sábado, julho 04, 2015

O panarício

Há muitos anos, o nosso Raul Solnado, numa daquelas suas deliciosas historietas, falava, a certo ponto, de "um panarício e meia dúzia de bicos de papagaio", a propósito de um rol de padecimentos de alguém.

Ao olhar uma radiografia minha, há uns dias, um especialista fez-me notar umas coisas brancas e disse-me, pedagógico: "Sabe o que isto é, não sabe? São bicos de papagaio". Fiquei ciente, como se diz na minha terra.

Hoje, numa farmácia, mostrei um dedo dorido e ouvi da senhora do balcão: "Ah! Mas isto é um panarício!". Aqui entre nós, até ao dia de hoje, eu não fazia a menor ideia do que era um panarício...

Que pena tenho de já não poder dizer ao Raul, nas nossas divertidas charlas na "Dois" do Procópio, que, também eu, finalmente, tenho "um panarício e meia dúzia de bicos de papagaio".

6 comentários:

opjj disse...

Eu um jovem provinciano, fui assistir a uma das primeiras peças do Raúl Solnado no Vilaret. Eis que, de vez enquando, ouvia aplausos fervorosos. Por acaso um dos servidores do teatro e de Solnado, também se chamava Raúl e um dia disse-lhe da minha estranheza. Disse-me então, são uns -claqueiros contratados-.A palavra e o sgnificado em si era novo para mim.Esta conversa levou-me ás minhas recordações e chega por hoje, são 22,49.
Cumps.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Opjj. Leia isto pf http://duas-ou-tres.blogspot.pt/2010/07/claque.html?m=1

CORREIA DA SILVA disse...

Pois é, de vez enquando ( perdão, queria dizer, de vez em quando), para não dizer sempre, o caríssimo "opjj" , perde a oportunidade, de estar calado.

patricio branco disse...

boas melhoras, portanto

opjj disse...

Dr.Seixas da Costa, agradeço a sua atenção. Achei engraçado.
Cumps.

Maria disse...

E ainda ha 60 anos se tratavam panaricios com banhos de permanganato. Os dedos ficavam manchados de uma linda cor violeta...

Cumprimentos

F. Crabtree

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...