domingo, outubro 22, 2017

O jornalismo é isto?

Ontem, no “Público”, João Miguel Tavares escrevia coisa espantosa: ”Acredito que o dever de quem escreve nos jornais é, em primeiro lugar, denunciar o que está mal. Mas pode - e deve - haver exceções”.

Não sabia. E gostava de saber se as pessoas, ligadas ao jornalismo, que acaso leem esta página concordam com esta asserção perentória que ajuda muito a explicar o caráter maioritariamente negativo do que surge na nossa comunicação social, a propósito do nosso dia-a-dia.

Para mim, como leitor, gostaria de ver uma comunicação social que, sem esconder e sabendo revelar com rigor o que vai mal por aí, desse igual destaque ao que vai bem, ao que melhora, transformando-se num instrumento da esperança no futuro.

21 comentários:

Anónimo disse...

entao a vexa deu-lhe nesta altura do campeonato para citar cavalgaduras?

valha-nos marx...

Anónimo disse...

Assustador, no mesmo sentido, ouvir Manuela Moura Guedes que mostra de facto ter uma ideologia e u m projecto de combate por detrás do seu jornalismo. Interrogo-me também sobre pessoas que, com a idade, tomam posições mais extremas, ou porventura mai autenticas, como que vindo ao de cima a verdadeira natureza: Vilaverde Cabral, Alfredo Barroso e até o antigo moderado e razoável Dinis de Abreu.

Mas o jornalismo hoje esta contaminado pelos social media e pelo desabafo-emoção que antes acabava na latrina de uma cidade universitária...

Ferreira, M.S. disse...

Exactamente. O jornalismo de que fala anda coxo da perna apartidária e surdo do ouvido da isenção... E depois só procuram o lado menos positivo das notícias na procura de fait-divers ocos que lhes pague a gasolina para o trabalho... Acho que merecíamos um pouco mais e melhor.
Votos de um bom fim-de-semana.

Portugalredecouvertes disse...


Sr. Embaixador , parece tão lógico o que escreve hoje que é de admirar que tenha de ser dito e escrito :)
bom domingo

Anónimo disse...

Uma vez vi na televisão alguém afirmar, virando,se para a jornalista que acabava de o acusar de "gabarolas": oh minha senhora nós não devemos dizer mal de nós próprios porque para isso estão os outros! É mesmo assim. Para dizer bem do governo basta a propaganda diária infernal dos próprios. Nós gostaríamos de ser objectivamente informados e, para bem do país, sobretudo sobre o que está mal e precisa melhorar
João Vieira

Joaquim de Freitas disse...

O problema do jornalismo é o problema do fim do mês, isto é, donde vem o dinheiro que o faz viver.
Pretendendo informar, a maior parte dos jornalistas tendem a ser os propagandistas das suas próprias opiniões. Os factos serão distorcidos até à ruptura, se estes “contrariam” a linha editorial, esta estando sob a espada dos accionistas.
A liberdade de imprensa tem o seu limite em democracia. A imprensa, sempre pronta a denunciar o estupro dos seus direitos nas ditaduras ou nas pseudo democracias, resta discreta sobre muitos temas.
Eu bem vi nos artigos recentes sobre a tragédia nacional dos incêndios, os contorcionismos de muitos jornalistas, para quem importava mais de sublinhar a fraqueza da resposta do governo ao drama, sem analisar se este tinha e tem os meios necessários para o evitar, que de tomar em conta todos os parâmetros, imprevisíveis e extraordinários, que deram uma amplitude única à catástrofe.
Mas onde estão os jornalistas com uma concepção ideal do jornalismo, que é a de transmitir “toda” a informação em vez de dar a sua opinião?
Basta ler os comentários dos leitores para constatar que se há alguns que sabem ler entre as linhas e detectam facilmente o objectivo do jornalista, a maioria acompanha “bovinamente” a opinião do jornalista que assina o artigo. Sem procurar saber ou formular uma opinião.
João Miguel Tavares conhece o género dos seus leitores. Como uma Nação tem os governantes que merece, também tem o jornalismo que merece.

