sábado, 13 de maio de 2017

Para que não digam que não falei de futebol


Segundo se sabe, o papa é um fanático do San Lorenzo de Almagro.

Na minha infância, o nome de San Lorenzo de Almagro era sinónimo de perfeição em futebol. Ao que o meu pai me contava, com admiração, aquela equipa argentina teria feito, em 1946, uma temporada de exibição pela Europa e o seu jogo, marcado por passes curtos e uma apurada técnica individual, surpreendeu e venceu todos os adversários que defrontou. Popularizado então como o "Ciclone", o San Lorenzo infligiu mesmo uma derrota pesada a uma seleção nacional portuguesa. Antes disso, no estádio do Lima, no Porto, o San Lorenzo deu uma "abada" ao Futebol Clube do Porto.

Uma noite, no final dos anos 60, num jantar no Pedro dos Leitões, na Bairrada, tive o privilégio de assistir a uma rememoração dessa partida, feita por Gomes da Costa, que fora "avançado-centro" dos portistas nesse jogo e era médico em Vila Pouca de Aguiar, e o meu pai, testemunha de bancada.

Que fique claro que, aconteça o que acontecer, este é o meu único post sobre futebol neste fim de semana. E é porque o papa anda por cá.

6 comentários:

APS disse...

Só falta o Fado, nosso destino fatal, da trilogia santíssima...

JHS disse...

Dr. Seixas da Costa
Uma correcção: o jogo em Lisboa (ou melhor, no Estádio Nacional) não foi disputado contra a selecção portuguesa, mas contra um misto Benfica-Sporting-Belenenses (o BSB). O resultado no Porto foi uma vitória do San Lorenzo de Almagro por 9-4 e no Jamor por 10-4...
Cumprimentos, JHS

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Pois, a perspetiva das celebrações do tetra do SLB - Sport Lisboa e Bazófia é mesmo medonha, a sorte é que vivo no campo, por sinal numa freguesia predominantemente sportinguista.
Isto do futebol como LSD do povo não é comigo e se há instituição especialista no promoção da histeria futeboleira é a de Carnide.
Só é pena o "meu" Porto ter levado uma cabazada nessa interessante história que conta.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro JHS. Corrigi o texto em conformidade com a sua informação, que agradeço

Portas e Travessas.sa disse...

https://static.noticiasaominuto.com/stockimages/700x490/naom_59176fde8c628.jpg?1494716237

Anónimo disse...

Para não dizer que não falei de flores.A azia cura-se de formas diversas. Hoje fui almoçar a Carnide, já que ontem jantei em Vila da Feira