O Brasil e a Turquia, dois países que ocupam lugares de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, acabam de mediar um acordo com vista a reconduzir o Irão a um diálogo com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Ao longo dos últimos meses, o governo de Teerão tinha-se mostrado muito refratário em aceitar os termos de um entendimento que daria à comunidade internacional garantias de que o respetivo projeto nuclear tem fins pacíficos e não se destina a abrir caminho à sua utilização com finalidades militares.
O Irão tem agora uma oportunidade soberana para demonstrar a sua boa vontade e o seu interesse em atuar em conformidade com as regras impostas pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear, de que foi subscritor. Se o não fizer, e se acaso vier a optar por processos que possam ser vistos como dilatórios no cumprimento dessas regras, o Irão confirmará todas as suspeitas que muitos países ainda mantêm quanto à sua vontade efetiva de cumprir as regras da AIEA.
Porém, mais importante do que isso, Teerão poderá vir a perder a boa vontade de alguns países - como é, manifestamente, o caso do Brasil e da Turquia - que, ao lhe proporcionarem este entendimento, lhe permitiram ganhar tempo e obter uma nova oportunidade. Esses países, para quem o empenhamento neste processo tem algum preço político, não estarão dispostos, com toda a certeza, a pactuar com novas justificações iranianas, destinadas a não darem cumprimento àquilo a que agora se comprometeram. Seria a própria credibilidade de tais países que ficaria inapelavelmente em jogo.
Os três Estados ocidentais (EUA, Reino Unido e França) que, com a Rússia, já se haviam mostrado abertos à fixação de um regime sancionatório contra o regime iraniano, no âmbito da ONU, por virtude do incumprimento de anteriores compromissos por parte de Teerão na matéria, olham agora este entendimento com alguma suspeição, porque, de certo modo, ele pode colocar em causa o seu anterior calendário de fixação das sanções. Porém, vistas as coisas de outro modo, esses mesmos países podem vir a recolher de uma nova recusa iraniana um argumento, desta vez decisivo, para levarem a cabo a imposição de tais medidas. É que, na hipótese de isso acontecer, vê-se mal como muitos dos Estados que, até agora, se têm mostrado compreensivos ou complacentes para com Teerão poderiam, com um mínimo de legitimidade, vir a opor-se à imposição de sanções. Em especial, esse é o caso da China, que tendo um potencial direito de veto do Conselho de Segurança, tem vindo a condicionar. desde há meses, o desenho de tal regime sancionatório.