domingo, maio 08, 2016

Memórias das Lajes


À expectável ligeireza da memória de Durão Barroso sobre o processo político português que antecedeu a Cimeira das Lajes, numa entrevista ao "Expresso"´(link não disponível, síntese essencial aqui), respondeu Jorge Sampaio com um elucidativo e detalhado artigo no "Público". Convém ler os dois textos para formar uma opinião.

Mas, se se quiser ir um pouco mais longe, importará ler o indispensável trabalho que Bernardo Pires de Lima escreveu sobre o assunto - "A Cimeira das Lajes - Portugal, Espanha e a guerra do Iraque” (ed. Tinta da China, Lisboa, 2013).

Na recensão que fiz a esse livro na revista "Relações Internacionais", assinalei precisamente o episódio Barroso-Sampaio: "No processo interno português, o mais interessante de observar é talvez a relação que Barroso foi mantendo com o presidente Jorge Sampaio sobre a matéria. O presidente, desde o primeiro momento, deixou bem claro que considerava um mandato internacional essencial para poder dar a sua “luz verde” a um engajamento formal de Portugal numa eventual ação militar. Mas Sampaio também sabia que não estava nas suas mãos evitar uma posição política por parte do governo favorável a uma intervenção unilateral americana, se esse fosse, como veio a ser, o caso. O livro acompanha muito bem este processo diacrónico, que se presume tenha momentos algo tensos. Deduz-se que Barroso teve um extremo cuidado formal com vista a não cometer deslizes que pudessem ser lidos como uma quebra de lealdade institucional ou do dever de informação. Fica a ideia de que Sampaio pressentiu, desde muito cedo, como tudo iria acabar. Barroso levou a água ao seu moínho, Sampaio salvaguardou a sua posição institucional. Tudo bem?"

Afinal, como eu intuía, não estava "tudo bem"...

7 comentários:

Anónimo disse...

A resposta de Sampaio na imprensa (Público) foi sublime. Barroso não passa de uma triste e patética figura de coreto (e mentiroso).

Unknown disse...

Uma disputa entre dois advogados, políticos experientes, acaba, penso eu e como diz o povo, em aguas de bacalhau.

Anónimo disse...

O homem, ainda pensa que está no MRPP, quando colaborou no assalto e aí roubou um maple das instalações da Embaixada de Espanha, que levou para a sede do Partido na Av.Álvares Cabral. O "grande educador", mandou-o imediatamente devolver o roubo. Agora vejo, que além de ladrão, também é mentiroso!

Anónimo disse...

Para que conste declara-se não haver incompatibilidade entre o comentário sobre o antigo titular da Comissão e o facto de ter sido seu Adjunto.

Reaça disse...

Sampaio é o maior rolha português.

Sempre sabe dizer tudo sem dizer nada.

Sampaio é um gozão do caraças!

Durão e Sampaio, são figuras típicas do anti-salazarismo.

Anónimo disse...

Quem os viu e quem os vê!...

Anónimo disse...

Recordo agora a magnifica instalacao de Augusto Alves da Silva a proposito da cimeira. Ruido dos avioes a aterrar no aeroporto com projeccao simultanea de fotos nas paredes da sala. Poderoso!

Saudades

F. Crabtree

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...