segunda-feira, outubro 19, 2015

Será o efeito Borgen?


A RTP, para gosto de muita gente, na qual me incluo, estava a repetir a excelente série Borgen, que ficciona, com grande qualidade, a vida política dinamarquesa. 

De um dia para o outro, a emissão foi suspensa, contrariando mesmo o que constava da programação divulgada nesse dia pela imprensa.

Uma das novidades que, estou certo, a série trouxe a muitos espetadores era a circunstância, comum em vários países europeus, da chefia dos governos não competir necessariamente ao líder do partido com mais deputados no parlamento, mesmo que essa hipótese não tivesse sido abordada durante a precedente eleição. 

Não quero acreditar que a RTP, quiçá sob ordens da tutela, tivesse querido evitar que os portugueses tomassem essa possibilidade como possível. Mas que tudo isto é um pouco estranho, lá isso é!

6 comentários:

Maria disse...

Nao ha bruxas mas...montadas nas vassourinhas sobrevoaram Portugal. Que Goya nos valha! Uma serie magnifica! Voltara?

Saudades

F. Crabtree

LG disse...

Sr. Embaixador, não está enganado? O último episódio (pelo menos de acordo com o site da rtp - http://www.rtp.pt/programa/tv/p31545/e10) terá sido emitido na noite das eleições.
Este blog parece confirmá-lo
http://aquem-tejo.blogs.sapo.pt/tambem-houve-eleicoes-no-reino-da-59760

António Henriques disse...

Também sigo essa série e foi com grande surpresa que vi a sua transmissão interrompida! Também me ocorreu essa possibilidade. Não sei se foi, mas é estranho que uma série de tão boa qualidade e que desperta o interesse de tantos espetadores, tenho sido "varrida" da grelha de programação de forma tão intempestiva. A "máquina" que suporta a PaF já nos mostrou do que é capaz. Política à parte, espero que a RTP reponha na sua grelha esta excelente série.

A. Henriques

Manuel Augusto Araújo disse...

Manuel Augusto Araújo
A dúvida é legítima mas...a RTP reserva algumas surpresas. Há muitos anos, provavelmente o Francisco Seixas da Costa não estava em Portugal, o magnifico Berlin Alexanderplatz de Fassbinder, foi subitamente interrompida e nunca mais se ouviu falar nelae nem a RTP respondeu a quem a inquiriu sobre o sucesso. Esse trabalho extraordinário pela transposição que faz de forma sublime do romance de Alfred Doblin para o cinema desapareceu, evaporou-se ao fim de três ou quatro episódios. Amputou-se, sem qualquer explicação, uma obra maior da arte cinematográfica. Agora é legitimo tirar outras ilações. Como diz a nossa amiga F. Cabtree, não há bruxas mas...se de facto exibiram o último episódio na noite das eleições é como se não o tivessem exibido. Deveriam passar noutro dia avisando previamente todos os interessados em o ver. Eu, obviamente perdi-o. Como eu muitos outros certamente.

Fernando B. disse...

Meu caro, hoje não tens razão...O episódio 10 ( o ultimo) da III Temporada foi exibido dia...4 de Outubro!
Dava jeito era que a gente que anda a dizer e escrever coisas sobre formação de Governos, vissem a série, isso sim... Abraço.

Unknown disse...

Serviço publico bem feito é transmitir o House of Cards e Borgen (eu como extremista se mandasse, só passava o cartão valido de eleitor, a quem mostrasse ter visto as series todas, pelo menos duas vezes)

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...