sexta-feira, julho 02, 2010

LusoJornal

Há dias tristes. Este é um deles. O LusoJornal, uma aventura de comunicação social independente, titulada pelo jornalista Carlos Pereira, acaba de chegar ao seu fim, por decisão judicial.

O LusoJornal fazia já parte do panorama dos locais portugueses em França, onde era distribuído gratuitamente. Com uma expansão nacional bastante forte, que garantia a sua auto-sustentação, acabou por sofrer o impacto indireto de outro tipo de problemas que afetaram a empresa sua proprietária.

Com o fim do LusoJornal perde-se um importante espaço de apresentação da vida associativa e cultural portuguesa em França. Não tenho a menor dúvida em afirmar que a comunidade portuguesa e luso-descendente fica mais pobre sem o LusoJornal.

Neste dia triste, aqui deixo um abraço de solidariedade ao Carlos Pereira.

5 comentários:

Fenêtre du Portugal disse...

Também recebi a notícia e acabei de enviar uma mensagem de simpatia ao Carlos.

A par da mensagem privada e do presente artigo, não tenho mais nada a realçar pelo facto.

A não ser relembrar que num contexto de enorme quantidade de meios de comunicaçao, o Luso Jornal, alem de ser uma aventura humana e um desafio que de inicio poderia parecer economicamente atrevido, foi levado com maestria pelo Carlos Pereira por caminhos que provaram que a aposta ousada era viável e merecedora de interesse.

O Luso Jornal era mais que um suporte informativo. Era um verdadeiro laço entre milhares de pessoas com características comuns; e um media que ajudava a manter vivos alguns aspectos das raízes portuguesas que se perdem por outros mundos; era um meio necessário que realçava a "comunidade", com tudo o que a palavra implica, tanto para o presente como para o futuro.

Quero acreditar que o Carlos não esteja "no chão", e se mantenha unicamente "sentado" após esta adversidade. Mas sei que é homem para se levantar depressa.


Mario Pontifice

Filipe Pereira disse...

muito triste realmente.
e injusto apesar de ser decisao judicial. fica-bos este blogue...mas nao chega.
Filipe Pereira

Anónimo disse...

Então, os homens que têm algum "cacau" por essas bandas, e não é só o Armando Lopes da Rádio Alfa, não podem criar condições para manter título "Lusojornal"? e encontrar uma solução empresarial para o manter a publicação? Não queremos acreditar.

José Barros disse...

O Lusojornal soube impor-se na paisagem empresarial da emigração com um conteúdo informativo que faz falta. Esta aposta de equilíbrio entre a informação independente doseada de capital que os anunciadores financiavam prova que o projecto é viável e conseguiu prestígio. Claro que projectos honestos não aguentam eventuais práticas de falcatrua e maus pagadores... Se o Lusojornal foi vítima destas práticas que assolam também o sector empresarial português, os tribunais deveriam averiguar as situações até às últimas consequências.

Anónimo disse...

Os Portugueses na diáspora ficam mais pobres.

O Mundo da Comunicação Social sofreu mais um duro golpe.

É este o mundo em que vivemos e os sinais dos nossos dias...

Fiquei perplexo e chocado quando recebi a notícia. Imediatamente, enviei uma Mensagem de Solidariedade ao Carlos Pereira, extensivo a todos os seus colaboradores.

Estou certo e seguro de que este não foi um "Até Sempre!", mas, isso sim, um "Até Breve!".

Tanto mais, porque, pelo que conheço do Carlos Pereira, ele não é homem, muito menos um profissional para cruzar os braços!

Perder um Órgão de Comunicação Social é como um pai e uma mãe perder um filho!

O "LusoJornal" era um filho muito muito acarinhado, muito querido, que dia após dia, se assistia ao seu crescimento, desenvolvimento e progressão, mas que, inesperadamente, a adversidade o colheu...

Felizmente, só o atordoou: foi uma pedra no caminho!

Mais uma pedra no caminho da Comunicação Social, que, certamente, vai servir para a reforçar, incentivar e desenvolver!

Força, Carlos Pereira!

O imenso mundo de Portugueses na diápora, muito esperam ainda de ti!

Pela minha parte, sempre poderás contar com a minha irrestrita solidariedade, que torno extensiva a todos os nossos Colegas, assim como da minha colaboração, para ajudar a erguer um novo "edifício"!

Quando nos inserimos num Estado de Direito, nunca nos podemos esquecer que "Dura Lex, Sede Lex"...

Paulo M. A. Martins

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...