domingo, julho 05, 2015

Cenários retóricos para a tarde de hoje

O "eurogrupo" e a vitória do "Sim"

Com esta decisão, o povo grego mostrou o seu realismo e a sua vontade de continuar a participar no projeto europeu, sem ceder a pulsões radicais. Com base no memorando que esteve prestes a ser assinado em Bruxelas, estão agora criadas as condições para rapidamente retomar a definição com Atenas dos passos seguintes para a saída da crise. O "eurogrupo" está aberto a dialogar de imediato com as autoridades gregas, as atuais ou outras que eventualmente venham a emergir de uma novo sufrágio, e está disponível para discutir a rápida entrada em vigor de uma ajuda financeira de transição, em moldes a acordar. Congratulamo-nos com esta decisão sábia do povo grego.


O governo grego e a vitória do "sim"

A Europa conseguiu chantagear e intimidar os eleitores gregos. Foi verdadeiramente vergonhosa e anti-democrática a campanha desencadeada contra o governo grego, que condicionou em absoluto esta votação. Esta decisão é a pior possível para o futuro da Grécia, porque implica que Atenas terá de subordinar-se aos ditames dos credores e uma nova onda de austeridade vai cair sobre a população, com previsível instabilidade social. Mas, naturalmente, respeitaremos o sentido desta decisão, que obriga a uma clarificação política sendo que, até lá, será muito difícil perspetivar um modelo de financiamento do dia-a-dia grego. A Europa quis e estimulou esta solução, a Europa fica agora responsabilizada pela gestão das respetivas consequências.


O "eurogrupo" e a vitória do "não"

A decisão soberana do povo grego de dizer não às propostas que as instituições tinham apresentado nos últimos tempos, e que muito se aproximavam daquilo que Atenas anunciou estar disposto a aceitar, não deixa de introduzir um ambiente de quebra de confiança sobre o interesse último da Grécia de permanecer na zona euro. Toda a Europa se ressentirá desta decisão, que, sem ambiguidades, muito lamentamos. Mas o "eurogrupo" está aberto, como sempre esteve, a discutir com as autoridades gregas um novo programa, devendo contudo deixar claro que, do seu mandato está, em absoluto, excluída a possibilidade de fazer depender um futuro acordo de uma nova reestruturação da dívida grega. Não é este o tempo de uma eventual apreciação deste tema. 


O governo grego e a vitória do "não"

O povo grego deu hoje a toda a Europa uma grande lição de maturidade democrática. Com este resultado, que reforça a legitimidade do governo grego e dá completa razão à postura que tem vindo a afirmar perante os credores, vai ser possível à Grécia surgir agora, perante a Europa, com uma voz firme e determinada, com sentido de compromisso mas recusando a austeridade cega e reabrindo a incontornável questão da reestruturação da impagável dívida grega. O governo grego partirá para Bruxelas com toda a sua boa vontade e com o objetivo de encontrar, com os seus parceiros, um novo entendimento, assente em novas bases. Espera-se que alguma Europa, que procurou dividir os gregos e imiscuir-se no seu processo decisório democrático, tenha aprendido a lição. Esta é a vitória da dignidade sobre a tentativa de sujeição.

11 comentários:

Joaquim Moura disse...

Falta a descrição do cenário da vitória do NIM para o PS e António Costa poderem comentar. Pode ser traduzido por este excerto do artigo do Rui Cardoso Martins no Público de hoje:

"Também a oposição (Cavaco Silva e Governo PSD-CDS são, afinal, uma proposta unificada em tempo de eleições) de António Costa prepara uma pergunta referendária:
“Deverá ser aceite o projecto socialista português de falar do Syriza sempre em ziguezague, submetido aos membros da Comissão Política e do Secretariado, e que consiste em de manhã dizer bem da coragem e elogiar o esforço de democracia do legítimo Governo grego e, à tarde, se fazem as contas aos riscos políticos de parecer radical e se opina que afinal o Syriza só faz asneiras sem Sustentabilidade e está a pagar o preço da sua inexperiência e radicalismo estéril e portanto não contem connosco para ser solidários, a não ser amanhã de manhã outra vez se acharmos que os ventos revolucionários dão para Ir Mais além, em resumo às vezes somos a favor do que achamos errado e noutras achamos mal o que defendemos, mas logo se vê quando formos Governo, aí já podemos unificar este acordo, bom agora perdemo-nos nesta pergunta mas os portugueses não se deixam enganar outra vez e só querem Ir Mais Além. Não Aceite/Não; Aceite/Sim.
PS (post scritpum): o secretário-geral do PS apela ao voto no Não e também no Sim, boa escolha!”

patricio branco disse...

ou quem sabe se haverá outro cenário surpresa, ou demissão de ministros ou do governo, ou uma ajudinha vinda de fora do €grupo, a saida controlada e assistida do €, por vezes há surpresas inesperadas, boas, más não que não são surpresas mas acidentes...

AV disse...

Excelente!

