sábado, março 10, 2018

Ambições


Assunção Cristas, a quem a catastrófica (falta de) estratégia de Passos Coelho nas eleições autárquicas deu um conjuntural ”vento” na Câmara de Lisboa, diz que quer ser primeira-ministra e que o seu verdadeiro adversário é hoje António Costa. Está no seu pleno direito.

Em política, não existe ridículo. Para quem não saiba, o CDS continua, nos dias de hoje, nas sondagens para umas futuras eleições legislativas, abaixo do Bloco de Esquerda e do PCP, a anos-luz do PSD e, claro, sem conseguir sequer ver à distância o PS.

Se não vive em Lisboa, onde essas coisas são mais difíceis (mas não impossíveis) de medir, convido o leitor a olhar em volta e a inquirir, na sua terra, por onde anda e o que representa o CDS. É que esse partido, em termos práticos, significa muito pouco, a nível nacional. Basta atentar no facto de, nas últimas eleições autárquicas, o CDS, em 308 câmaras municipais existentes, ter obtido apenas 6 presidências, tendo, a nível nacional perdido votos e mandatos, face aos resultados de 2013 - um dado habilmente escondido.

O CDS não deixa, por essa razão, de ser historicamente um partido importante da nossa democracia. Há 44 anos, deu valiosa guardida institucional à direita tresmalhada, enquadrou democraticamente os retornados, foi sendo composto por quadros bem preparados, tem hoje alguns nomes de muita qualidade, foi cooptado (pelo PSD) para o governo, mas é ... o que é! 

Assunção Cristas quer ser primeira-ministra? Também o Sport Club de Vila Real ainda um dia há-de vencer as Champions!

7 comentários:

A Nossa Travessa disse...

Meu caro Franciscamigo

Libellus vere aureus, nec minus salutaris quam festivus, de optimo rei publicae statu deque nova insula Utopia escreveu Thomas Morus corria o século XVI. Só.

Um abração deste teu amigo e admirador

Henrique, o Leãozão

... e viva o Freddy Moreno!

Anónimo disse...

De médico/político e de louco todos temos um pouco...

Diógenes disse...


A vontade de Assunção Cristas pretender ser 1ª ministra, é legitima, mas muito mais que do que isso, é ridícula. A Senhora deslumbrou-se com os resultados obtidos em Lisboa, mas este não podem ser extrapolados para o resto do país, onde o CDS, pouco ou nada representa.
O desejo da Assunção Cristas, recorda-me a fábula de Esopo "O sapo que queria ser boi". De tanto inchar vai rebentar.

Anónimo disse...

A frase do dia:

"As esquerdas enCostadas"

Anónimo disse...

Ó EMbaixador, quanto ao sport clube, aquilo há muitos anos é gerido por idiotas. Só para ter uma ideia são do género, sorteio de copos de vinho e ossos de cabrito. Enfim, tem muitos anos que deixei de ir ver o "bila".

Anónimo disse...

“Socialists don't like ordinary people choosing, for they might not choose socialism.”

Margaret Thatcher

Anónimo disse...

Leitora esporádica do seu sítio, nunca tinha comentado. Mas nao resisto a agradecer a saborosa gargalhada que soltei ao ler o último parágrafo.
Para além do sentido de humor, saúdo em si a subtileza e finura de análise, em geral.
Cumprimentos,
Luísa Barbosa

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...