domingo, 22 de maio de 2016

As voltas ao circuito


- Quantos circuitos poupamos com o túnel?

A pergunta, feita na madrugada de ontem, entre dois vilarrealenses, deixou perplexo o passageiro que ia no banco de trás do automóvel naquela travessia do Túnel do Marão, numa viagem entre o Porto e Vila Real.

- O que é que vocês querem dizer com isso?

Lá tivemos que explicar...

Uma certa geração de Vila Real tem na memória o percurso antigo do circuito automóvel da cidade (substancialmente diferente do atual). Eram 6,925 km, razão pela qual a distância de 7 km se tornou familiar para muitos de nós e, mais do que isso, passou a ser uma espécie de referencial de medida. Várias vezes, por exemplo, ao ver uma placa com indicação de 35 km, dou por mim a pensar que "já só faltam cinco voltas ao circuito".

Já agora: o túnel do Marão "tira-nos" mais de duas voltas ao circuito...

2 comentários:

António Azevedo disse...

Uso essa unidade de medida frequentemente quando tenho que indicar uma qualquer distância a algumas pessoas…
Funciona muito bem em unidades inteiras… Duas voltas e meia já dá que pensar…
Aqui há dias até propus a um grupo de peregrinos uma solução pratica. Como depois de cada tirada tinham o carro de apoio que os levava ao hotel e no dia seguinte os colocava no ponto anterior, poderiam poupar nos hotéis, dormindo em casa, dar as voltas ao circuito necessárias para perfazer a distância ao santuário e no dia seguinte o carro de apoio levá-los-ia diretamente!
Ficaram a refletir…

Gonçalo Pereira disse...

Delicioso apontamento. Não fazia ideia.