quinta-feira, julho 05, 2012

A pasta

"Ils sont venus, ils sont tous là", fazia lembrar a canção de Aznavour. Era a conferência de Londres sobre a ex-Jugoslávia, nesse mês de agosto de 1992, vai para 20 anos. À volta de uma longa mesa no Carlton Tower, na Cadogan Place, estavam lá quase todos: Slobodan Milošević, o sérvio, Franjo Tudjman, o croata, Alija Izetbegović, o bósnio muçulmano, além de muitos outros, do Montenegro à Macedónia. Pelo corredores, sem assento na sala, a cabeleira desalinhada do sérvio bósnio Radovan Karadžić desdobrava-se em conciliábulos.

Era a Jugoslávia em desagregação que por ali se discutia, por esses dias. Ninguém pode falar pelos sentimentos dos outros. O meu, porém, sentado na delegação portuguesa, era o de que não havia nenhuns inocentes entre essas figuras, todas elas envolvidas numa luta de ódios ressentidos, de vinganças históricas, de contabilidades mórbidas, procurando desforra de massacres passados, naquilo a que um jornal britânico chamou, à época, as "batalhas dos avós". As potências exteriores relevantes faziam então ares de neutrais, de apaziguadores, mas, por detrás, iam alimentando ou contemporizando com aqueles que davam garantias de contribuírem para um saldo final favorável aos seus interesses estratégicos. 

O mundo multilateral de então, pelas mãos de Boutros-Boutros Gali, secretário-geral da ONU, e de John Major, o primeiro-ministro britânico, que co-presidiam à reunião, tentava o impossível para gerar um acordo formal que pudesse atenuar o que já estava a ferro-e-fogo. 

A conferência de Londres foi um fracasso. À hora de almoço, fomos todos para o Queen Elisabeth II Center, onde os britânicos tentavam compensar com um sofrível "catering" o parco resultado de umas conversas de onde cada um julgava ter saído com uma fatia da vitória. 

Eram mesas redondas, com "self-service". Coloquei a minha pasta junto de uma cadeira e fui servir-me. Quando voltei, encontrei o lugar ocupado pelo então diretor político do MNE, o embaixador Pedro Ribeiro de Menezes. Fui sentar-me noutra mesa. 

Passou uma boa meia hora, comigo à conversa com um parceiro do lado. Num certo momento, vi passar junto à minha mesa, em andar apressado, dois ou três figurantes com ar de seguranças, com um tom que se adivinhava de algum alarme. Pensei que fossem atenuar um qualquer conflito, num ambiente político de tensão que só o podia estimular. Vi-os parar junto da mesa onde estava o Pedro, cuja figura alta se destacou então, para, segundos depois, se afastar com alguma pressa. À volta desse lugar, fez-se então um grande vazio de gente, uma espécie de cordão "sanitário". Do meio desse espaço de segurança, nas mãos de um dos polícias, que vejo eu emergir? A minha velha pasta, rotunda de papeladas, lenta e prudentemente transportada ao longo da sala. 

Comprada nos anos 60 na rua da Trindade, no Porto, era do tipo "de engenheiro" e tinha-me custado o suor das minhas economias. Estava sempre atulhada de livros e jornais, pesava "toneladas", como as minhas costas aprenderam. Já fora preta, agora estava descolorada, os seus fechos eram pré-históricos, mas tinha (e tem) um ar decadente ainda hoje me encanta. 

No silêncio que entretanto se criara, quebrado por sussurros, eu disse alto: "It's mine! That briefcase is mine!". Dezenas de olhos voltaram-se então para mim, para o imprudente e descuidado proprietário de uma pasta velha, abandonada junto de uma mesa, no meio de uma reunião internacional onde toda a segurança era pouca. Pensava-se que seria uma bomba e, afinal, foi apenas um momento de grande embaraço para mim. 

4 comentários:

Anónimo disse...

.Se dizem que a História se repete, porque os homens não mudam.
. Se reuniões a 4, a 5 ou a 7 países fracassaram.
. É provável que a 17 também!
Valha-nos, nas memórias de alguns dos intervenientes ficar alguma coisa para nos contarem, com a singeleza com que o Senhor Embaixador descreve a sua pasta carregada de "estórias". Por mim só me coube apanhar frio mais do que uma vez quando expõem as malas na pista do aeroporto para serem devidamente identificadas ou retiradas do avião se não tiverem dono... Acontecia muito nalguns voos para o Funchal, quando tinham passageiros em trânsito vindos da Venezuela...

Carlos Fonseca disse...

Tive uma pasta dessas. Bem, admito que talvez a pele não fosse de tão boa qualidade. A prova é que já não posso dar prova da sua existência porque há um bom par de anos que foi parar ao lixo, enquanto a sua parece, pela fotografia, continuar em boa forma.

Tudo isto para dizer que não sabia que tive uma pasta "de engenheiro".

Talvez por estar mais próxima da actividade profissional que exerci durante mais tempo, chamavam-lhe pasta "de guarda-fiscal".

P.S. - E, já agora: por que será que chamavam a estas pastas, que às vezes pareciam "grávidas", pastas de guarda-fiscal?

EGR disse...

Senhor Embaixador : sem perder de vista a gravidade do que nessa reunião se debatia e o interessante episódio que nos relata,veio-me a memória,que embora não sendo de "engenheiro" também tive-suponho até mais que uma- pasta comprada na rua do Trindade.
De repente lembrei-me,até, da figura magra,e um pouco macilenta, do senhor que trabalhava nessa casa.
E,simultaneamente, recordei-me do Dr.Arlindo Magalhães,dono da pequena livraria do lado,de cuja amizade usufrui,e graças a quem tive possibilidade de participar,durante,algum tempo,nuns estimulantes jantares que ele promovia no Ateneu e onde se falava de tudo, mas sobretudo de política.
Desculpar-me-há estas divagações de natureza pessoal, mas elas resultam do facto de V.Exa,uma vez mais trazer para o tempo presente o meu passado de "tripeiro"

Isabel Seixas disse...

E uma pasta com personalidade, com caráter, bonita elegante e sempre na moda, além de culta sem dúvida.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...