Anónimo disse...

Não percebo o espanto. 'Journalism is printing what someone else does not want printed: everything else is public relations.' A citação não parece ser de George Orwell, como se vê por aí, mas é de alguém que a escreveu ainda o João Miguel Tavares não era nascido.

Joaquim de Freitas disse...

»Anónimo disse...
'Journalism is printing what someone else does not want printed: everything else is public relations. »

Exacto, Senhor Anónimo das 12 :37 : A citação é boa, : mesmo sem identificar o seu autor !



A « Carta de deontologia de Munique », datada de 1971, dos deveres e dos direitos dos jornalistas, enuncia entre os imperativos da profissão o de “defender a liberdade de informação, do comentário e da crítica”. Talvez Tavares a conheça de cor!

O que é interessante é que frequentemente, mesmo na história do jornalismo, há sempre um problema de dinheiro.

Durante o Segundo Império Francês e mais tarde durante a Terceira Republica, as publicações eram taxadas e submetidas ao direito de selo, com a excepção do que se chamava então a “pequena imprensa”.

Os jornais populares, a”um sou », vamos dizer a tostão, eram exonerados de taxas com a condição de se satisfazerem de divertir, dar informações gerais, “faits “divers”, actualidades culturais e resultados desportivos. Tenho alguns exemplares na minha biblioteca que são muito “divertidos”…

A política ocupava algumas colunas e pouco mais. Era a imprensa militante que se ocupava disso. Aqui visava-se um público mais vasto e era impossível zangar-se com os seus clientes leitores. A informação acabava por ser uma mercadoria. O que é hoje…mais que nunca. A sua frase em inglês, di-lo bem!

Deste imperativo mercantil nasceu a sacrossanta objectividade.

Por isso ainda hoje, quando um jornalista escreve as palavras : “encargos sociais”, que agradam ao empresário que o lê, , o sindicalista prefere “cotizações”, o que é radicalmente diferente!: No primeiro caso trata-se dum “peso”, no segundo duma “vantagem social”.As palavras neutras nao existem no jornalismo.

Anónimo disse...


Não me digam como deviam comportar-se os jornalistas.

Sendo eu não-politisado, isso faz-me lembrar outros tempos.

A liberdade de expressão não pode ser só para um lado.
Se tem de haver propaganda que a haja para os dois lados.

O que deve acontecer é que o jornalismo possa publicar o que entender e o leitor perceba que deve parar de comprar aquela leitura.

Ou então isto é uma ganda feira de vaidades.

Anónimo disse...

"o orgulhoso prefere perder-se a perguntar o caminho”.

Churchill

Reacção habitual do BE e PCP.

margarida palma disse...

Ah, que pena, que pena!Até o senhor não resiste a este jogo perverso de tirar do contexto a frase e fazê-la valer por si.Ah que pena, eu não esperava... "E a si que lhe importa que eu espere ou que não..." evidentemente.Lendo o seguimento do texto de JMT, é como se o autor dissesse:é a hora de elogiar Marcelo, sem fazer críticas que não me dispensarei de fazer quando se justificarem.

JMT fala apenas de "suspender"o registo crítico em que habitualmente escreve, para saudar o Presidente sem o "mas"que nós sempre gostamos de acrescentar ao que dizemos.Com as devidas distâncias, até, por minutos, o candidato trabalhista, que grande primeiro ministro viria a ser, suspendeu o comício -era a hora, de saudar quem vencera a guerra.
Já agora digo que votei em Marcelo e até agora nunca lamentei tê-lo feito.Não conheço o João Miguel Tavares, mas sou fã do Governo Sombra.

E,se me permite, ainda uma coisa, gostava muito de saber se,no seu dia a dia, as pessoas têm o hábito de insultar ou desdenhar daqueles que divergem do que pensam, ou se o fazem apenas nos comentários que deixam nestas caixas.

