Seguidores

Se quiser ser informado sobre os novos textos publicados no blogue, coloque o seu email

sexta-feira, fevereiro 13, 2026

Na " Visão"


A coluna semanal de José Carlos de Vasconcelos é dos textos que raramente falho na leitura da "Visão". O Zé Carlos escreve um "português de lei", culto e despretensioso, não se pretende "difícil", tem um bom-senso à flor da pele e uma lucidez que levo sempre à conta do facto de ele já ter visto muito. São textos sem floreados nem arrebiques, sob uma lógica óbvia e poderosa, não pretendendo agradar a ninguém em particular e com uma elegância desarmante face àqueles que critica.

Há pouco, ia eu lançado pelo texto abaixo quando dei por mim pespegado numa linha. Saltou-me à vista o meu nome, ligado à menção ao blogue que o leitor está agora a ler. Um espaço que eu sabia que José Carlos de Vasconcelos acompanhava, sendo esta a única "rede social" que ele segue com regularidade. O que o leva sempre a dizer que eu e o Guilherme Oliveira Martins temos uma capacidade de produção de escrita que pede meças a muita gente. 

O prazer de nos vermos citados por alguém que é um príncipe da escrita e do jornalismo vai de par com um acrescido sentimento de responsabilidade. Afinal, quando por aqui escrevo, não me posso nunca esquecer que, do outro lado do ecrã, está a atenção, que sei também exigente, do meu amigo José Carlos de Vasconcelos. 

Na " Visão"

A coluna semanal de José Carlos de Vasconcelos é dos textos que raramente falho na leitura da "Visão". O Zé Carlos escreve um ...