quarta-feira, maio 20, 2015

Sondagens


Há algo de estranho na maioria das sondagens que aí andam. No passado, a posição relativa dos vários partidos era a medida seguida. Hoje, o PS já não é comparado com o PSD, mas é medido face à soma do PSD com o CDS. Dir-se-á que isso é natural, dado que a coligação foi renovada. Só que esse método de análise esconde, por exemplo, que o principal partido da oposição está com uma apreciação popular muito acima do partido que indicou o primeiro-ministro que agora está em funções. Repito: não é inocente que as sondagens não comparem PS com PSD - isso faz-se deliberadamente para desvalorizar a circunstância do PS estar, em termos de sondagens, a uma distância do PSD que é quase histórica, nas últimas décadas. Os céticos desta leitura regressarão à luta, retorquindo: mas é ou não o somatório dos dois partidos da coligação que realmente conta para formar governo? Eu respondo: sim. Só que há um pequeno pormenor de que muito poucos falam: é que a coligação só pode governar se tiver maioria absoluta - e não há nenhuma sondagem, mesmo as mais otimistas, que aproximem, ainda que minimamente, a coligação do limiar dessa maioria absoluta, isto é, 44/45% dos votos. E aqui as coisas são muito claras: se a coligação não tiver maioria absoluta, não pode nunca formar governo, porque é óbvio que nenhum partido da atual oposição irá viabilizá-lo. Já o mesmo problema não deverá ter o PS se, por si só, não obtiver maioria absoluta, dado que, potencialmente, para ver um seu governo aprovado, lhe basta contar com a abstenção de partidos à sua esquerda. É claro que os mais céticos ainda poderão argumentar: o PCP e o Bloco não se aliaram à direita em 2011 para derrubar o governo PS de então? É verdade. Mas alguém acha que o fariam agora, para renovar esta maioria, imediatamente após terem feito uma campanha contra ela? Dei comigo a pensar nisto. Mas posso estar errado, claro.  

13 comentários:

Unknown disse...

Caríssimo Chico

Como sabes sou "Pêésseeiro" [militante nº. (actualizado) 283] e já vinha da JASP e da ASP na clandestinidade...

Por isso, acho muito bem o que escreveste neste texto. Mesmo que não tivesse seguido esse percurso político também com ele concordaria...

Há por aí muita gente a tentar enganar os Portugueses (ou seja nós...) com falinhas mansas e afirmações fora do contexto, o que quer dizer falsas (o adjectivo é meu e o negrita também)

Nas urnas é que se vai ver se as sondagens têm razão... O que não me impede de dizer: Costa tem cuidado!!!!

Abç

Isabel Seixas disse...

A hora é de remissão
dos pecados da gula
dos pecados da sedução

A hora é de assuntos sérios
do enterro da ação inócua e nula
dos mortos pelo poder para os cemitérios

A hora é de respeito
pelos valores socialistas
todos temos o dever e todos temos o direito

A hora é de verdade
de dar voz aos que são realistas
e não aos que fazem reféns para ficar com a liberdade...

Anónimo disse...

E as sondagens não estarão a ser feitas pelos ingleses? Disso sabem eles...
J.F.

Francisco Seixas da Costa disse...

Por lapso, que lamento, deitei fora um comentário que contestava as minhas referências à responsabilidade do PCP e no Bloco na situação que vivemos. Nele se dava nota da "cumplicidade" de uma empresa onde trabalho com os socialistas (faltou a outra, caramba!). Repitam, por favor!

Anónimo disse...

"Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir." George Orwell

Donelvira disse...


Continua a saga VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS.

Donelvira disse...


Continua a saga VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS.

Anónimo disse...

England:


PS>>> "Portuguese Syriza"

Anónimo disse...

O anónimo das 09.28h é que acertou!

Anónimo disse...

De hoje até às eleições há demasiadas variáveis para ter em conta.
Sondagens por telefone (porque não há dinheiro...) são muito mais enganadoras. Diz quem sabe a sério desse tipo de trabalho.
Não sou manipulável com estas sondagens e hoje a apresentação das «guidelines» para o programa do ps deixa-me grande inquietação

Anónimo disse...

Senhor Embaixador, olhe que pode estar errado. O PC, pelo menos, é o quanto pior, melhor. È a sua prática, ao longo dos tempos. Objetivamente, agente da entrega dos destinos do País à direita (cavaco e quejandos).

Anónimo disse...

ANTÓNIO COSTA PROMETE AUMENTAR A ESPERANÇA DE VIDA, PARA TODOS, ATÉ AOS 99 ANOS JÁ EM 2015

(notícia em actualização)

Actualização às 20h15: Isabel Moreira será a Ministra do Ajustamento Biológico, avançam vários órgãos de comunicação social em falência.

patricio branco disse...

boa matemática...

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...