quarta-feira, julho 01, 2015

Norte-Sul



É hoje entregue em Lisboa o prémio que o Centro Norte-Sul, do Conselho da Europa, anualmente atribui a duas personalidades - uma do Norte e outra do Sul - que se destacaram na defesa do princípio da solidariedade e entendimento entre os povos.

O Centro Norte-Sul foi criado no nosso país há precisamente 25 anos. Nos últimos tempos, o Centro tem vindo a lutar pela sua existência, por virtude do facto de alguns do Estados originalmente integrantes terem decidido afastar-se, por considerarem que a panóplia de iniciativas que hoje ligam o Norte e o Sul é servida instituições que desenvolvem um trabalho paralelo, nomeadamente no quadro da União Europeia.

Portugal não tem o mesmo entendimento e, em especial através da sua delegação junto do Conselho da Europa, tem vindo a desenvolver uma luta persistente com vista à manutenção do Centro, vindo a conseguir, paulatinamente, uma retoma no interesse pela sua atividade, demonstrado já por novas e recentes adesões.

Entre 2013 e 2014, tive o gosto de dirigir o Centro, sob proposta portuguesa e nomeação do Secretário-Geral do Conselho da Europa. Nos dias que corre, o Centro é liderado por José Frederico Ludovice, que tem conduzido a estrutura com grande eficácia. Aproveito para saudar aqui o pequeno mas muito competente grupo de especialistas que hoje compõe o Centro Norte-Sul, a cujo empenhamento e entusiasmo se deve a possibilidade dele cumprir agora o seu orgulhoso e merecido quarto de século de existência.

4 comentários:

Anónimo disse...

Trabalho exaustivo, cujos frutos estão á vista de todos.....

Anónimo disse...

Aproveito para deixar uma palavra de admiração pelos laureados do Norte e do Sul, respectivamente, Dra. Maura Lynch e André Azoulay, para aqui dar testemunho do extraordinário discurso de agradecimento, em forma de improviso, proferido pelo meu amigo André Azoulay,árabe, berbére e judeu, como ele próprio se define...e para lembrar que essa comunhão se comemora todos os anos na sua cidade natal - Mogador. Em 2015 o Festival decorrerá entre 28 de Outubro e 2 de Novembro.

Anónimo disse...

Obrigada pelo seu testemunho. Só foi pena não ter aparecido ;-)

Mónica

Anónimo disse...

Tive o "PRAZER" de estar na Cerimónia de Entrega do Prémio, e efectivamente a equipa organizadora que teve o "PRAZER" de liderar está de parabéns. O Prémio é cada vez mais importante para criar estruturais pontes que liguem o chamado "Norte" e o chamado "Sul".

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...