sábado, setembro 09, 2017

O apelo de Lisboa


Durante várias semanas, no seu imperdível "folhetim" de verão, em que recupera uma tradição vetusta do "Diário de Notícias", Ferreira Fernandes ficcionou a possibilidade da sede das Nações Unidas ser transferida para Lisboa. A trama baseava-se no interesse imobiliário de Trump pelo terreno nova-iorquino da "Turtle Bay", somado à vontade de Macron de dar à ONU uma centralidade europeia. 

Hoje, na sua conta de Twitter, um dos mais conhecidos jornalistas das coisas europeias, Jean Quatremer, "lança" a ideia de transferir as instituições europeias para Portugal, para um "país normal (belo, de clima são, limpo)". Sabemos o "sucesso" que a ideia vai ter, mas não deixa de ter graça ver um "furioso" europeísta - ainda por cima, francês - propagar a excelência da capital portuguesa.

4 comentários:

Portugalredecouvertes disse...


talvez esse senhor tenha apreciado os pastéis de Belém :)))
e quem sabe um espetáculo no Teatro São Carlos !

Anónimo disse...

Quatremer é uma pessoa que transborda convicções e ideias pré-estabelecidas e que gosta de se ouvir em publico. Que Portugal com o seu clima temperado e demasiado agradável não convida ao trabalho, não convida. O meu pai ha 30 anos sempre se admirou de não haver mais estrangeiros qualificados a virem estabelecer-se em Portugal. Parece que tinha razão antes do tempo.

Luís Lavoura disse...

Com as dificuldades que o aeroporto de Lisboa já hoje regista com a avalanche de turistas, é completamente inviável estabelecer cá a capital da União Europeia!

Francisco Seixas da Costa disse...

Não percebeu que era uma ironia, Luis Lavoura?

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...