quarta-feira, dezembro 09, 2009

Maria João Seixas


Já inventariámos os nossos antepassados e chegámos à conclusão que não temos qualquer parentesco. Mas, mesmo que o tivéssemos, não prescindiria de dizer aqui quanto me agradou a nomeação de Maria João Seixas para a presidência da Cinemateca Nacional.

Leiam ou assistam às suas entrevistas e percebam como é possível transpor para um diálogo a inteligência crítica e o sentido de oportunidade, revelando a capacidade de trazer a riqueza essencial do interlocutor à tona da conversa. Estou certo que Maria João Seixas vai fazer um excelente lugar, com uma programação que coloque a Cinemateca, de forma ainda mais evidente e eficaz, nos roteiros culturais da cidade de Lisboa.

Ah! e há um ponto importante. A Maria João sabe rir e não cultiva aquele ar sisudo de quem acha que a cultura e a frequência dos meios intelectuais impõem uma pesada gravitas, como os que parecem ter por nobre e prestigiado destino o transporte às costas de todas as angústias existenciais do mundo.

8 comentários:

ARD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Matos disse...

Não se poderia dizer melhor.



Nuno Matos

Julia Macias-Valet disse...

Voz inconfundivel da radio e da televisao. Cativante "faladora". Presença elegante e sofisticada. Sorriso inconfundivel.
O lugar que Maria Joao Seixas ocupara a partir de Janeiro de 2010 é certamente so mais um merecido passo de uma carreira ja bem recheada.

Mar de Bem disse...

Maria João Seixas, merece. E nós merecemos Maria João Seixas.

Mulher sabedora, culta, um doce de criatura. Aquela leve gaguez dá-lhe um ar mais humano; aquele sorriso de quem nada deve e nada teme dá-nos confiança; aquela subtileza nas palavras dá-lhe o ar etéreo de quem não se confunde com a vulgaridade e por isso nos dá respeito.

Haja quem a coadjuve bem e ela fará um belíssimo trabalho. Será a melhor sucessora dum grande mestre, Bénard da Costa.

...e que não lhe tirem o tapete...

Helena Sacadura Cabral disse...

Tenho uma profunda ternura e admiração pela Maria João. A sua nomeação foi uma das alegrias que tive em Dezembro que, para mim,é mês de esquecimento. Repito aqui o que lhe disse pessoalmente.
É gente boa, sabe de cinema, é culta, é inteligente. Além disso, é Mulher. Que mais se poderia pedir na direcção da Cinemateca?
Ah!Já me esquecia:e é minha amiga. Logo...o pleno!

anamar disse...

Não me poderia ter dado melhor notícia..
Maria João tem o lugar que merece...
E, nó merecemo-la.
Saudações
:))

ARD disse...

A Maria João é minha patrícia, foi minha colega de Liceu e é minha amiga.
Nenhuma dessas circunstância farão dela uma melhor presidente da cinemateca.
Mas a sua inteligência e cultura, o seu charme cativante e principalmente a sua cinefilia e saber sobre cinema, sim, farão.
Só tive conhecimento de um comentário negativo, o do Vasco Pulido Valente. Mas o Vasco deixa-se levar muito pelos seus humores, amores e desamores "mobile".

Anónimo disse...

Também nutro simpatia pela homenageada, acreditando que foi uma boa opção, até porque tenho uma irmã
com o mesmo nome...
Isabel Seixas

A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...