sábado, outubro 31, 2015

Um justiça "à la carte"

No caso José Sócrates, a respetiva defesa tem denunciado, de forma bastante agressiva, o que entende ser a arbitrariedade das instituições da Justiça, considerando, nomeadamente, que ela releva de uma sanha corporativa contra o ex-PM. Esta atitude dos advogados tem sido lida por grande parte da comunicação social como uma forma intolerável de pressão sobre o sistema judicial, saudando frequentemente a independência que este tem demonstrado.

Foi contudo interessante verificar que, aquando do surgimento das duas únicas decisões judiciais que parece favorecerem a defesa de José Sócrates - a obrigatoriedade da abertura do processo para consulta pela defesa e, agora, a decisão de proibir a divulgação de peças em segredo de justiça (e só destas) por parte de um grupo de comunicação social que se tem destacado nesta prática ilegal -, a reação da imprensa tenha sido exatamente de sinal contrário. Os operadores judiciais que proferiram as decisões foram acusados de objetiva cumplicidade com os interesses de Sócrates, rotulados de parcialidade e coisas de idêntico jaez.

Este tipo de reação conduz à impressão de que, afinal, a Justiça é independente quando decide contra José Sócrates mas é logo considerada cúmplice deste quando toma uma atitude que pode favorecer a sua defesa. Curioso, não é?  

13 comentários:

aamgvieira disse...

A quem quer contar a sua "história da carochinha"?

Um excelente texto de "british humor" !

Francisco Seixas da Costa disse...

Então explique lá aamgvieira!

ARPires disse...

Não explica nada, porque não sabe explicar coisa alguma, caríssimo embaixador!
A cegueira partidária tolhe-lhes a capacidade de pensar.
Um bom fim de semana para si e para os seus.

Joaquim de Freitas disse...

aamgvieira não pode explicar porque ele crê na justiça expedita! A direita portuguesa desde há muito que não crê que: "
« Les hommes naissent et demeurent libres et égaux en droit » .

Os atropelos à democracia , ao nível do Estado, e não só na justiça, que se verificam estes últimos dias, após as eleições ganhas pela direita, demonstram que a direita interpreta a democracia como lhe convém, e a tentação é grande de ir mais longe até impedir a maioria dos cidadãos, que estão à esquerda, de exercer o direito à alternância.

"« Le ventre est encore fécond d’où jaillit la bête immonde ». Devemos relembrar em permanência estas palavras de Bertolt Brecht! Salazar e os seus servidores eram ontem, não há muito tempo. Mas nunca desapareceram. Preferiram, durante um certo tempo, passar despercebidos, o tempo de deixar cair a febre da revolução.

E se se preparam a descer à rua, é que na sua forma contemporânea, a direita, aproveitando a placa de chumbo de Bruxelas que pretende imobilizar toda e qualquer resistência dos povos europeus, obrigando-os a aceitar, uma vez para sempre, que só existe uma politica económica possível, a sua, baseada na austeridade e no sacrifício para os mais desfavorecidos, que são a grande massa, pretende , desta maneira, inscrever-se duravelmente na paisagem política , social e ideológica e sem cessar renascer das suas cinzas.

Paisagem, na qual, para eles, não há lugar para ideias progressistas , mesmo numa democracia.

aamgvieira disse...

"Esta mesma cegueira de olhos abertos divide-se em três espécies de cegueira ou, falando medicamente, em cegueira da primeira, da segunda, e da terceira espécie. A primeira é de cegos, que vêem e não vêem juntamente; a segunda de cegos que vêem uma coisa por outra; a terceira de cegos que vendo o demais, só a sua cegueira não vêem.

Padre António Vieira, in "Sermões"

Jaime Santos disse...

O recurso a meios ilegítimos para fazer Justiça (como violar o Segredo do Processo) torna o Processo Judicial ilegítimo. E quem defende o contrário não sei o que seja, sei que não é nenhum democrata...

Joaquim de Freitas disse...

Seria interessante de conhecer qual é a espécie de cegueira que o afecta. Eu sei, mas nao ouso!

Unknown disse...

Preocupante é que haja alguma relação entre a possível subida ao poder do PS e a incrível decisão de um tribunal proibir um (vários?) média de publicar artigos, sem que haja decisão criminal contra o CM.

aamgvieira disse...

Sr Freitas e qual é a cegueira que o afecta?

Pode sempre "ousar" como diria Mao !

António Pedro Pereira disse...

Sr. António Cristóvão:
O senhor nunca nos desilude com os seus «lúcidos» e «isentos» comentários: um primor.
O senhor é o exemplo acabado do que o Senhor Embaixador FSC quer mostrar com o seu post.
Ele não se pronuncia sobre a culpabilidade do Sócrates, pois deverão ser os tribunais a fazê-lo.
Retomando o seu comentário, para si não é preocupante que tenha sido com a Direita no poder que o caso avançou (e muito bem, se há desconfianças e/ou indícios que se investigue), ao mesmo tempo em que outro caso não menos grave era arquivado por falta de provas.
E apesar de ter sido afirmado, em plena Comissão Parlamentar de Inquérito, por um interveniente nesse caso não menos grave, que a sua família recebeu 5 milhões em luvas de um pacote de 30 milhões para esse «benigno e útil fim».
Portanto, para si as preocupações têm geometria variável: nuns casos um ângulo raso, noutros, um ângulo de 360 graus.
Ah, grande António Cristóvão!

Flor disse...

Preocupante!

AV disse...

Complementaria, se me permite, as suas observações com o 'recado à justiça' de Rentes de Carvalho, que nesta semana nos recordou a frase de Voltaire: "Pour savoir qui vous dirige vraiement il suffit de regarder ceux que vous ne pouvez pas critiquer".

ARPires disse...

Sr. Manuel Silva
Giro é um ângulo de 360 graus.

Manuel Alegre

Tenho muita pela pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...