terça-feira, agosto 20, 2013

O outro Kahn

Aqui há meses, foi Vitorino Magalhães Godinho. O "Público", no obituário que lhe fez, colocou uma imagem do seu irmão, José Magalhães Godinho. Hoje, o "Diário de Notícias", na edição escrita, e o "Expresso", no on-line, pespegam uma foto de Jean-François Kahn em lugar de Jean Kahn.
 
Ora, ora! Um erro acontece a qualquer jornalista, dirá o leitor.
 
Pois não é assim. Um profissional do jornalismo minimamente qualificado tem todo o direito de não conhecer a figura do militante judaico francês Jean Kahn. Mas é inadmissível que desconheça a figura de Jean-François Kahn, um homem que esteve no "Le Monde" e no "L'Express", que ficou na história do jornalismo francês por ter teimado em investigar o caso Ben Barka e, muito em especial, que foi o fundador e diretor por uma década do "Marianne", uma revista que teve um papel decisivo no panorama da imprensa francesa.
 
Deve ser defeito meu, mas cada vez admito menos o analfabetismo profissional. E, com tristeza o digo, ele é cada vez mais frequente no jornalismo português. 

7 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai! meu querido amigo que se vai tornar "intolerante".
A "mediania" - termo educado" - do nosso jornalismo é de arrepiar!

http://zurzir-alp.blogspot.pt/ disse...

Como eu concordo consigo...! É uma situação que, infelizmente, está em crescimento. É triste; mas é a nossa realidade...

Anónimo disse...

... e não terem publicado o retrato do Dominique Strauss que também é Kahn com hífen... e meu Amigo...
Pai perdoai-lhe que eles não sabem o que publicam. Ite, missa est. R.I.P.

Joaquim de Freitas disse...

Caro Sr. Henrique Antunes Ferreira : "Confessar" publicamente uma amizade com Dominique, abre um "boulevard" de comentários eventuais ! Para todos os gostos!

Anónimo disse...

O que é que interessa aos jornalistas modernos (e modernaços) esse tipo de coisas? É gente que não foi educada no mundo francófono e tem mais que fazer do que andar preocupada com a arqueologia da profissão em sociedades que não lhes dizem nada.

patricio branco disse...

será ocasião para o jornal pedir desculpas ao leitor e registar o erro, assim devia ser, ao menos uma rectificação....

Anónimo disse...

caro patricio branco

temo muito que com essa pratica passasse a haver uma segunda edicao, tipo 'vespertino'...

bem haja

Santa Luzia

Dormi na então Pousada de Santa Luzia, em Elvas, bastantes anos antes do seu encerramento, em 2012. Regressei lá, já como Hotel Santa Luzia,...