sexta-feira, setembro 18, 2015

As aventuras de um diplomata de aviário


Hoje, com a assertividade e o rigor a que nos habituou, o "Correio da Manhã" titula "Diplomata acusado de desviar 962 mil euros".

Devemos nós ficar envergonhados por esta acusação a este nosso "colega"? Mas será que ele é "nosso colega", será que o "diplomata do Correio da Manhã" - quase que poderíamos dizer "o diplomata do crime" - é mesmo diplomata?

Já perdi a esperança, de tanto o tentar sem sucesso, de explicar à comunicação social que diplomatas são funcionários de uma carreira para cujo acesso se faz aquela que é, sem a menor sombra de dúvida e sem contestação, a mais exigente prova de acesso à função pública portuguesa. É verdade que, das não muitas centenas de pessoas que, em Portugal, já passaram pela carreira diplomática, nem todos nos deixaram orgulhosos, alguns - muito poucos, felizmente - não honraram o nome da profissão e não dignificaram o serviço do Estado que juraram respeitar. Mas isso foi uma escassa minoria. Na grande generalidade dos casos, a carreira diplomática é constituída por gente séria e honesta.

O alegado delinquente a que agora são atribuídas algumas falcatruas, não é nem nunca foi um diplomata, é uma figura a quem, por razões e "cunhas" que talvez fosse interessante o tão falado "jornalismo de investigação" desenvolver, foi nomeado para "vice-cônsul" numa cidade do Brasil, numa escolha completamente arbitrária e discricionária.

Ao tempo em que eu era embaixador no Brasil, numa asneira deliberada, erigida em política para as Comunidades, foi decidido fazer renascer a figura dos "vice-cônsules", que estava (e bem) arquivada nas páginas do regulamento consular e de que um iluminado de segunda linha se lembrou então, com o manifesto objetivo de afastar verdadeiros diplomatas da chefia de alguns postos consulares. Ao saber dessa intenção, alertei por escrito (para algum incómodo nas Necessidades) que achava que assim se estava a abrir caminho à emergência de alguns "vício-cônsules".

(Um parêntesis para dizer que gente séria, honesta e competente foi nomeada nesta leva, mas que a consequência lateral foi, como se vê, abrir caminho a figurões do jaez que agora se aprecia).

O renascimento da figura dos "vice-cônsules" não ofereceu, aparentemente, as menores dúvidas à oposição de então, bem como à máquina sindical que se alimenta da estrutura administrativa do MNE. Pudera! Todos ganhavam... PS e PSD podiam colocar por esses postos, sem concurso e "a olho" político, o seu pessoal fiel e ver-se livres de diplomatas de carreira; o sindicato do ramo via, também por ali, uma janela de oportunidade para ter gente sua a substituir os verdadeiros diplomatas - relembrando eu que estes últimos estão sujeitos a regras e escrutínio de que os vice-cônsules estão dispensados. Prometo que um dia, darei alguma contribuição escrita para a revelação das artimanhas, por via do "Diário da República" deste "bloco central" de interesses, onde também figuram alguns "cônsules honorários" (e aqui poder-se-ia falar-se, por exemplo, do alegado "diplomata" do negócio dos submarinos...)

Uma vez mais, foi a imagem dos verdadeiros diplomatas que "pagou as favas". Mas não tenho esperança que o "Correio da Manhã" corrija isto, claro!

14 comentários:

Anónimo disse...

Num País em que apenas e com rarissimas excepções só vingaram ladrões e vigaristas, o que será de esperar? Como há muito defendo sou pela acção directa.

Anónimo disse...

O JN, ontem, referia o ex-diplomata no corpo do texto! Está melhor assim?... (Apesar de no titulo dizer que foi nomeado por Sócrates)... Só o CM é que tem que justificar? Será por descobrir mais "carecas" do que os outros? Ou é por incomodar os donos disto tudo?

Anónimo disse...

Sempre o vosso "CiencesPro"......

Anónimo disse...

Um Vice-Cônsul não é, nem nunca foi um diplomata de carreira.

A extinção de muitos consulados chefiados por diplomatas,que têm de responder a Lisboa e a entrega de chefias de vice-consulados a pessoas escolhidas por critérios indefinidos foi um erro crasso. Os vice-consulados funcionam em auto-governo, causando por vezes alguns problemas.

Francisco Seixas da Costa disse...

