domingo, 21 de junho de 2009

Festa da Música

Paris foi ontem a capital da música, como acontece no dia 21 de Junho de cada ano. Imensos eventos de acesso totalmente livre, de todos os géneros musicais, foram motivo para várias centenas de milhar de pessoas encherem as ruas da cidade, desde manhã até bem dentro da madrugada desta 2ª feira. É uma espécie de S. João do Porto em grande escala, que abrange todos os bairros e transforma a cidade num insólito festival de sons e danças. Outras cidades francesas tiveram também programas de animação idênticos, num total estimado de 18 mil concertos.

Nada de estranhar num país em que há 2,3 vezes mais músicos amadores do que futebolistas, com 800 mil alunos a frequentarem 3 mil escolas de música e 1,4 milhões de pessoas a serem membros de coros.

Que pena não termos esta animação em Portugal!

1 comentário:

Anónimo disse...

A ideia de festa da musica em França pegou como um rastilho porque nao havia, quase jà nao havia, espaços de expressao populares e publicos na rua. A festa do 14 de Julho que animava bailes populares em todas as vilas e cidades estava quase extinta e Jack Lang agiu no bom momento.
sou de opiniao que em Portugal nao se precisa de mais este dia de festa, sobretudo no norte, onde hà musica e festas por toda a parte...
Todos os santos ali têm festa com musica foguetes e bombos, cantares ao desafio, danças bravas e folclore que tantas vezes arrepia mesmo o reverendissimo paroco da freguesia...
José Barros.