segunda-feira, abril 19, 2010

Lisboa

Através de um irritante portão com grade, no largo das Belas Artes, observa-se um dos mais belos panoramas de Lisboa.

O cenário, aliás, é muito idêntico ao de uma cena do filme "House of Russia", o que me faz pensar que, em parte, terá sido rodado numa casa ao lado. Quem quiser dar-se ao luxo de almoçar com esta Lisboa aos pés pode, aliás, fazê-lo na Tágide, um pouco abaixo.

Por mim, limitei-me a usar o iPhone, da rua.

7 comentários:

Fernando Correia de Oliveira disse...

Andei na escola primária situada entre esse portão e o Tágide - ainda existe, Escola Paroquial Nossa Senhora da Conceição, afecta à freguesia dos Mártires. Nasci na Serpa Pinto, no prédio em frente ao Ginásio Club Português, hoje espaço cedido à Companhia Nacional de Bailado. O Largo da Biblioteca Pública foi espaço de liberdade nas traseiras de um Chiado mais "chic" do que o de hoje. E a vista, na verdade, é sensacional.

Anónimo disse...

A foto deve ter sido feita em fim-de-semana,por isso não revela o crime: todos os dias, quem tem direito à vista soberba não é quem. É o que: são carros estacionados para lá do tal portão. Pérolas a porcos, é a frase justa. Empresa particular, pública ou simples dono, não conheço o culpado do desperdício, mas que este nos é atirado à cara, é.
Ferreira Fernandes

Santiago Macias disse...

E demos graças ao portão, senhor embaixador. Em meados da década de 80 os donos do espaço ainda tentaram tapar por completo as vistas com um horroroso fole em plástico. Que foi alvo de várias pichagens dos alunos da ESBAL, até ser removido.

Luís Bonifácio disse...

É a sede do Grupo Entreposto.

E foi nesse edifício onde se filmaram várias cenas da "Casa da Russia", um dos poucos fimes de Hollywood onde as filmagens em Lisboa retratavam efectivamente Lisboa, capital de Portugal e não uma capital uma capital da América do Sul ou de uma imaginária republica das bananas (Ou será que esta última é a imagem que mais se adequa à realidade?)

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai que saudades dessas Belas Artes tão desta família! Mas comer na Tágide com Lisboa aos pés compensa de facto. Apesar da cozinha já ter tido melhores dias.
Quase ao lado a varanda do Grémio também é boa. A comida é que não!

Julia Macias-Valet disse...

Também gosto da vista do "Via Graça".

Helena Oneto disse...

Lisboa vista "por cima" é uma beleza! Tenho mais saudades do Largo das Belas Artes e das tardes passadas na Brasileira que da minha passagem pela ESBAL...

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...