sexta-feira, abril 16, 2010

Açores (3)

A geografia era improvável: Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores. O local ainda mais: o velho salão nobre da Câmara Municipal. Mas foi para aí que, em boa hora, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento deslocou ontem o seu II Forum Franklin D. Roosevelt, numa sessão iniciada com uma palestra minha sobre "A Europa e a política externa da administração Obama". Sala a abarrotar, público interessado, imensos alunos universitários do continente e dos Açores. A minha intervenção e as várias perguntas que ela terá justificado contribuíram para fazer deslizar o horário do carregado programa, inserido neste estimulante exercício sobre "As relações transatlânticas e os equilíbrios internacionais emergentes".

Partilhar uma análise da Europa e da "nova América" com gente muito interessante, vinda de várias partes do mundo, que olha para a temática com visões diferentes, algumas surpreendentes, foi um privilégio. Vir, para isso, aos Açores - esse "produtor de clima", para utilizar uma feliz expressão do comandante das Lajes - é sempre um imenso gosto. Fazê-lo ao lado da base aérea, cenário de concretização de uma aliança estratégica importante para Portugal, mas também de um momento diplomático a que a História nos poderia ter poupado, constituiu uma sensação curiosa.

O meu texto pode ser lido aqui.

5 comentários:

Alcipe disse...

Encontraste o meu amigo Constantino Xavier?

Francisco Seixas da Costa disse...

Lá encontrei o jovem e brilhante amigo do Senhor Alcipe

Alcipe disse...

Parto hoje para um repousante fim de semana na fronteira indo - paquistanesa, para ter um pouco de paz...

ARD disse...

Alcipe, Sei de uns abrigos anti-nucleares portáteis muito em conta.

Helena Sacadura Cabral disse...

Deliciosos comentários!
Agradecia que Gil me facultasse onde adquirir um desses portáteis. Fazem-me uma enorme falta. Ajude-me!

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...