quinta-feira, maio 25, 2017

As malas e os diplomatas

O embaixador de que falei na historieta anterior, Cabrita Matias, era um "sábio" prático, daquelas pessoas que faz doutrina própria com base nas experiências e as transforma em indiscutíveis verdades universais.
Um dia, disse-lhe que, ido de Oslo, ia passar um fim-de-semana a Estocolmo. Aconselhou: "Escolha um hotel longe da estação!" Pensei logo: conhece a área, o "red light district" dever ser por perto. Mas, por acaso, era exatamente por ali que eu ia ficar! Creio que era um Sheraton, se a memória não me trai. E disse-lho.
"Ó homem, isso é uma imensa asneira", decretou. Mas porquê? A zona é má? "Nada disso! A regra é universal" (não fazia a coisa por menos). "Aprendi isso em França, com os famigerados Hotel de La Gare. Quer saber porquê?" Esse era o meu maior desejo, nesse momento.
"É muito simples, meu caro. Um hotel junto de uma estação tem dois problemas: é sempre demasiado distante para nós carregarmos as malas e demasiado próximo para chamar um táxi! É sempre uma tragédia. E para si é pior". Porquê? "Porque é casado" (ele era solteiro). "E as mulheres não sabem "to travel light"!"
Ele tinha toda a razão (em tudo o que tinha dito...) e eu passei a seguir a sua recomendação...
(... até ao dia em que foram inventadas as malas com rodas! Como é que é possível que tenham passado milénios entre a invenção da roda e esse "ovo de Colombo" que foi colocá-las nas malas? Quantas "Tauro" eu carreguei pelas ruas da vida!)

1 comentário:

patricio branco disse...

tive as minhas 2 primeiras malas com rodas aí por 1993, bom material, inglês, ainda as tenho, uma mais pequena que a outra, para lá uma dentro da outra, de volta as 2 cheias de compras, uma delas ficou maneta, uma das rodas foi-se, a outra com os 2 pés ainda, mas há muito que não as uso embora estejam novas, agora gosto de certo tipo de malas muito leves que se vendem, não das rígidas, flexiveis mas leves e resistentes, o embaixador sabia, pois um hotel longe da estação dos comboios, nunca perto, em lisboa mesmo longe os taxistas mal educados e brutissimos do aeroporto queixam-se sempre, um deles fez todo o percurso a 20 km/h forma inteligente de mostrar a grande raiva que lhe ia por dentro, esperei pelo troco completo e já na rua, antes de fechar a porta disparei-lhe, vocês continuam na mesma, e virei costas, mas uma coisa são os avióes, outras os comboios, etc

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...