sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Histórias


Um conhecido meu, há dias, estava em casa de uma família amiga e veio a propósito um qualquer episódio da História de Portugal. Um dos filhos dessa família revelou um surpreendente desconhecimento sobre um episódio muito conhecido da História de Portugal. O pai, um tanto embaraçado, justificou:

- Sabes, ele anda no ensino secundário numa escola inglesa e eles, no currículo, não "dão" História de Portugal.

Será assim? É autorizado ensino secundário, em território português, sem a transmissão desses conhecimentos? Alguém me pode informar se isto é verdade?

4 comentários:

Anónimo disse...

É muito característico esta necessidade de "ter autorização". Em Portugal é preciso licença para tudo e mais alguma coisa. Quando não é fica-se "espantadíssimo". Deve ser herança da "licença de isqueiro" e da vigilância das saias das meninas pelos "cabos de mar" mas, caramba, já é tempo!
João Vieira

Anónimo disse...

Se os Papás querem os filhos em escolas estrangeiras em PT é porque não querem que sejam educados como portugueses. Qual a admiração?

Anónimo disse...

é possivel

segundo parece ha alguns anos um liceu estrangeiro da capital teria tido algumas queixas nesse sentido. a falha foi nessa altura corrigida com a colaboracao do ministerio ed.

note-se em contra medida que isso, a existencia de programas radicalmente diferentes do nosso, tao pouco simplifica a vida dos alunos desses liceus que queiram continuar os seus estudos em portugal

efelima disse...

"Será assim? É autorizado ensino secundário, em território português, sem a transmissão desses conhecimentos? Alguém me pode informar se isto é verdade?"

Espantado fico eu... mesmo nas escolas da rede pública, mais de metade dos alunos do ensino secundário não frequentam esta área disciplinar, pois História não é curricular (nem estruturante nem de opção) em todos os cursos. Mas isto é assim a dezenas e dezenas de anos. História e Geografia de Portugal apenas apenas como disciplina curricular e de frequência obrigatória nos 5º e 6º anos (2º ciclo). Nos 7º, 8º e 9º anos, continua a ser curricular e obrigatória, mas já é mais abrangência - História. Vejam aqui http://www.dge.mec.pt/programas-e-metas-curriculares-0 e aqui
http://www.dge.mec.pt/programas-e-metas-curriculares

Mas será que estes comentadores não tiveram filhos a frequentar o ensino público?!!