terça-feira, junho 14, 2016

A tragédia americana

O recente ato terrorista na América pode vir a ter consequências bastante mais graves do que as significativas perdas humanas que causou. A emergência deste tipo específico de violência, ideologicamente motivada, induz insegurança e vontade de retaliação. A resultante política destes sentimentos não é por ora clara, mas tudo indica que não deixará de projetar-se sobre o momento eleitoral que os EUA atravessam, influenciando os compromissos securitários dos candidatos, quer na ordem interna, ao estimular efeitos sobre a cultura cívica e de liberdades, quer no comportamento externo do país, onde facilitará uma atitude favorável à afirmação autónoma do interesse nacional americano, com condições para forçar novas clivagens e agravar riscos que podem afetar todo o mundo. Uma América provocada a sob tensão é tudo quanto não precisamos nos tempos que correm.

7 comentários:

CORREIA DA SILVA disse...

Caro Francisco Seixas da Costa:
Adoro estas historietas, que nos deixam "pano para mangas".

Cordiais e Patrióticas saudações.


Joaquim de Freitas disse...

O Senhor Embaixador escreve:


"onde facilitará uma atitude favorável à afirmação autónoma do interesse nacional americano, com condições para forçar novas clivagens e agravar riscos que podem afetar todo o mundo. Uma América provocada a sob tensão é tudo quanto não precisamos nos tempos que correm."

Como escreveu o Senhor Correia da Silva : "há pano para mangas neste "post"".

Crê realmente, Senhor Embaixador, que os Americanos precisam de ser atacados por um homofóbico, no seu solo, onde há já tantas fobias : negrofobia, islamofobia, arabofobia, palestinofobia, latinofobia, para utilizar a sua força, urbi et orbi , para defender os seus interesses estratégicos e outros ?

Não fizeram nada de outro desde o fim da segunda guerra mundial. E se algumas destas fobias têm em comum um forte odor de petróleo, o que me impressionou no gesto deste assassino , terrorista ou não, é a sua origem: o Afeganistão ! Um nome que fala tanto dum Saudita, Bin Laden, de Al Qaïda, do 9 de Setembro e de tantos milhares de mortos na sequência fatal da intervenção no Afeganistão : Iraque, Líbia, Síria, etc., em defesa precisamente dos interesses americanos no mundo!

A exploração imediata deste ataque ignóbil, faz parte duma tendência mais geral que consiste a explorar as questões societais progressistas para glorificar as palavras de ordem militaristas, atiçar os conflitos intracomunitários e defender as politicas estrangeira agressivas.

Resta que o tipo de sociedade que o homofóbico atacou num assassinato ignóbil, não "quadra" com os valores que os Americanos querem impor desde à tantos anos nestes países, onde a democracia é considerada como a negação doutros valores obscurantistas que nunca poderão conviver com os nossos.

Quem abandonará o primeiro este combate de "arrière-garde" resta a grande questão. O mundo ocidental é tão contraditório nos valores que propaga que tenho dúvidas sobre o sucesso da nossa cruzada .

Senhor Embaixador, recorda-se dos anos 1990, época em que passei frequentemente nos EUA, Eric Rudolpf, educado num meio católico e afiliado na seita "Christian Identity", pôs bombas nas clínicas que praticavam o aborto e um bar gay, insistindo sobre o facto que se tratava de lugares de deboche e de mal.

No mês de Julho do ano passado, um Israélita judeu ortodoxo atacou os participantes do gay pride em Jerusalém, com um punhal ,ferindo seis, entre os quais , um adolescente , morreu dos seus ferimentos. Justificou os ataques apoiando-se sobre as penas prescritas no Talmude para a homossexualidade. Acabava de ser libertado duma pena de prisão de 10 anos pelo mesmo crime em 2005.

Ontem, Senhor Embaixador, um pastor cristão do Arizona, Steven Anderson, saudou o massacre de 49 pessoas em Orlando pelo motivo que "os homossexuais são um bando de perversos imundos" e "pedófilos".

Os ataques contra os bares gays nos EUA são coisa corrente.

O que é curioso é que, segundo o Instituto Pew, um estudo de 2015, indica que , os Muçulmanos americanos são "mais tolerantes" para com os homossexuais que os Evangelistas, os Mormons e as Testemunhas de Jehovah .

Que os Americanos elejam presidentes militaristas que simbolizam marcas de progresso social em matéria de raça e de sexo e rapidamente o seu militarismo parecerá mais progressista, mais tolerante e talvez posa mesmo ser uma fonte de inspiração.

Recordo J.F Kennedy, tolerante como nenhum outro antes dele para os Negros, lançando a sua guerra do Vietname.

.

CORREIA DA SILVA disse...

Inadvertidamente, inseri aqui o comentário anterior, quando o objetivo era o "post" sob o título:
Privilégios.


CORREIA DA SILVA disse...

Inadvertidamente, inseri aqui o comentário anterior, quando o objetivo era o "post" sob o título:
Privilégios.


Anónimo disse...

@Joaquim de Freitas
"Crê realmente, Senhor Embaixador, que os Americanos precisam de ser atacados por um homofóbico, no seu solo, onde há já tantas fobias ... para utilizar a sua força, urbi et orbi , para defender os seus interesses estratégicos e outros ?"


Basta olhar para a história para que não haja qualquer dúvida.

No total as guerras "oficiais" desde a independência (ano 1775) foram 91. Feitas as contas, os Estados Unidos estiveram quase sempre em guerra com alguém, com poucos períodos de excepção, e precisamente:

entre 1806 e 1809
em 1816
entre 1829 e 1832
entre 1843 e 1844
entre 1934 e 1940.

Estes foram as únicas alturas durante as quais os Estados Unidos conseguiram não zangar-se com alguém. Ou talvez andassem simplesmente distraídos, não sabemos. No total foram 18 anos de paz ao longo de 237 anos de história. Nada mal.

Anónimo disse...

Diferente o discurso relativo às operações militares no estrangeiro. Neste caso, é necessário contabilizar 280 intervenções, que aconteceram também nos já citados anos sem guerra. Uma exaustiva lista é visível nesta página https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_United_States_military_operations

Portanto, os únicos períodos nos quais Washington conseguiu não disparar contra alguém foram:

entre 1829 e 1830
entre 1935 e 1939

Devem ter sido alturas deprimentes. E se é verdade que pudemos entender o segundo intervalo, ditado pelas dificuldades económicas da Grande Depressão, os anos de 1829 e 1830 ficam incompreensíveis.

Jaime Santos disse...

Eu diria que o mais triste é que o principal opositor à irracionalidade presente nos EUA se chama Barack Obama e não Hillary Clinton. Mesmo que ela seja eleita, vamos sentir muita falta do presente inquilino da Casa Branca...

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...