sexta-feira, maio 20, 2011

O estado da bola

Um amigo, que tem tempo para pensar, fez-me chegar a seguinte questão:

"Porque é que neste país em que nada funciona, funciona tão bem o futebol? Que regras o regem que não são utilizadas nos demais sectores? Como se poderia adaptar o modelo do futebol aos demais sectores do país, económicos e outros? "

Não sendo eu tão radical quanto à constatação de que em Portugal nada funciona, não deixo de considerar pertinente este questionamento.

18 comentários:

Anónimo disse...

Vai funcionando alguma coisa, lá isso vai; não muita, mas vai.

Porém, no futebol, também existe a corrupção, também existe a golpada, também existe a trafulhice, também existe uma classe dirigente péssima, também existe o insulto, também existe a agressão. Safam-se os resultados.

Rui Franco disse...

O futebol funciona bem? Referir-se-á o seu amigo à confusão à volta dos estatutos da FPF? Aos casos de arbitragem e corrupção? Às enormes dívidas dos clubes? À falta de espetadores? À violência nos estádios? Às claques e às suas ligações ao crime? Aos processos e contraprocessos? À falta de preparação ética dos dirigentes?
(etc., etc., etc.)

Convenhamos: lá porque três clubes conseguiram ir até ao fim na UEFA, isso não significa que o setor funcione bem.

Estes entusiasmos...

Anónimo disse...

Eu acho que a resposta é simples. O futebol funciona bem porque é dirigido por gangsters e, neste país, o crime é uma das poucas atividades bem organizadas e eficazes. Poder-se-á perguntar então: e, na política, grande parte do pessoal não é da mesma estirpe? De facto. Assim, só há uma conclusão a tirar: muito provavelmente, o Estado não funciona precisamente porque ainda tem lá dentro alguma gente honesta. Fossem só gangsters aquilo fiava mais fino.

Helena Sacadura Cabral disse...

Ó Senhor Embaixador...é capaz de funcionar pelas piores razões. Muito dinheiro e uns "ditadores com ares angélicos". Algum sexo também para apimentar os dias mais tristes e uma fidelidade ao clube igual à minha pelo Sporting!!

Fernando Frazão disse...

Não percebo porque o seu amigo concluiu que o futebol em Portugal funciona bem.
O facto de pontualmente uma ou outra equipa portuguesa(?) conseguir fazer um brilharete a nível eur0peu não significa que o futebol no seu todo estaja bem e ainda menos muito bem (basta ver a diferença pontual entre o 1º e o 2º e 3º classificado da 1ª Liga).
Contrario senso o facto de a maior parte das empresas não funcionarem bem, não quer dizer que não haja dezenas que funcionam bem ou muito bem.
Felizmente.

Anónimo disse...

Nada funciona...

Ai não!!!...

E o deslumbramento pelo endeusamento...

e a queda das expectativas por subirem fora do real
E as conceções erróneas
de que:
riqueza é muito ter ...
Quando é pouco precisar.

Que exagero...
Sei de tantas tantas coisas que funcionam, só que a Moda agora é a reprodutibilidade constante das que não funcionam sob pena de algum incauto ficar conotado como suspeito de Demodée o que convenhamos não é agradável...

Aí rendo-me à minha "Velha" amiga e confesso como pessoa e Mulher até eu sou Medricas, é que se perde logo sem contemplações todo o valor comercial.

É muito mais oneroso que rimalhar para Snobes "Poetas" só amantes de versos Brancos.

Isabel Seixas

Anónimo disse...

Dizer que o futebol português hoje é dirigido por gangters, é coisa de gente que não conhece ou é coisa de mau perdedor. Os melhores clubes portugueses, apenas os melhores, possuem estruturas muito profissionais que garantem todas as condições para os seus trabalhadores. Preparam um nova época com todos os detalhes e pesquisam o mercado internacional de fornecedores e compradores com toda a minúcia. O objectivo é serem o mais competitivo possíveis e não culpam a "crise" ou o governo pelos maus resultados. Digam-me quais são as empresas portuguesas que actuam assim? Poucas, muito poucas.

patricio branco disse...