Majo disse...

~~~
~~ Lamento muito
pela Grécia que não conseguiu um novo «Milagre Grego»
~ mas mais lamento
pelos países pobres da Europa, que saem esmagados,
qualquer que seja o resultado de hoje.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Anónimo disse...

A conclusão aparente é que o prezado e conceituado autor do blogue, por uma vez não teve razão, ao diagnosticar a desadequação da metodologia do governo grego. Afinal, parece que sabem bem o que andam a fazer para lá dos ademanes histriónicos...

Anónimo disse...

Na UE não deviam ser considerados partidos de esquerda radical e de direita radical, como o Sirysa uma espécie de partido "colorido" tipo Maduro que bem sabemos com o acaba nos "àmanhãs" que cantam como tanto gosta, ou num partido de fanáticos, a reboque de palavras emocionais que arrebatam os ignorantes da História.

Democracia não é admitir no grupo quem é contra as eleições livres a propriedade individual, a emigração sem trabalho, radicais de toda estirpe.

A Europa tem de esta atenta, a outros perigos que espreitam, mas que são escamoteados.


Joaquim de Freitas disse...

Quando penso que toda a imprensa e as televisões gregas da direita e mesmo do centro, inundaram durante uma semana os gregos, de uma torrente de mentiras, algumas de muito baixo jaez - mostrar fotos de vitimas do tremor de terra em lágrimas como se chorassem pelo Euro ! _, e explicar que "agora" fariam melhor que no passado ( quer dizer menos corrupção e menos evasão fiscal !) se voltassem ao poder, num acto desesperado para conservar os "queijos" da UE !

O Povo Grego ( em maiúsculas SVP), deu uma grande lição de democracia à Europa, uma grande lição de coragem , porque será preciso, e uma grande lição de estratégia politica. Agora vamos cantar uma outra canção : porque por trás da grande inquietação da UE, há também a dos EUA! A NATO, isto é os Americanos, têm bases estratégicas na Grécia. A Grécia encontra-se geograficamente no centro do dispositivo de luta contra Daesh em frente da Líbia e do Egipto, mais ainda, dos interesses estratégicos dos EUA no Mediterrâneo.

Seria catastrófico para a estratégia dos EUA que os Russos ocupassem o lugar dos Americanos nas bases que estes possuem na Grécia. Os mísseis de Putin nas costas dos mísseis americanos da Ucrânia ! Quando um inimigo se posiciona na retaguarda das nossas tropas, é preciso recuar!

O problema grego muda de escala. Os aprendizes feiticeiros, funcionários cupidos da UE, esqueceram as cartas de Tsipras.

Entretanto, a hora chegou para Portugal e a Espanha, de reajustar as contas com a Troika.
Os sinos dobram para a austeridade. Há que combater agora como os Gregos.

O PODER PARA O POVO.

Joaquim de Freitas disse...

Como Roosevelt se tinha declarado orgulhoso de ser o objecto do ódio da oligarquia capitalista que tinha decidido desafiar, Tsipras pode desde já orgulhar-se das montanhas de injurias que lhe reserva uma oligarquia doutro tipo, os destroços dos ajudantes duma época que se acaba, e que terão o mesmo destino que ela, a vergonha da história. Os bandidos de maus caminhos que saíram com fotografias de cidadãos gregos na bicha dos distribuidores de notas e a alegria com que gritavam que a Grécia estará falida amanha! Mas que alegria mórbida.

E falava-se duma Europa solidária nos tempos de Monnet! Agora é Schultz que ameaça e diz que , ou Tsipras passa debaixo da mesa ou manda a mesa para o ar! "Hic Rhodus hic salta" !
Aconteça o que acontecer, Tsipras terá demonstrado que é um verdadeiro político! Que consistência! Noutros tempos, Tsipras teria já sido assassinado.

Os malandrins da UE esfregam as mãos de satisfação, porque precisamente, no fundo, este Tsipras criou o quadro idílico para fazer ver aos Portugueses e aos Espanhóis, que vão votar dentro em pouco, o que os espera se fizerem como os Gregos : Ousar tocar na moeda única !

E há nestes países muitos Sanchos Pança, que esperam um gesto , um rebuçado envenenado dos Don Quixotes da UE, a Chanceleira de Ferro à cabeça, com o capacete prussiano de bico,
mas cometem um erro fatal, porque no dia em que lhes couber a mesma sentença, não haverá ninguém para os salvar.

Os povos deverão conservar na memória esta prova do capitalismo financeiro e dos seus carrascos, que a detestação da soberania popular é maior que aquilo que se pensa.

Este Tsipras, que ousou sugerir de aumentar os impostos sobre as sociedades de 26 a 29%, assim como as rendas excepcionais superiores a 500 000.... mas que a UE recusa porque pode por em perigo o crescimento económico... Lol ! O estrangulador que desaconselha à vitima o uso do cachecol ... Ah, em contrapartida os bandidos exigem que se acabe com a subvenção sobre o gasóleo para os agricultores.... Estes nababos ... de produtores de azeitonas e queijo de cabra!

Isto é gente perigosa , capaz de tudo e mesmo de repetir o mais horrível programa dos anos de chumbo da década de 1930 e 1940.

Majo disse...

~~~
~~ Alexis Isipras
devia ter sido mais comedido no seu discurso,
não deixando transparecer a sua vã euforia,
nem desafiando explicitamente as Instituições,
porque a situação do povo grego é calamitosa
e exige abordagens firmes, mas diplomáticas.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Anónimo disse...

Pirro era esperto, tinha colaboradores especialistas em jogos de azar.
Contava sempre ganhar.
A última vitória saiu-lhe cara demais.

Anónimo disse...

Do Secretário-Geral do PS não vale a pena falar - uma vergonha..
Do PM, também estamos bem, com aquele génio, chamado Marco António Costa, a fazer por ele a Declaração ao país, sobre o resultado do referendo grego.
Nos cafés, hoje de manhã, o único tema era futebol.
Pobres de nós!! Por cá, uma tristeza mansa...

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...