sexta-feira, julho 22, 2016

A democratura turca

Basta olhar um simples mapa para se perceber a importância geopolítica da Turquia. Ao tempo da Guerra Fria, a NATO tinha por lá a sua principal fronteira com o Oriente (a outra era a Noruega), frente à antiga União Soviética. A Aliança Atlântica havia cooptado o país para um “mundo livre” onde as liberdades internas não constituíam uma preocupação essencial, como já acontecera com a integração do Portugal ditatorial de Salazar. Da mesma forma, também não foi impedimento o seu pendor agressivo no caso de Chipre, contra o direito internacional, prolongando uma conflitualidade “congelada” com a Grécia, ironicamente seu parceiro na organização.

A evolução interna da Turquia, onde as Forças Armadas eram o “backseat driver” da vida política, apontou por muito tempo numa direção que parecia aproximar-se dos princípios europeus. A laicidade imposta pelo poder militar, vinda dos tempos de Ataturk, favorecia a consolidação daquilo que parecia ser a progressiva institucionalização de uma democracia sem viés religioso. Na sociedade turca, fazia-se entretanto ouvir um setor favorável ao projeto europeu, no seio uma modernização social e de mentalidades que, por décadas, parecia imparável.

Alguma Europa, contudo, olhou sempre com sobranceria para as ambições europeias da Turquia. No íntimo, muitos responsáveis políticos entendiam que o mais importante era manter o “movimento” de aproximação, para sustentar a ligação do país ao “lado de cá”, deixando para as calendas a formalização de um processo de (improvável) adesão. 

A Turquia seguramente que percebia isto e um “faz-de-conta” instalou-se a partir de 1999, com o país a dispensar a pena de morte na sua legislação, para agradar a uma Europa que, à escala global, se assumia como promotora do fim da pena capital (muito embora olhasse para o lado quando alguém se referia aos EUA e, depois, à China). E as negociações para a adesão iniciaram-se.

Erdogan surgiu entretanto no horizonte político, fingindo aceitar a laicização de Ataturk mas abrindo caminho à islamização crescente das instituições. O tropismo autoritário do regime acentuou-se e as negociações de adesão foram “patinando”. Até que surgiu a crise dos refugiados (já agora, que será feito deles, nestes dias trágicos da Turquia?). A Europa, sem cerimónias nem preconceitos, “subcontratou” a Turquia para travar os fluxos que a incomodavam. Com cheques e promessas, Bruxelas (em especial Berlim) mostrou que estava conjunturalmente nas mãos de Erdogan. 

E chegamos aos dias de hoje. Que fará a Europa perante a emergência desta “democratura” – uma democracia apenas eleitoral, com contornos evidentes de ditadura? E volto ao início do texto: a importância geopolítica da Turquia sobrelevará os valores europeus?

(Artigo publicado hoje no "Jornal de Notícias")

5 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Se aceitamos a tese que Erdogan e os oficiais superiores que tinha nomeado manipularam oficiais subalternos para criar um « golpe de Estado »(o Reichstag de Erdogan), que podia ser facilmente esmagado, com o fim de consolidar o seu poder, eliminando todos os seus oponentes, a resposta é SIM, à última frase do texto do Senhor Embaixador, isto é, a importância geopolítica da Turquia sobrelevará os valores europeus.

E qualquer dos dois candidatos à presidência americana estará de acordo com Erdogan.

Isto será melhor para o Ocidente que o risco que as purgas de Erdogan, lhe dê ideias de proclamar a sua independência em matéria de política estrangeira e lhe permita de sair da esfera EUA/NATO para se aproximar da Rússia, a China e o Irão. Esta opção existe.

Luís Lavoura disse...

o seu pendor agressivo no caso de Chipre, contra o direito internacional

Que eu saiba, foi o governo cipriota, dominado por cipriotas gregos (a maioria da população), quem a certa altura decidiu juntar Chipre à Grécia. Foi isso que levou a que a Turquia invadisse o norte da ilha.

Ou seja, quem começou com o desrespeito dos direitos dos restantes foram os cipriotas gregos. A Turquia alteriormente a isso não tinha ambições expansionistas sobre Chipre.

Que eu saiba, claro, mas o Francisco pode saber melhor.

Anónimo disse...

Infelizmente a Turquia já não pode ser considerada uma democracia plena.

Desde o início do seu mandato que Erdogan planeava reverter a laicização do país imposta por Ataturk com o apoio das forças armadas.

A Europa tem um papel importante nessa reversão, pois contribuiu de forma decisiva para que os militares deixassem de ser o garante desses valores laicos, hoje temos o que temos.

Se se for à Turquia verifica-se que as mulheres estão a ser afastadas da vida activa e relegadas para casa. Todos os anos milhares estão a deixar de trabalhar, a fim de seguir as sugestões de Erdogan e do seu partido que acha que as mulheres devem ficar em casa a cuidar da família...

Erdogan tem sonhos de reconstituir a influência do império otomano, mas não creio que tenha a capacidade e os recursos para atingir esse desiderato. A economia turca está a entrar numa fase muito complicada.

Anónimo disse...

Só os néscios não acreditarão que com a Turquia de Edorgan o Ocidente não continuará o “business as usual”. Pois se foi o próprio Reino Unido a nomear a Arábia Saudita, (por favor não se riam), para o Concelho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, preparando-se agora para renovar a nomeação nestes últimos dias, nada há que não se venda, começando pelos “valores da civilização Ocidental”.

Crónicas do Professor Nuno Sotto Mayor Ferrão disse...

Creio bem que a importância geopolítica da Turquia fará a Europa aceitar a autocracia islâmica do Presidente Erdogan, respondendo à sua questão. Escrevi no meu blogue um artigo sobre o tema intitulado "A Turquia do passado ao presente (1919-2016), a União Europeia e a pena de morte", inspirado num comentário que um texto seu, anterior, sobre a pena de morte me suscitou. Cordialmente, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...