sábado, maio 13, 2017

Para que não digam que não falei de futebol


Segundo se sabe, o papa é um fanático do San Lorenzo de Almagro.

Na minha infância, o nome de San Lorenzo de Almagro era sinónimo de perfeição em futebol. Ao que o meu pai me contava, com admiração, aquela equipa argentina teria feito, em 1946, uma temporada de exibição pela Europa e o seu jogo, marcado por passes curtos e uma apurada técnica individual, surpreendeu e venceu todos os adversários que defrontou. Popularizado então como o "Ciclone", o San Lorenzo infligiu mesmo uma derrota pesada a uma seleção nacional portuguesa. Antes disso, no estádio do Lima, no Porto, o San Lorenzo deu uma "abada" ao Futebol Clube do Porto.

Uma noite, no final dos anos 60, num jantar no Pedro dos Leitões, na Bairrada, tive o privilégio de assistir a uma rememoração dessa partida, feita por Gomes da Costa, que fora "avançado-centro" dos portistas nesse jogo e era médico em Vila Pouca de Aguiar, e o meu pai, testemunha de bancada.

Que fique claro que, aconteça o que acontecer, este é o meu único post sobre futebol neste fim de semana. E é porque o papa anda por cá.

6 comentários:

APS disse...

Só falta o Fado, nosso destino fatal, da trilogia santíssima...

JHS disse...

Dr. Seixas da Costa
Uma correcção: o jogo em Lisboa (ou melhor, no Estádio Nacional) não foi disputado contra a selecção portuguesa, mas contra um misto Benfica-Sporting-Belenenses (o BSB). O resultado no Porto foi uma vitória do San Lorenzo de Almagro por 9-4 e no Jamor por 10-4...
Cumprimentos, JHS

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Pois, a perspetiva das celebrações do tetra do SLB - Sport Lisboa e Bazófia é mesmo medonha, a sorte é que vivo no campo, por sinal numa freguesia predominantemente sportinguista.
Isto do futebol como LSD do povo não é comigo e se há instituição especialista no promoção da histeria futeboleira é a de Carnide.
Só é pena o "meu" Porto ter levado uma cabazada nessa interessante história que conta.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro JHS. Corrigi o texto em conformidade com a sua informação, que agradeço

Portas e Travessas.sa disse...

https://static.noticiasaominuto.com/stockimages/700x490/naom_59176fde8c628.jpg?1494716237

Anónimo disse...

Para não dizer que não falei de flores.A azia cura-se de formas diversas. Hoje fui almoçar a Carnide, já que ontem jantei em Vila da Feira

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...