quarta-feira, junho 08, 2016

Indecifrável


Aquele diplomata era um conhecido calaceiro. Entrara para o MNE bem antes do 25 de abril e, com algumas boas proteções, conseguiu ir sobrevivendo, fazendo sempre muito pouco na profissão. A democracia que a Revolução entretanto trouxera não se adaptava ao seu espírito ultra-conservador, "viúvo" que ficara da ditadura. Os governos provisórios desse tempo mereciam-lhe o maior desprezo e davam-lhe um alibi político íntimo para fazer uma espécie de resistência passiva. Assim, em tudo o que fazia seguia sempre a "lei do menor" esforço, furtando-se tanto quanto podia às tarefas trabalhosas.

Este seu caráter preguiçoso era conhecido na "casa" e, a partir de certa altura, conseguira uma espécie de estatuto que quase sempre o isentava de grandes responsabilidades. Ninguém lhe atribuía funções importantes e, com isso, acabava por levar uma rica vida. Claro que a progressão da sua carreira não deixou de sofrer com isso, mas, como era rico, pouco se ralava. Já com uma certa idade, e ainda como reflexo das boas ligações, familiares e sociais, que possuía, acabou por ser-lhe atribuída a chefia de uma embaixada. Era um posto periférico, sem grande movimento, dir-se-ia que bem adequado ao seu perfil. O que ele não queria era que o incomodassem...

Nesse tempo, as comunicações telegráficas ente o Ministério e os postos implicavam um sistema cifrado algo primário que, não raras vezes, falhava. Frequentemente, quando se pretendia ler o que, de Lisboa, chegava às embaixadas e consulados, os textos recebidos apresentavam páginas cheias de letras e algarismos sem sentido, prova de que algo falhara na transmissão. A solução natural era pedir a repetição de tais textos.

Num final de tarde, nessa sinecura onde passava indolentemente os meses, o secretário da embaixada irrompeu no gabinete do embaixador com um "telegrama" acabado de chegar de Lisboa. A embaixada era alertada para a iminente passagem pelo aeroporto dessa capital, em trânsito, de uma missão chefiada por um membro do governo português. A chegada seria na manhã do dia seguinte, quase de madrugada, pedindo o Ministério que o proprio chefe da missão se deslocasse ao aeroporto e desse "todo o possível apoio" à figura em causa, que ficaria umas horas na cidade.

O nosso homem ficou furibundo! A perspetiva de ter de se levantar a horas matutinas, somada à necessidade de ter de conviver, por algum tempo, com um membro desse governo "sinistro" que a soldadesca amotinada tinha colocado no poder, deixava-o fora de si. Que diabo de ideia tivera o secretário de passar pela "sala da cifra", nesse final de tarde! Se o não tivesse feito, não estava agora confrontado com a chatice de ter de ir ao aeroporto a horas impróprias, que ele sempre aproveitava para descansar do trabalho a que se furtava.

O embaixador refletiu. Releu o texto e, sem comentários, disse ao secretário que podia ir para casa. Ele ficaria um tempo mais na embaixada.

No dia seguinte, quando abriu a "sala da cifra", o secretário deparou-se com uma comunicação que o seu chefe enviara entretanto para Lisboa, ainda na tarde da véspera: "Informo Vexa que a comunicação recebida hoje, ao final do período de expediente, chegou indecifrável. Muito agradeceria o seu reenvio amanhã".

Era um belo truque! Lisboa só teria recebido essa comunicação tardíssimo, tudo agravado pela diferença horária, e repetição "legível" ali estava agora. Só que era tarde demais! O governante e a sua gente já deveriam estar prestes a partir do aeroporto.

O secretário entrou no gabinete do embaixador e entregou-lhe o "novo" telegrama. Sem comentários. O chefe da missão não se deu por achado, olhou o texto, como se o visse pela primeira vez, e disse: "Deixe ficar". O secretário deve ter pensado que o seu papel de inocente útil (e calado) naquela peça lhe poderia valer uma boa informação. E "fez de conta"...

Não era sem "mérito" que, em Lisboa, alguém dizia que aquele embaixador tinha feito, para si próprio, uma adaptação criativa e muito pessoal do lema do Infante Dom Henrique: "Talent de rien faire".

5 comentários:

Jose Martins disse...

Senhor Embaixador,
Pertenço, como manga de alpaca, aos herois das comunicações da CIFRA enviadas pelo telex, as ostensivas e as cifradas pela máquina alemã com o password Myngon.
.
Hoje os “rapazes” que entram para a diplomacia não fazem uma pequena ideia os trabalhos que aquela giringonça dava.
.
Ora eu era o homem que guiava aquela velha e obseleta maquinaria na Embaixada em Bangkok. Mas além do meu heroismo havia outros/outras na CIFRA e pelo telex pedia-se a repetição dos telexes truncados.
.
Não havia horas de entrada nem saída, mas o empenho de o trabalho ser feito. Por anos seguidos todos os sábados e domingos eu ia à embaixada ver o que tinha chegado e se houvesse algo importante, metido num envelope e fazia chegar ao chefe de missão à residência. Aguardava se seria necessária resposta.
.
Na primeira presidência de Portugal da União Europeia eu o “manga de alpaca” e o embaixador Sebastião de Castello-Branco, primeiro semestre de 1992, lidei durante seis meses com o telex e cifra.
.
Chegavam, metros e metros de fita perfurada que muitas vezes, apenas um furito na fita mal colocado tinha que ser pedida a repetição à CIFRA.
No entanto e com um ordenado de 500 dólares, mensais, tenho saudades desse tempo e gosto pelo aquilo que fazia.
Saudações de Bangkok
José Martins

Anónimo disse...

Bom dia!

Indecifravel e para mim a imagem. Nao e foto (tem publicado uma com cadeira de lona, jardim, relva e glicinia ou bunganvilia, nao sei de memoria) mas esta imagem no mesmo contexto de lazer-prazer,tardes alongadas... sera "linocut", "woodcut"? Podia ser inglesa (anos 30-40?) Atentando no jardim-relva, panama, garrafa, copo de vinho..."It's not cricket"! Podia perfeitamente ilustrar peca/filme de Pinter ou filme frances Renoir, Rommer, sei la!

Atenta e curiosa,

F. Crabtree

Anónimo disse...

Uma pergunta para o Freitas; quando em 2004 Jorge Sampaio dissolveu o Paralmento e mandou o Santana ás urtigas, aquilo foi o que? Golpe? é que o governo estava legetimido e ao que parece não havia ninguém acusado de corrupção, pedaladas fiscais e outras que tais. Ai Freitas és um riso.

Anónimo disse...

Ó Freitas, um grupo de cerca de 30 rapazinhos coloridos, agradiu um revisor da CP na zona da Damaia, então ó freitas isto para ti não é racismo? há já sei para ti racismo é só quando um policia branco dos estados unidos bate num ladrãozinho ou assassino, mas só se ele for colorido, se o dito assassino for branco e levar um balázio ai já ninguém reclama. ó freitas, outra para ti, os alemães publicaram um relatório a dizer que os teus amigos refugiados da ásia estão a cometer crimes em série. Tem cuidado quando andares ai armado em D.Quixote a arrnjar abrigo para esta malta.

Unknown disse...

Anónimo das 21:15:

Para isso Freitas não tem resposta,coisa caracteristica dos utópicos...

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...