domingo, setembro 11, 2016

Mudou a vida?

Se o 11 de setembro não tivesse ocorrido nos Estados Unidos, se o Al Qeada tivesse optado por outra estratégia, se a segurança americana tivesse sido capaz de prevenir os atentados, estaríamos hoje onde estamos, em termos de segurança coletiva?

O mundo kiplinguiano dos “se” é tão fascinante quanto inútil. Apenas forjei algumas variáveis para sublinhar o grau de imprevisibilidade da situação internacional, a qual, contudo, não evolui no vazio: as tendências vão-se sedimentando e prevalecem, independentemente de serem potenciadas ou limitadas por fatores de conjuntura.

O mundo em que o 11 de setembro se produziu estava longe de ser um mundo seguro. E, claro, não se tornou mais seguro depois dessa data. Desde logo, no Médio Oriente.

A cegueira ocidental na região vinha de longe. A Guerra Fria, a questão energética e o papel de Israel em toda a equação haviam conduzido a estratégias de compromisso dos poderes euro-atlânticos com o mundo quase medieval do Golfo, onde, recordemos viria a germinar o Al Qaeda. É dali que sai Bin Laden, que encontra nos talibãs, que o ocidente financiara para a afastar os soviéticos do Afeganistão, a sua principal base de apoio.

A Guerra Fria havia « congelado » grande parte das tensões à escala global, que afloravam, em termos violentos, em zonas de confluência de poderes, em que os dois polos rivais se disputavam através de terceiros.

O Médio Oriente atravessaria esse confronto leste-oeste de forma singular, tendo preservado por muito tempo alguns equilíbrios que pareciam eternos.

Distraído com o conflito israelo-palestino, o mundo ocidental deu por adquirido que bastava apostar numa hábil « balança de poderes » na região para assegurar o essencial, o qual, à época, tinha apenas um nome : petróleo. Enquanto assim procedeu, teve sucesso. Quando atuou de modo a romper com esses equilíbrios, o ocidente soltou os demónios. E, por algum tempo, não viu chegar um novo modelo de revolta, dificilmente enquadrável nos padrōes tradicionais. Quando acordou, era tarde.

Pode dizer-se que há duas grandes « novidades » trazidas pelo 11 de setembro.

A primeira é a força inusitada e transfronteiriça dos atores armados não-estatais.

Foi a procurada destruição de alguns Estados – do Iraque à Líbia – que deu fôlego ao proselitismo radical islâmico, em modelo de “brigadas internacionais », também conduzidas por uma ideologia que projeta uma mundividência totalitária. Há um elemento cuja inventariação ajuda a perceber muita coisa: a natureza e a origem dos armamentos que essas forças utilizam. Sem a destruição do Iraque da Saddam Hussein, o Estado islâmico não teria a capacidade militar que hoje tem. Sem o voluntarismo irresponsável anglo-franco-americano na Líbia  o Aqim não disporia dos meios para a sua ação instabilizadora do Sahel.

Para além da cínica contabilidade regional de interesses, um dos receios confessados de Moscovo na Síria é o de que uma implosão desse país possa vir a reforçar o Estado islâmico e provocar a dispersão de novas metástases de instabilidade, suscetíveis de contaminar o Cáucaso e o sul da Rússia. (Um parêntesis de atualidade: olhe-se com atenção a sucessão de Karimov no Usebequistão, onde a tensão recorrente no vale de Fergana não deve ser esquecida). A Rússia também já percebeu que pode vir a sofrer novos reflexos do atoleiro do Afeganistão, de onde, recorde-se, partiu a grave instabilidade num Paquistão nuclear. Há que reconhecer que a Rússia pode ter alguma razão neste ponto.

A segunda « novidade » radica no campo dos princípios.

O 11 de setembro acelerou a colocação da luta contra o terrorismo no « politicamente correto » à escala global, acuando aqueles que se escudavam na não consensualização do conceito para limitarem a sua adesão ao esforço coletivo de o combater.

De caminho, a identificação de algum mundo islâmico com a disrupção, violenta ou não, da vida de muita gente, em especial na Europa, ofereceu um alibi à discriminação que permanecia numa latência envergonhada e tornou o « diálogo de civilizações » num filme de ficção para ingénuos.

É também aí que se insere a fácil rejeição do multiculturalismo, a reemergência da xenofobia, com crescente expressão partidária em sociedades políticas que a tal pareciam imunes.

Finalmente, a falência das « primaveras árabes » parece ter feito regressar as democracias ocidentais ao cinismo da realpolitik, à aceitação do « mal menor », para sermos claros, das ditaduras (porém) estabilizadoras.

A nossa vida mudou, com o 11 de setembro ? Se « puxarmos o filme atrás », verificaremos que todos os principais fatores de instabilidade e rutura estavam já sobre a mesa nessa data. O 11 de setembro potenciou-os, mas ele é também, em si mesmo, uma sua consequência.

(Artigo que hoje publico no "Diário de Notícias")

3 comentários:

Portugalredecouvertes disse...


O mundo parece louco Sr. Embaixador
A escravatura não foi abolida, as pessoas continuam reféns de interesses grandes ou pequenos que muito mal lhes podem fazer

Anónimo disse...

@Portugalredecouvertes

"O mundo parece louco"

Estamos a viver uma epoca historica e interessante, de grandes mudanças e movimentos geoestrategicos tectonicos. O que chega ao nosso conhecimento pelos mass media são apenas as jogadas que fazem parte das estrategias dos grandes jogadores no tabuleiro de xadres mundial.

Jaime Santos disse...

Uma análise brilhante, Sr. Embaixador. Parabéns.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...