sexta-feira, junho 10, 2011

Eurico Figueiredo



Na minha adolescência, em Vila Real, o nome de Eurico de Figueiredo identificava um estudante de "ideias avançadas", saído anos antes da cidade, que liderara as lutas académicas lisboetas de 1962 e que, depois de uma agitada passagem pela universidade de Coimbra, se exilara na Suíça. Só o vim a conhecer muito depois do 25 de abril, quando regressou a Portugal para exercer psiquiatria e, posteriormente, para se envolver na ação política, da qual um dia acabou por se cansar - e talvez com razão.

No passado sábado, numa sessão no Governo Civil de Vila Real, tive o prazer de colaborar na apresentação de uma sua obra literária onde, através de textos ficcionados de e-mail, traça os encontros e desencontros de uma geração onde muitos de nós nos podemos rever. Uma escrita que marca o seu regresso à terra de onde um dia partiu.

2 comentários:

ARPires disse...

Eurico Figueiredo só poderia seguir as ideias e ideais de seu pai (que descanse em paz) Otílio de Figueiredo.
Hoje, e em face das mudanças ocorridas no mundo é natural que o cansaço surgisse, a desilusão é imensa, não só para o Eurico, mas para muitos “revolucionários” ou
“falsos revolucionários” daquela época.

Anónimo disse...

Conheci o Pai ,um sr. interessantíssimo,(Os filhos puxaram bem ao pai...Com todo o respeito) também médico e escritor ainda me lembro de ter uma livraria algures na proximidade do inicio da rua direita, quem vem do sinaleiro ...

Conheci bem o irmão, meu professor de cirurgia no curso, excelente comunicador médico e cirurgião, do Dr. Eurico já acompanhei alguns dos seus pareceres sobre a temática da prevenção das toxicodependências, tenho suficiente motivação para o ler.

Vou-me ver pouco aflita para ler tudo e todos que sugere, assim não há quem dê vazão...

Isabel Seixas

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...