sábado, abril 17, 2010

Nuvem

Temos a pretensão de que somos donos das nossas vidas, que controlamos o nosso tempo ao minuto, achamos que gerimos as conjunturas. Mas, subitamente, uma simples nuvem, proveniente de um vulcão situado lá para a Islândia, para-nos, aos milhares, por toda a Europa, aterrando-nos, por dias, num aeroporto qualquer.

A senhora Angela Merkel teve hoje direito a uma noite no Ritz, em Lisboa. O presidente português está retido em Praga. Pela Europa, há milhares e milhares de deslocados, à espera que o vento dissipe os efeitos do vulcão islandês.

Neste inesperado desregulamento das nossas vidas, há quem acabe por ter alguma sorte: retido na minha escala em Lisboa, passeei ao final da tarde por livrarias, jantei com amigos, estive na minha tertúlia no Procópio, dormi em casa. Há nuvens que vêm por bem.

E, já agora, recordem isto.   

5 comentários:

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

Num tempo e espaço de cinzas destes vulcões que reflectem o mau humor da terra com os seus maiores predadores, na altura em que analiso localismos globalizados e globalismos localizados, preocupa-me cada vez mais as nuvens que nos toldam o juízo interno.

Os fumos de corrupção, a decadência, a indiferença, a falta de reverência, a acomodação o "é a vida de toda uma geração". que nos abate e deprime.

Vale-me olhar para os meus antepassados e entre estóicos heróis governadores da Índia e do Brasil perceber,que afastadas pelas nuvens da espuma dos séculos, e dias, a indiferença, a falta de reverência, a acomodação, o "é a vida de toda uma geração" daqueles illo tempores, já se desvanecerem em nuvens de cinza.

Anónimo disse...

Ritz: clube ou hotel?

Helena Sacadura Cabral disse...

O sentido do humor da questão posta por Anonimo levaria a responder que por gosto seria Clube. Mas por obrigação deverá ser "Four Seasons"...
É cada vez mais difícil adequar o prazer à obrigação!

Julia Macias-Valet disse...

A minha ultima "nuvem" aconteceu-me no passado mês de Fevereiro, quando cinco minutos antes de entrar para um aviao da Air France que me devia levar para um simpatico fim de semana prolongado em Nice o voo foi anulado devido à greve dos Controladores do Espaço Aéreo.
Hoje tive mais sorte e isto apesar de uma semana nublada para os TGV franceses...esta noite durmo "nas nuvens" nos Alpes Suiços.

Gostei da pergunta irreverente do anonimo/a...e da resposta da Helena : ))
(Rua da) Gloria e Angela..."nas alturas"... ; )

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Embaixador Francisco Seixas da Costa,

a Humanidade tarda em perceber a nuvem de vulnerabilidades que paira sobre nós! Só mesmo a fraternidade na boa tradição francesa do Iluminismo, a sã camaradagem das tertúlias do Procópio e, eventualmente, para os crentes a sensação da transcendência dão sentido a um mundo perdido em individualismos e despojado de senso ético...

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...