Não, nem tudo funciona bem no reino do futebol. Como diz AHF, há corrupção, trafulhices,etc. Tambem, parece-me, desvios, más administrações, promiscuidade entre o futebol e a politica, incluindo autarquica, fugidos em londres, violencia entre apoiantes de clubes diferentes, situações fiscais pouco claras.

Fada do bosque disse...

Não sei se devo dizer isto... mas que futebol é que funciona? O FCP e o Braga?... o SLB, SCP não estou a ver que funcione... nem falo dos mais pequenos. Quer-me parecer que o anónimo já desculpabilizou estes dois últimos clubes... não são corruptos nem gangsters! Ora depois daquela charada no túnel com Sapunaru e Hulk... que até ganharam a questão em tribunal( corrupto este tribunal) o FCP foi lesado que não foi brincadeira! O SCP é o que se ouve na rádio, parecem as tias zangadas umas com as outras, uma coscuvilhice de fugir... realmente corrupção só mesmo nos clubes do norte!!! Ou não será um modelo de trabalho de equipa o FCP?
Dá a sensação que a tese do anónimo das 13.57 não tem fundamento, porque bem gostaria de saber, quais as pessoas honestas da política no activo...

Anónimo disse...

Homessa! Não funciona? 3 equipas chegam às meias finais de uma competição europeia e a selecção nacional está bem cotada entre as melhores do mundo. Não funciona? O que seria se "funcionasse"?!

ARD disse...

Bom, há coisas que funcionam: as máfias da noite, várias organizações ilegais de skinheads, as redes de tráfico humano, os sucateiros.
Na verdade, “o modelo do futebol” já foi adapatado por uma certa parte do país. E não me parece bem.

José disse...

Tenho um amigo que por razões profissionais visita regularmente a Alemanha.

Diz-me ele, que no referido país há corrupção nos negócios das obras públicas , só que as obras ficam bem feitas...

O futebol português tem resultados exponenciais, quer a nível de formação e de desempenho individual, quer de clubes e seleção,com projeção europeia e mesmo mundial.

Que tal alguns políticos verem aí uma saída para "novas oportunidades"...

Anónimo disse...

O que admira é que não funcione no estado, já que o actual modelo foi copiado do futebol. Ou VeXas estão querendo esquecer a
promiscuidadezinha das últimas décadas entre a bola e o politica ? Estão? então, lembro-vos a mais recente: aquele 'aprendiz de feiticeiro' que era presidente do Belenenses que logo que cheirou a poder o 'patrão' mandou-o regressar ao redil 'a tempo inteiro', segundo os termos que o própio informou os colegas de direcção.

JCM

Anónimo disse...

Caro Henrique Antunes Ferreira,

Concordo plenamente com o seu comentário.

São dois mundos que até se confundem... "Safam-se os resultados".

Isabel BP

Anónimo disse...

Caríssima Isabel BêPê

Muito obrigado. Mais nada.

Qjs = queijinhos = beijinhos

Jose Martins disse...

Bem eu aconselharia que os nossos políticos deveriam primeiro aprender as regras do futebol e depois aplicar os ensinamentos (por ex. do Pinto da Costa e do Filipe Vieira), na prática de governação do país.

Anónimo disse...

Bem, não era suposto, do ponto de vista da moral, ética e deontologia que nem sempre os fins justificam os meios nem os meios os fins ?...

Ai agora já evoluímos ou involuimos sempre que cedemos neste rigor...

Nasce a lei nasce a trapaça ou nem sempre nem nunca...

Oh e no capitulo da significância estatística, provavelmente irrelevante.
Isabel Seixas

Anónimo disse...

O futebol português não é a ação dos srs. Pinto da Costa ou Filipe Vieira.

Esses são os "políticos do futebol".

A qualidade do trabalho profundo e honesto de muitos profissionais, e ,ainda ,de alguns carolas, é que elevou o desempenho de todos, exponenciado nos muitos que conseguiram ir mais longe.

25 de novembro