domingo, setembro 25, 2011

Ouf!

Já por aqui confessei, mais de uma vez, que, embora use computadores desde há quase um quarto de século, continuo a ser um completo "nabo" em informática. E, mais do que isso, não tenho a menor intenção de aprofundar os meus conhecimentos neste domínio. Tenho muito mais que fazer, acreditem!

Por essa razão, fico completamente sem soluções em face de incidentes como os que aconteceram nas últimas 24 horas, quando um inesperado "hóspede" criou alertas negativos sobre este blogue na comunidade informática. Lá me esforcei por deitar ao "lixo" tudo quanto me passou pela cabeça que pudesse estar a causar o problema, quando, na realidade, um pouco mais de atenção poderia ter-me conduzido, com grande facilidade, para a origem da questão.

Com tudo resolvido em algumas (longas) horas, com a "Google" a portar-se bem (terá sido porque aqui a elogiei, há dias?), devo dizer que esta experiência me fez refletir um pouco sobre o mundo informático, sobre os nossos interlocutores apenas virtuais nesse mundo e, em especial, sobre a nossa dependência dessa "nuvem" que sobre nós paira e à qual entregamos os nossos arquivos, as nossas relações, as nossas fotografias e os nossos textos. 

Confesso que, nas últimas 24 horas, aprendi uma lição: converti-me às vantagens do "back-up".

Uma nota final para voltar a agradecer a ajuda de quantos - e foram muitos! - se interessaram pelo problema que afetou o blogue. Confirmaram que pode haver uma rede de solidariedade entre quem se conhece menos bem mas é "consócio" nessa tal "nuvem". Bem hajam!

11 comentários:

Unknown disse...

Quanto aos backups, quem disser que os faz regularmente sem que nunca lhe tenha acontecido uma "catástrofe" informática anterior, mente.

Quanto à sensação que teve de estar algo "perdido" neste "maravilhoso mundo novo" da informática, suspeito que é uma sensação universal. Isto porque mesmo os supostos entendidos da matéria sentem precisamente isso com bastante frequência.

Contudo, apraz-me registar que neste momento o seu blog não despoleta nenhum alarme no meu antivírus. O que significa que estará mais liberto para escrever os textos que tantos de nós seguem.

Anónimo disse...

Este blogue é uma companhia, e assaz interessante...
E, como é preciso passar a info, sobre os bancos (post anterior), é crdivel o que diz o JDD sobre a banca francesa? - que o Estado vai injetar mais 10 e 15 mil milhões nos principais bancos franceses?

Guilherme Sanches disse...

Quando ontem de manhã, como todos os dias, comecei o dia pela passagem por aqui e dei com aquele enorme aviso vermelho (ou avermelhado), confesso que apanhei um susto daqueles. Eu sei o trabalho que dá eliminar tudo.
Com um domingo muito cheio, só agora regressei, para dizer também - Ouf!
Ainda bem que está de novo tudo bem. Pelos sinais, o resto também estará, seguramente.
Um abraço

tulipas disse...

Bom Dia Sr. Embaixador,

De facto a Informatica é Um Universo infinito e infindavel para o bem e para o mal. Ficariamos todos mais pobres se deixassemos de contar com o seu blogue. Bem haja.
Respeitosamente

Anónimo disse...

bom dia sr embaixador

escreveu nuvem com acento

é assim no novo acordo ortografico?

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 12.24: foi, claro, um erro ortográfico. Procuro fazer poucos, mas também mereço a minha quota. Ou será porque eu gosto das nuvens carregadas? Vale-me a atenção dos leitores.

Carlos Fonseca disse...

Ainda sobre os problemas que este e outros blogues tiveram ou têm, o Sapo publicou o seguinte esclarecimento:


"Alguns utilizadores estão a receber no seu navegador alertas de "conteúdo malicioso" ao visitarem certos blogs.

O alerta está relacionado com a utilização nestes blogs de um contador de visitas em tempo real, o Blogutils.net.

Se tem o contador Blogutils.net instalado (ou algum script alojado no domínio dbncawbp.cz.cc), precisa de ir à área de gestão do seu blog e apagar o respetivo código.

O alerta não é imediatamente desativado, pelo que mesmo depois de retirar o contador/script, pode levar algum tempo até o alerta ser desligado (a maioria dos navegadores partilha a mesma lista de sites perigosos, que leva algum tempo até ser atualizada).

O alerta de conteúdo malicioso é suscitado por qualquer página da internet que tenha este contador instalado, seja um blog do SAPO ou não.

Os navegadores modernos (Chrome, Firefox, Internet Explorer, etc) acedem a uma lista de sites e scripts perigosos para ativar este tipo de alertas.

O Blogutils foi adicionado à nossa lista de serviços com "algo na manga" e que não devem ser instalados. Se o seu blog abrir publicidade ou provocar alertas de conteúdo malicioso, reveja imediatamente os serviços externos que tem instalados."

No que me diz respeito, já estou a aceder a este blogue sem problemas.

Carlos Fonseca

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Faço-lhe companhia. Sou uma naba nestas matérias e por isso já apanhei sustos. Um dia julguei que perdera um livro inteiro...
Mas desde que comprei, a conselho do mano mais novo, o meu Apple, começo a sentir-me mais segura quanto a vírus... Alguma coisa havia de justificar o preço que ele me custou!

Helena Oneto disse...

Ouf!

Julia Macias-Valet disse...

Pois, pois...em Verlan é FOU !!! : ))
..é no que nos vai virar o Google : ) ...Como dizem os meus filhos : isto é completamente OUF !

Julia Macias-Valet disse...

Uiiii !!!

Traduçao especial p'ra Fada, porque este ultimo comentario é mesmo criptado...
As vezes nem eu consigo perceber ; )

E antes que a Fada do Bosque e o Catinga apareçam por aqui tipo "Serviço de Pos-Venda" ; ))), aqui fica :

http://fr.wikipedia.org/wiki/Verlan

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...