quinta-feira, maio 11, 2017

"Talent de rien faire?"


O infante dom Henrique tinha por lema "talant de bien faire".

As embaixadas e consulados portugueses no estrangeiro vão estar encerradas, por "tolerância de ponto", no dia em que o papa vai a Fátima? O pessoal vai a Fátima, é? Estão a gozar connosco, lá nas Necessidades?

"Talent de rien faire?" Depois queixem-se sobre a imagem que as representações portuguesas no estrangeiro projetam...

8 comentários:

patricio branco disse...

algum até poderia ir, ou não? há certamente gente de boa fé mariana pelos consulados, e nas embaixadas, os do vaticano p ex têm muito direito à tolerância, estão no local certo, papa ausente.
e há os que acompanham pela rtv alguns seguramente. em pequim e tóquio mais estranha a tolerancia, mas enfim, é uma vez cada 15 anos.
alem de que o mne está fechado. utentes podem queixar-se, no entanto. e depois?

Anónimo disse...

Já quase nada resta para nos admirarmos com certas decisões que acontecem no MNE. Enfim...

Anónimo disse...

Caro Patricio Branco

e os sue nao sabem e vao faltar ao emprego para ir ao consulado a Lyon, buscar um qualquer documento, como é que fazem? Quem é que lhes paga o comboio que tiveram de apanhar para vir da terra até Lyon, e quem é que lhes justifica a falta? e quem é que lhes paga a proxima viagem e lhes justifica a proxima falta? é vexa?

cumprimentos

Luís Silva Nunes disse...

O lema do Infante era "Talant de bien faire" e não "Talent ... "

Francisco Seixas da Costa disse...

Tem toda a razão, Luís Silva Nunes. E não foi lapso meu, foi puro desconhecimento. Aprendi. E, se me permite, vou corrigir, porque a homofonia mantém-se.

Castro Martins disse...

Homófonas, com grafias muito próximas e com significados não tão divergentes como muitas daquelas a que chamamos parónimas.

Castro Martins disse...

Homónimas, com grafias muito próximas e com significados não tão divergentes como acontece com muitas das que costumamos usar como exemplo de parónimas.

Augusto de Castro Ribeiro disse...

Prezado Embaixador e Caro Confrade Enófilo e Gastrónomo de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Enquanto o meu Amigo andava pela EPAM e pelo EMGFA, eu andei pelo Alfeite e o lema do Infante é a divisa da Escola Naval, efetivamente com talant e não talent.
Não sou linguista, mas julgo, que, de facto, estas palavras são parónimas, dada a semelhança de pronúncias e grafias, mas com significados, mais do que diferentes, quase opostos.
Com efeito, é ao talante (Infopedia: vontade, desejo, arbítrio - do francês antigo talant, «diligência») de perfeição dos Portugueses que aquela divisa apela e não ao talento, como aptidão natural.
Transposto para os tempos modernos, é como se Cristiano Ronaldo fosse seguidor do Infante, face ao talentoso Lionel Messi!...
Cordiais saudações,
Augusto de Castro Ribeiro

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...