A si,Senhor Embaixador, eu desejo, mesmo, muitas felicidades, agradeço o prazer que tenho em passar volta e meia pelo seu blog, e espero bem que continue com este seu trabalho.

Um bom domingo, Senhor Embaixador!- Margarida Palma

Anónimo disse...

Sr Excelentíssimo Embaixador... Parabens
Muito me apraz notar que tem o dom de ... por... ou tirar ...as mulheres completamente fora de si como se pode constatar em 22 de outubro de 2017 às 15:03 com a de suspirar Margarida Palma.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Não vejo porque é que o Sr. Embaixador teria de colocar a frase em contexto, até porque ela deve ser lida mesmo assim: "o jornalismo deve ter como missão o chafurdar na desgraça e na maledicência".
A falta de sobriedade do jornalismo quanto à negatividade é asustadora, porque em nada edifica a opinião pública a não ser na típico sacudir de água do capote e de culpabilizar os suspeitos do costume - talvez seja esse mesmo o objetivo.

Concluindo, não me parece que seja um insulto desmascarar a desonestidade que por aí pulula.

PS: Calculo que para JMT não será propriamente difícil deixar a sua postura crítica para elogiar alguém que lhe está próximo políticamente.

Anónimo disse...

"Para aparecerem no jornal, há assassinos que assassinam."
"Num jornal a única verdade é a data."
ou
"Jornalista é uma pessoa que errou a sua vocação."
Mas também
"A imprensa é a imensa e sagrada locomotiva do progresso."

Já foi tudo dito sobre o jornalismo! Eu também quero dizer uma:

O jornalista não vê factos vê "as suas opiniões"!

Anónimo disse...



Mas, eu quero factos, informação...o que vai mal, o que vai bem.

Últimamente é difícil destrinçar tanta opinião tendenciosa.

Quando se toma a resolução de tapar os ouvidos, mesmo aos mais válidos argumentos contrários, dá se indicios de caráter forte. Embora isso também signifique eventualmente a vontade levada até à estupidez.

Maria

p.s. Ao Anónino das 19.56 - Não estou "fora de mim".





Anónimo disse...

@Anónima 22 de outubro de 2017 às 23:21

Esta fora de si pois, tanto e assim que em
22 de outubro de 2017 às 15:03 assina como Margarida Palma
e em 22 de outubro de 2017 às 23:21
ja assina como Maria

Anónimo disse...

O DN é um bom exemplo de mau jornalismo, dispensou Alberto Gonçalves !

Anónimo disse...

Caro anónimo de 23 de outubro de 2017 às 01.28:

Dormiu bem?
A Sra. Margarida Palma sabe, que, não é verdade! Me too.
Não concordo em absoluto com ela, não se nota?
Mas, desejo muitas felicidades e paciência ao Sr.Embaixador.

Things were somehow so good that they were in danger of becoming very bad because what is fully mature is very close to rotting.

É quando tudo parece correr bem, que, é preciso estar atento!!!
A tragédia aconteceu, repito os meios seriam sempre insuficientes, o governo permanece em funções, os demitidos não o deveriam ter sido, seria bonito com o que se passa no mundo, o PR continua nos abraços, as gentes cá da terra gostam, mas, os problemas ficam para outros resolverem.
As "habilidades" de alguns, a serem pagas por todos!
Adiante, passemos aos prémios FIFA.

Cumprimentos

Maria

Anónimo disse...

@Maria 23 de outubro de 2017 às 12:34

Maria, dormi bem obrigado. Melhor mesmo ... so sonhando consigo.
Desejo-te muito, uma linda noite repleta de sonhos bons.
Bj

Anónimo disse...

Costa vai andando com a frente de esquerda "garantido"(?) pelo BCE.

Aplica o seu "engenho" , para não se chamuscar, em breve, Portugal vai-se enterrar mais uma vez no lodaçal.

Anónimo disse...

@24 de outubro de 2017 às 16:51

Ja nao nos faltava o pregador de Massama a falar do apocalipse ainda teem aparecem os seguidores do querido lider pregador de Massama

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...