sexta-feira, junho 24, 2011

Aquela gabardine

Vou ter saudades daquela gabardine, daquele jeito desajeitado de coçar a cabeça posta de lado, daquele olhar enviesado a rasar o chão, daquele tabaco orgulhosamente incorreto, daquela gravata descaída (agora já tão em moda...), daquela inteligente dúvida final que, quase sempre, traçava o princípio do fim do culpado.

Morreu Peter Falk, o detetive "Columbo", um anti-herói, um dos meus atores íntimos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Uma das minhas séries de eleição. O detective "Columbo" era único!

Isabel BP

Fada do bosque disse...

Podia ser e era na realidade o anti herói... mas como posso eu explicar que era o meu herói?! Gostava imenso dessa série e nunca fui de ver TV, mas a essa série eu não escapava. Tive pena quando acabou... ficou um vazio. Ficará para sempre esse vazio... :(

António P. disse...

E não esquecer o Peugeot 403 descapotável, caro Embaixador.

Unknown disse...

Que saudades. Dele. Da Agostinha e do Agostinho. Das Charlas Linguísticas. Do Macho que Fala. Do Homem Invisível. Do Fialho Gouveia. De quando O programa segue dentro de momentos. Da RTP. Só o que escangalhava era o Botas.

Helena Sacadura Cabral disse...

Morreu de Alzheimer que, a meu ver, é uma das piores formas de se morrer, porque ao perder-se a memória em vida, perde-se uma parte de nós.
Também eu o tinha por meu íntimo, já que com ele passei "castíssimos serões", deliciada com aquela gabardine cheia de nódoas e aquele ligeiro estrabismo divergente.
Curiosamente, eu que não sou nada passadista - o meu lema é viver o presente e ganhar o futuro -, tenho umas "liaisons dangereuses" com certos filmes, certos realizadores e certos actores. E, mais grave, gosto bem de ser assim!

Anónimo disse...

Atores íntimos(!?...)

Interessante e,Sem sombra de dúvida que tinha e marcou um estilo.

vai saber a saudade, também...
Isabel Seixas

Será que a minha "velha" amiga através do seu mandatário anonimato, expressa em rimalhice a sua condolência?

Anónimo disse...

Oh...........Doutora Helena
Como me identifico com os Seus Sentires, até tenho receio que seja plágio.

Agora...Acho que ninguém morre de nada simplesmente deixa de respirar, ou o corpo fica sem movimento e temos que o arrumar para não estorvar, em ultima instância morremos de qualquer coisa...
Termina o ciclo vital e às vezes os últimos percursos no lago da impotência...

Mas Ele é amado.
Daí que ...Salvé

Isabel Seixas

ARD disse...

Senhora Dona Helena Sacadura,
Não sou nada original (pelo menos quanto aos restntes comentários) e considero Peter Falk um enorme actor e Columbo o seu "alter ego".
Mas permita-me uma pequena correcção: ele não tinha estrabismo, era mesmo um olho de vidro.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...