sábado, maio 20, 2017

Embaixador em Lutenblag

Gosto dos nomes dos "novos países" que a NATO acaba de criar para os seus jogos táticos na guerra cibernética: Berília e Crimsónia.

Sempre achei graça a estes Estados fictícios, desde a Bordúria e a Sildávia em que Hergé fez circular Tintin. Aliás, é vulgar esquecer que a série não ficou por aqui. Hergé inventou também El-Khemed, San Theodoros e Nuevo Rico.

Nestas ficções geográficas, há três áreas tradicionalmente "privilegiadas": os Balcãs, a América Central e o mundo árabe, com alguma África à mistura. De certo modo, isso correspondia ao "mistério" e menor conhecimento existente sobre essas geografias. A literatura e o cinema estão cheios desses reais imaginários e, entre eles, há nomes deliciosos, na sua sonoridade e inventiva.

Há uns anos, numa livraria em Paris, deparei-me com o suprassumo editorial dessa fabulação: entre uma série de guias sobre vários países, surgia um dedicado à Molvânia, um Estado não existente. Trazia referências às suas tradições, usos, figuras da história e literatura, tudo com imensas fotografias e até endereços de restaurantes. Nunca me perdoei não ter comprado esse guia de ficção turística, que espero que venha a ser atualizado com a necessária regularidade, porque a imaginação também se renova. 

Na altura, pensei que Lutenblag, a popular e ao que dizem deslumbrante capital da Molvânia, seria o destino diplomático adequado, por inócuo e inofensivo para os interesses do Estado, para dois ou três colegas com os quais me cruzei ao longo da minha carreira profissional e cuja afeição ao trabalho apenas era compatível com a colocação em postos imaginários. Ah! E que, naturalmente, mereciam ser pagos na respetiva moeda local, porque "isto não é o da Joana"...

3 comentários:

patricio branco disse...

e a ruritânia com o seu rei herdeiro rudolfo e o prisioneiro no castelo de zenda. como se chamava a capital? e a republica da laurania de winston churchil, e sim, os países do tintim, na europa, na america do sul, ali por entre o peru e o equador, na europa central todos entre a austria e a bulgaria, o pobre lichstenstein servia de modelo, já andorra não, nem o mónaco, pois isso é o que nos trazem as ficções literárias, anthony hope, hegé, churchill, r l stevenso e o seu príncipe otto, pois agora lutenblag, os balcãs são no fundo países irmãos aos daqueles mais central-europeus, na ásia estes países já não têm graça, nem na africa, na europa e america do sul sim, como se chamava o país sul americano dos 2 albuns do tintim? embaixador no lutenblag, interessante, posto talvez trabalhoso

jj.amarante disse...

O livro está disponível na Amazon e entretanto apareceram pelo menos mais dois paises fictícios, um no Extremo Oriente e outro na América Latina. Tem entrada na Wikipédia e sítio na Internet.

Rui C. Marques disse...

Eu conheci alguns,Francisco,incansáveis trabalhadores do ócio.

Ainda Caminha

Foi um par de horas de conversa, na tarde de sábado, na Biblioteca Municipal de Caminha, tendo como anfitriã a vereadora da Educação, dra. L...