quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Diáspora

A convite do Conselho da Diáspora Portuguesa, estive, na manhã de hoje, a moderar, em Cascais, um dos painéis desta rede que congrega quase uma centena de portugueses "de sucesso" (a qualificação é da minha responsabilidade), sedeados em dezenas de países. Trata-se de quadros de topo de grandes empresas internacionais, de académicos e investigadores, bem como de outras personalidades altamente colocadas "lá fora".

Uma vez por ano, esta "rede", que tem por objetivo ajudar a promover um melhor conhecimento da nossa realidade contemporânea, reúne em Portugal. 

Coube-me animar o debate sobre o papel da Diplomacia Cultural na projeção de Portugal e o modo como a "rede" pode vir a contribuir nesse domínio.

Ouvindo os conselheiros, ficou-me a sensação muito clara de que Portugal "está na moda", de que as perceções positivas sobre o nosso país se acumulam e de que está criado um ambiente propício a que se promovam mais iniciativas para reforçar a visibilidade do "Portugal de excelência" que por aí existe.

Porque constituem este Conselho personalidades altamente qualificadas, que decantam as suas perceções da vivência em "esferas culturais" muito representativas, saí muito otimista daquilo que ouvi.

Pela minha parte, dei conta do modo como a "diplomacia pública" se tem comportado ao longo dos anos neste setor, da suas limitações, das lições aprendidas e da importância de poder contar com estes qualificados "atores" para um trabalho eficaz em torno da imagem de Portugal.

3 comentários:

Portugalredecouvertes disse...


"...ficou-me a sensação muito clara de que Portugal "está na moda",...
Sr. Embaixador isso simplesmente coincide com a aparição do meu bloque que contribuiu para que, desde então, o Turismo em Portugal esteja a crescer “a dois dígitos”!
eh! eh! eh! Até é possível que não acredite :)

Bem, desejo-lhe um Feliz Natal e um ano novo repleto de saúde, paz, sucesso e muita felicidade!

Angela

Anónimo disse...

escreve muito bem

Anónimo disse...

Não sou assim tão optimista.Dê-nos exemplos apresentados nesse fórum. Estou farto de fogo-de-artifício. Sem amis, pçara não ser inconveniente...