Ao Anónimo das 13.29. Tem toda a razão. Há uma diferença cultural, que ajuda a imagem de quem representa um país. Um diplomata não escreveria uma calinada como "CiencesPro", saberia que é "Sciences-Po". Percebe agora melhor por que (e não "porque") se devem nomear diplomatas para esses lugares? Obrigado por me ter ajudado a ser claro.

Anónimo disse...

Há uns tempos falou da AICEP e expliquei-lhe o problema que a casa vive.

Falei também do Sr. Administrador do MNE. Ele só cá passou para isto:

http://observador.pt/2015/09/18/portugal-abre-em-outubro-a-embaixada-no-panama/

Anónimo disse...

o SENHOR FALA NUM DOS SEUS POSTS A PROPÓSITO DO sYRIZA, QUE VEIO ESTRAGAR O QUE A FAMILIA SOCIALISTA ESTAVA A CONSEGUIR NO SEIO DAS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS. DEIXE QUE LHE DIGA O SENHOR E OUTROS COMO O SENHOR TEM QUE SER INTELECTUALMENTE HONESTOS, PORQUE SABEM MUITO BEM QUE ESSES A QUEM CHAMA DE SOCIALISTAS NÃO O SÃO DE FACTO, NEM MESMO O SENHOR O É. ASSIM COMO O PRÓPRIO PSD EM PORTUGAL É UMA PROSTITUTA DA SOCIAL DEMOCRACIA, ASSIM TODOS OS PARTIDOS QUE NA EUROPA OCIDENTAL SE DESIGNAM COMO SENDO SOCIALISTAS, SÃO TAMBÉM ELES PROSTITUAS QUE VENDERAM O SOCIALISMO AO NEOLIBERALISMO. ESPERO QUE AGORA PASSEM A SER INTELECTUALMENTE HONESTOS.

Anónimo disse...

Subscrevo - em volume sonoro mais consentâneo com as Necessidades - o que diz o senhor que grita.

Anónimo disse...

FSC escreveu: "Obrigado por me ter ajudado a ser claro."

Pois.... o meu 2º comentário também foi claro.

Anónimo disse...

O problema não reside na existência, ou no repescar, da figura do Vice-Cônsul. Não há, rigoramente, nada de mal nisso. O problema está na forma como são nomeados. Porque o são politicamente. Tachos. Que são distribuídos entre o PSD e o PS – sobretudo - como diz e bem. Por exemplo, a história da abertura de Escritórios Consulares foi um absurdo, que teve em vista, tão só, favorecer politicamente uns tantos amigalhaços, tal como, aliás, sucedeu e sucede com as nomeações dos responsáveis pelos assuntos sociais nas Embaixadas e dos Adidos Culturais.
Hoje, esta questão está a afectar até as nomeações dos Delegados do AICEP, por via da perversão que Paulo Portas introduziu nestes casos - o que Portas tem feito é inqualificável, mas já estamos habituados à figura (de Portas!).
Por conseguinte, venham os Vice-Cônsules, desde que sejam escolhidos pelo mesma forma, ou bitola, que os Chanceleres nos Consulados.
Evite-se sim é a mãozinha nefasta da política, sobretudo dessa imundice promíscua, entre PSD e PS (com o CDS de permeio).
E que os Secretários de Estado das Comunidades Portuguesas tenham um mínimo, já que o máximo não lhes é possível exigir, de rectidão na escolha dessas pessoas. António Braga, ao tempo de Sócrates foi péssimo, mas José Cesário, o actual, do PSD, foi ainda mais longe, para pior!


Isabel Seixas disse...

a foto é o máximo.
Concordo que há tendencialmente a mania de por a parte a representar o todo...

Unknown disse...

É uma minoria ínfima os polícias que são não hontam a profissão! e os carpinteiros, os professores....

patricio branco disse...

o correio da manhã é incorrigível, mas há que esclarecer sempre.

Jose Martins disse...


Senhor Embaixador,
Sim muitos diplomatas não honraram a profissão e outros que a desonraram, fica o segredo, entre os claustros das Necessidades.
.
A minha experiência entre a diplomacia deu-me o ensejo de conhecer muito que muita gente não tem acesso....
.
Compreendo que o senhor embaixador Seixas da Costa defenda a classe a que pertenceu, por muitos anos e a desempenhou com mérito e esse eu sei.
Saudações de Banguecoque

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...