rcy.prometido a el Rey D. Alfonso Henriques: primsyro fūd.dor de sua Cafe Real.Vcde ncileco molc dcfcmpenba Dcos de sua palavra, como cumpre sua promeffa for hūa no hcr a Sereulli na Senhorabo. na Catherina:l'ide impletum in ea:Scovedes incftcdi.R cncuberto,veliolicys a seu tempo Rey descuberto,feftis jalohcys mays avāti Rey cöfirma Jo: Recognofce quod promissum cst doinui David. Pfal.18.n. Melhor o Propheta Rey. Diz, que os dias (cfallam:Dies diei eructai verbum:& nox

Registo 3 - como podev visualizar temos a casa de David no Manuel I e João de Portugal e com o acordo da católica, mas eramos judaicos

DAVID ÆTHIOPIÆ REX. Legatio David Aethiopiæ Regis, ad Sanctissimum D. N. Clementem Papā VII. vnà cū.obedientia, eidem sanctiss. D. N. præstita. Eiusdem Dauid Aethiopiæ Regis Legatio, ad Emanuelem Portugalliæ Regem. Item alia legatio eiusdem Dauid Aethiopiæ Regis, ad Joannem Portugalliæ Regem. De Regno Aethiopiæ, ac populo, deq moribus eiusdem populi,nonnulla. Bononiæ apud Jacobum Kemolen Alostensem. Mense Februario. An. M.D.XXXIII. 4to.


Registo 4 - neste registo prova que a Católica era originaria de Constantinopla em Rodes, pelo Papa Adrianus VI irmao ao Sultao Solimanus e o pai dos bourbons e orleans com ADN y R-Z381* , e expulsaram 124 mil familias judaicas e estas familias vieram para Portugal por Manuel I e em Espanha por Fernando de Pulgar ou Felgar, outros foram para Amesterdão. Em Amesterdão existe provas como o meu sobrenome como Sua Alteza Real de Portugal na maior Sinagoga de Amesterdão

A católica mentiu, como muitos historiadores para fazer cumprir os designios da católica.

Adde q rex Ferdinandus publico edicto(quod postea rex Emanuel Portugaliæ imitatus est) ocs Judæos, quorú cátionem fi ineas, circiter centum vigintiquatuor mille familiæ fuerunt, q ve valgo ereditur capita efficiunt octies centena inillia fua ditione eiecit. Turcicus vero imp.Baiazethes magno erroge regis perpenso folebat dicere, mirari fe regis Ferdinandi acumen & intelligentiam,q earė,quæ imperijs petentiá adderet, tanto nimi: rum populo te priuaret. Clementer itaq; exulib, Iudæis-suscepris certas fixit sedes Rhodum,Sałoficam Cóftantinopolim, S.Maurã alias& plures . Sed &hac de caula in prædicta regione agricul tüta'minus exercitata, imo plane tandem iacuit,q populus naturæ fuæ ingenio in arma procliuior bellis magis eft addi&us,facileq; in militia abit,& opes & exiftimationé nominis inde amplificatú:


Ioannis Boteri ... Tractatus duo: Prior: De illustrium

https://books.google.pt › books
Giovanni BOTERO · 1602
Emanuel rex Portugaliæ in bello Indiano & Africano feliciffimus erat , vtrobiq ; enim rebụs preclare geftis magnum fecit quæstum : vt vel rebus difficilimis ...


Pois tivemos reinado judaico em Portugal y Espanha a partir de 700 a 1718, apos esta data tivemos a católica em Portugal foi expulsa em 1777.

Muitos dizem tantos disparates grosseiros que o d. Nanuel I e outros mataram judeus, como é possivel isto ?

Se os reis portugueses eram judeus como provo em cima, porquê é que mentem as pessoas, todos aqui presentes sao inteligentes

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...