quinta-feira, dezembro 24, 2009

"Continuação!"...

Durante anos, andei francamente convencido que a saudação "continuação!...", usada entre o Natal e os Reis, para significar "continuação de Boas Festas", era típica, não de Trás-os-Montes, mas da própria cidade de Vila Real. Afinal, verifico que não o é e, nos últimos tempos, tenho-a ouvido frequentemente noutras zonas do país. Ilusões que se perdem!

Porém, no dia de hoje, em que saem à ruas as camisolas de losangos e os cachecóis recebidos na noite anterior, aposto que na vila-realense "Gomes", mais do que em qualquer outro café do mundo, se ouvirá imenso "continuação!..."

7 comentários:

Unknown disse...

Até no Brasil se ouve, em Timor e sobretudo da minha amada cidade natal :Lisboa.
Ora então 'continuação de boas festas'

Alcipe disse...

Ahimé! A Pastelaria Gomes! Que bons bolos aí comi, quando fui participar nos Encontros de Poesia da Casa de Mateus, em 1995... Agora a poesia fez-se-me escassa, os bolos foram-me proibidos pelo médico e o envelhecimento está aí, irreversível (é verdade que a única alternativa possível a esta situação- estar morto e enterrado - não seria a mais atraente, mas deixem-me lá fazer esta lamentação piegas no dia de Natal)!

Joaquim Pinto disse...

Ao Embaixador Francisco Seixas da Costa e Sua família,, Desejo Boas Festas de Natal e U Novo Ano de 2o10 cheio de Prosperidade, e extensivo aos leitores do blogue duas ou três coisas.
Um abraço Joaquim Pinto.

Julia Macias-Valet disse...

Eu conheço : "Boa continuaçao" .

Helena Sacadura Cabral disse...

Alcipe
Envelhecer traz sabedoria. Mas também traz colesterol, triglicéridos e diabetes. É o tributo pago pelos pequenos - ou grandes, quem sabe? - prazeres de que gozámos.
Mas ficou a poesia, e essa, caro blogger, não envelhece. Palavra de apreciadora...
Joaquim Pinto
Bem haja pelos votos de prosperidade em 2010, que como leitora fidelíssima deste blog, aceito e retribuo. Pese embora recear que fiquemos mais pelos votos do pelo bem estar!
Helena Sacadura Cabral

Anónimo disse...

Pois quando vejo a alusão à pastelaria Gomes, começo a salivar e a pensar em covilhetes e em patas de veado...

Daí que nesse contexto a continuação face ao colesterol, seja mais prudente Na contenção.

Continuação no entanto de Boas Festas
Isabel Seixas

Anónimo disse...

continuação!, grande Embaixador!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...