domingo, junho 26, 2011

Do Brasil

Num comentário a um post sobre o S. João do Porto, um leitor deixou esta mensagem:

Sou Português, mas resido muito tempo no Brasil. Acho que os portugueses estão muito pessimistas, encasquetam por pouca coisa, seus comentários são muito rancorosos. Isto aí é apenas uma festa para celebrar o Santo e a alegria. Aproveitem e sejam felizes. Deixem os azedumes para a política e os políticos.

Que bem que me fez ler isto!

9 comentários:

Helena Oneto disse...

A mim também:)!

Fada do bosque disse...

A mim também, pois não sei como se convencem os compatriotas de que muito riso, pouco siso... Quando é para levar a sério, sim leva-se a sério, quando não é, faz bem encontrar o lado bem humorado da situação. Os brasileiros mesmo vivendo em favelas e nas piores condições, são de uma simpatia, talvez empatia muito grande.
Dizem que é do clima... eu acho que é por não terem fado... :)
Nunca ouviu Sr. Embaixador, que há fadas que não gostam de fado? pois é verdade... apesar de não ser fã, venha daí o samba. :)

Unknown disse...

E vão dois...

Guilherme Sanches disse...

Que bem que me fez ler isto - e não é plágio, é sentimento.

Um abraço

patricio branco disse...

fiquei a conhecer o verbo encasquetar, que nunca tinha ouvido!

"Os brasileiros mesmo vivendo em favelas e nas piores condições..." formulação não muito feliz, embora bem intencionada, a da companheira comentadora. Não é essa a ideia que temos deles.

A propósito, é oportuno felicitar o brasil por ter ganho as eleições para director-geral da fao vencendo um espanhol a quem ficou muito bem ter perdido.

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Sabe como sou optimista nestas matérias. E então agora!
Mas já referi antes. Não se trata de rancor. Trata-se de calor. Infernal.
No resto, deixámos a alegria toda no Brasil. E ficámos só com a tristeza. E, claro, com uma expressiva colónia brasileira residente em Portugal que, vá-se lá saber porquê, preferiu o fado ao samba...

:)))

Fada do bosque disse...

É verdade Patrício Branco, nem a pobreza lhes tira ou amputa o sorriso...quando nos acercamos deles... se assim fosse o Brasil não era o que é.
Pode não ter sido feliz a minha formulação, mas lá está... só um português fazia uma crítica assim...

Fada do bosque disse...

Ora Querida Drª Helena... vieram à procura de trabalho e dinheiro para pôr comida na mesa... agora que o cinto vai apertar, já começam em debandada... coitados... e nós também! Parece que caímos no Eterno Retorno... o karma dos portugueses caiu fatalmente no Eterno Retorno.É o nosso fadário! (só espero que esta palavra derive da palavra de fado!) :))

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara Fada
"Retorno" quer em economia quer em demografia, deixa-me sempre arrepiada. No fado não sei!
"Mas olhe que não, olhe que não", nem a Dilma os faz voltar assim. Gostam de cá estar, apesar da crise e vão ficando. Como muitos de nós por lá ficámos também, apesar da abertura política que aqui se verificou...

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...