quinta-feira, maio 12, 2016

Fernanda Câncio

Creio que nunca encontrei pessoalmente Fernanda Câncio, a jornalista do DN que foi namorada de José Sócrates. Apenas falámos telefonicamente duas vezes: aquando de um perfil que estava a redigir sobre uma efémera figura política da nossa praça que era minha conhecida e a propósito da comunidade portuguesa em Paris, depois dos atentados terroristas de há meses. Aqui entre nós, reconhecendo que escreve bastante bem e tem uma frontalidade e uma coragem não despiciendas, estou muito longe de fazer parte do "clube de fãs" das suas cruzadas pelo "politicamente correto" em questões de género e outras temáticas "fraturantes", em que se soma, com regularidade, à agenda obsessiva do Bloco.

Escrevo motivado pelo longo artigo que Fernanda Câncio ontem publicou na "Visão", onde descreve, com pormenor, a saga em que se vê envolvida nos dias que correm, por ter sido arrastada para todo esse magma de lama que dá pelo nome de "Operação Marquês". Li aquilo e não quis acreditar. E não sei o que mais me chocou: se o reino kafkiano em que se tornou o nosso sistema de justiça (e de injustiças), um polvo à solta, aproveitado por alguns e que se projeta como uma séria ameaça sobre todos; se a canalhice de alguma dita comunicação social, confrades profissionais de Fernanda Câncio. Noto esta frase significativa: "Não tenho forma de ganhar esta guerra porque o simples facto de a travar significa que já a perdi". Os patrulheiros que só leem "as gordas" e estão à coca de tudo quanto possa favorecer o caso contra o antigo primeiro-ministro desiludam-se: de nada do que Fernanda Câncio diz no texto se pode inferir qualquer juízo sobre a inocência ou culpabilidade de Sócrates - tema que não é para ali chamado.

Repito: não conheço Fernanda Câncio mas, depois de ler o que escreveu, quero daqui deixar-lhe a minha solidariedade. Ela não precisa dela para nada, mas a mim faz-me falta dar-lha para ficar de bem comigo mesmo.

12 comentários:

Anónimo disse...

Sintoma da nossa falta de professionalismo, o acordão histórico de 4 de Maio que deu uma trepa ao Procurador obrigando-o a revelar integralmente de que Sócrates é acusado, continua a não estar disponível no sítio web do Tribunal Constitucional...

Anónimo disse...

Se não se pode inferir nada do texto, para que serve? Para que o escreveu?
...Bem, pelo menos uns voltam a chamar nomes à justiça... e outros à jornalista...

Anónimo disse...

Como sabe bem ler um texto assim!
O Senhor Embaixador pode bem dar-se por satisfeito. É "sem sombra de dúvida" um Homem livre e independente.

Anónimo disse...

«Li aquilo e não quis acreditar»

O Embaixador espanta-me ! Por onde tem andado ?!

A mim o que me custa acreditar é que vozes que se fazem facilmente ouvir, como a sua, se mantenham estranhamente arredadas da discussão sobre o funcionamento do nosso sistema de justiça.

JRodrigues

Majo disse...

~~~
Muito bem!
~~~~~~~~~

Fernando Frazão disse...

Jogos de Guerra é um filme de 1963 feito em plena guerra fria.
A "bottom line" do filme é simples:
"A única maneira de ganhar certas batalhas ou guerras é não as travar".
Um abraço ao Sr. Embaixador e a minha solidariedade à Fernanda Câncio.

Anónimo disse...

Caro Francisco,

Concordo inteiramente.

Um abraço

JPGarcia

josé ricardo disse...

Apetece-me dizê-lo: não li e não gostei!
Pronto, já disse!
Um abraço.
José Ricardo

Anónimo disse...

José Socrates acabou com as férias judiciais, passou os magistrados de um serviço de saúde mais favorável para a A.D.S.E., deixou de pagar aos juízes subsídio de renda na reforma e ao que consta ainda lhes tirou uns emolumentos. Era bom que a Justiça avançasse de vez com este repelente processo para não se poder pensar que são essas as únicas causas do processo e acabassem de conspurcar todos os que o rodeiam.
Fernando Neves

RSC disse...

Pois eu acho que o depoimento diz muito sobre o carácter de JS, que é de arrepiar e não deve ser branqueado.
Mas "o reino kafkiano em que se tornou o nosso sistema de justiça (e de injustiças) e a canalhice de alguma dita comunicação social" como dolorosamente diz o Sr. Embaixador, ainda torna tudo mais tenebroso.
Melhores cumprimentos
RSC

João Pedro Lopes disse...

Pedir dinheiro emprestado a um amigo é eticamente reprovável; aproveitar férias pagas pelo namorado já não...
Devo ser eu que estou a ver mal a coisa.

Anónimo disse...

Quanto a mim o problema reside no facto de os fundamentos assentarem em suspeitas.
JM

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...