terça-feira, setembro 27, 2011

Lula

A (minha má) foto é de Luíz Inácio Lula da Silva, doutor "honoris causa" pelo Institut d'Études Politiques - SciencesPo, em Paris, ontem, ao final da tarde.

Posso estar enganado, mas creio que na história de SciencesPo nunca terá havido um doutoramento mais animado, com um público jovem tão entusiasta, a assistir a uma "lição" tão extraordinária como a que foi dada pelo antigo presidente brasileiro.

Lula foi igual a si próprio. Leu um discurso mas, além disso, fez um brilhante improviso. Já ouvi muitas vezes Lula falar em público. Nunca encontrei um líder político que, com tanta genuinidade e inteligência, soubesse adaptar tão bem as suas palavras aos diferentes auditórios, sempre com sucesso.

A certo passo, Lula falou do tempo em que os economistas do "Norte" davam conselhos "paternais" ao Brasil e a outros países do "Sul", sobre a melhor forma de conduzirem as suas economias. E Lula perguntou: que diabo aconteceu a esses "sábios"? Onde é que eles se esconderam, agora que o "Norte" tanto precisaria das suas soluções?

Lula da Silva, no termo da sua intervenção, fez um forte elogio da política. Chamou a juventude a interessar-se pela vida cívica, a não desistir, a superar os maus momentos e as derrotas: "Quando aqui, em SciencesPo, necessitarem de alguém para dar uma aula sobre derrotas políticas, chamem-me! Andei 20 anos a perder eleições. Em política, aprende-se muito com as derrotas, podem crer."

9 comentários:

Isabel Seixas disse...

"Em política, aprende-se muito com as derrotas, podem crer." Lula da silva em FSC

Não só em política...

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 05:54: Naturalmente compreemderá que o "blogue do embaixador de Portugal em França" não pode publicar o seu comentário.

patricio branco disse...

o Brasil teve depois da implantação da democracia um desastroso presidente e 3 bons presidentes, cada um com seu estilo: itamar franco, f h cardoso e lula da silva.
Houve ainda, no inicio, a trágica, triste história de tancredo neves.
Dilma será tambem um presidente que o brasil merece, pelo que se vê do seu estilo e actuação.
Curioso que o brasil, mesmo durante a ditadura militar, se afastou do comportamento caudillesco e tirano banderas de outros paises latino americanos, militares que davam golpes uns contra os outros. Os presidentes militares cumpriram os seus mandatos de 5 anos e davam o lugar ao seguinte.
Em 84 veio a democracia e o brasil não parou de crescer e de se afirmar internamente e na comunidade internacional.
Lula da silva tem agora o seu trajecto, semelhante ao de tantos ex presidentes: aproveitar a sua experiencia para comunicar com outras audiencias

Anónimo disse...

"Em política, aprende-se muito com as derrotas, podem crer." E na vida!

Lula da Silva tem, ainda, a vantagem de ser um homem humilde que não esqueceu as suas origens e um grande amigo de Portugal.

Isabel BP

Anónimo disse...

Sr. Embaixador, além de comprender perfeitamente peço-lhe que aceite as minhas sinceras desculpas por ter usado a caixa de comentários do prezado blog, com o meu muito sentido desabafo.

Cumprimentos de um português e de uma brasileira, no mundo.

(anónimo das 05:54) JM,Colombia.

Anónimo disse...

Diria mesmo que uma das lamentações que levo desta vida de viajante "privilegiado" foi não me ter cruzado com o Lula da Silva; o país esperava por ele mas dadas as instabilidades políticas próprias desse canto africano a visita foi cancelada. Lamentei profundamente, mas ainda assim poderei acrescentar que do outro lado do oceano existem outros homens capazes de mobilizar uma plateia, um dos casos a que me refiro é naturalmente ao embaixador Lauro Moreira. Tive o privilégio de assistir a uma conferência em defesa do acordo ortográfico que foi simplesmente extraordinário. MM

Anónimo disse...

Esse semi-analfabeto, que instalou a corrupção sem punição no Brasil, quis fazer troça com FHC, dizendo, quantos "Honoris Causas" (Sic), ele ganhou?
Que comparação infeliz.
O cachaceiro nem sabe dizer o premio que acabava de ganhar.
Por que no seu discurso, aos estudantes franceses, não sugeriu fundarem um PT francês?

Anónimo disse...

Da mesma forma que os portugueses acham o Lula ótimo.
Nós brasileiros achamos Sócrates excelente.

Anónimo disse...

Este desprovido de inteligencia, não tem nada a falar a ninguém.
São gratos a ele a camarilha que até agora estão mamando nas tetas fartas do governo.
Inclusive seu filho, que de guarda de zoológico, ante de Lula ser presidente. Hoje um dos mais ricos empresários em apenas 8 anos.
Explicação que Lula deu ao fenômeno econômico do seu filhote.
"Ele teve sorte na vida".
Por que será que os 40 milhões de
brasileiros analfabetos, não tiverem a mesma sorte que seu rebento?

Ainda Caminha

Foi um par de horas de conversa, na tarde de sábado, na Biblioteca Municipal de Caminha, tendo como anfitriã a vereadora da Educação, dra. L...