segunda-feira, maio 18, 2015

O Marquês, o Benfica e as televisões

A festa benfiquista no Marquês de Pombal redundou num espetáculo triste, com alguma violência e vítimas.

No entanto, estando longe de ser benfiquista, devo dizer que acho lamentável que a generalidade das televisões informativas tenham ajudado à "glorificação" da ação de alguns energúmenos que se dedicaram a estragar a alegria de outros.

Sei que o "dever de informar" impunha a cobertura dos distúrbios, mas talvez fosse igualmente ser dever das estações de televisão, numa noite tão importante para os adeptos do mais popular clube de Portugal, cuidar em dar conta da felicidade de muita gente que, por esse país fora, saudou, em ordem e com gosto, o bi-campeonato do Benfica. Passar horas a cobrir desordeiros de garrafas na mão e polícias a persegui-los pode ser um bom espetáculo televisivo, mas é um modelo de jornalismo que há esquece que há mais Benfica para além dos incidentes do Marquês.

13 comentários:

Luís Lavoura disse...

O Francisco omite totalmente que, mesmo sem as escaramuças no final, aquilo que se passou ontem na Rotunda foi muito triste para todos aqueles que, como eu, moram não muito longe da Rotunda e precisam de usar a noite para dormir.

Com a conivência criminosa da Câmara Municipal de Lisboa, estiveram no Marquês, protegidos pela Polícia Municipal, braço armado de António Costa, uns altifalantes a debitar altos sons até às duas da madrugada, não deixando ninguém dormir - incluindo crianças.

É uma barbaridade, e espero que a súcia da Câmara Municipal de Lisboa pague por ela nas próximas eleições autárquicas.

Anónimo disse...

Foi lamentável os espetáculo que começou com a agressão da PSP à familia em Guimarães, depois mo marquês, etc..

Mas, pior ainda, noutra dimensão claro está, foi o "espetáculo" das TV que passaram horas a debiitar imagens "de nada": o autocarro, o hotel, as flores do hotel, a estrada por donde iria passar o autocarro, o estádio, o antes, o depois do jogo,o tudo e o nada, e muita mais barbaridades!

Desgraçado daquele, como eu, que não gosta de futebol, ou pelo menos não "vai daqui ali" para ver isto!!!

Ontem, nas TV valeu-nos o Panda!!!

saúde da boa, para todos

ARPires disse...

Uma das razões se não a mais importante que me faz simpatizar com a postura de Rui Rio, foi quando terminou com este tipo de manifestações na cidade do Porto.
Haja a mesma coragem em Lisboa e se tiverem que se manifestar, façam-no no estádio respectivo que se coisa não falta é mesmo espaço.
Agora, a destruir os jardins e tudo o que embeleza uma cidade, bem como a infernizar a vida aos residentes locais, assim e a exemplo do Sr. Luís Lavoura, francamente não entendo e não aprovo, mas isso sou eu que de futebol não gosto e perante o que vejo vou morrer sem gostar. Também quero chamar a atenção de que isto de dar ideias tem e representa os seus perigos. Um dia o leão vem abaixo e eu quero ver como vai ser depois.

Anónimo disse...

Como benfiquista, concordo quer com o dono do blogue quer com o protesto de Luís Lavoura. Tínhamos o Estádio da Luz para festejar. Se não coubessemos lá todos, estou certo de que nos cederiam Alvalade, o Restelo e a Tapadinha.
a) Jaime Graça

opjj disse...

ACHO inacreditável que uns polícias malhem em cima de um homem acompanhado dos seus filhos de 9 e 12 anos. Noutro país já estavam suspensos. Pelo que vi, o melhor é pôr a polícia ao largo, senão pode tocar a qq um.
Será que a polícia não vê que pode pôr uma pessoa deficiente! e depois como o corrige?
Há dias vi na TVI 24 um filme sobre perseguições da nossa polícia.Perseguiram o condutor por todo o lado e eu vi que a coisa ia ficar preta. E aconteceu mesmo que o condutor bateu de frente com outro veículo e aí o filme acabou não mostrando as consequências.
Que raio de dirigentes policiais temos que não prevêem isto?Porque não se quedaram.O pior é que acham muita graça e os filmes prevalecem na TVI24.
Cumps

Anónimo disse...

Nao estive presente, nao vi na TV... apenas ouvi o barulho na rua, la para Sta Apolonia enquanto falava ao telephone com um amigo. Ingenua ainda lhe perguntei :"Porque tens a televisao tao alta?"Respondeu:"Nao e televisao sao os benfiquistas a comemorar. Pasou aqui um carro com uma aguia em maquete, em equilibrio precario no tejadilho...

Veio-me a memoria o antigo ditado: "Anda ca abaixo Marques..."

Boa noite com paz!!!

F. Crabtree

Unknown disse...

Continuo a discordar que os desordeiros fiquem impunes, que os meus impostos sejam gastos a "escoltar" claques e tudo seja normal desde que os adeptos festejem com muita alegria!!
Em Roma era normal sacrificar alguns para gaudio do imperador - só que foi há muitos seculos.

Anónimo disse...


A cereja em cima do bolo: Costa a PM....então sim ..era uma barrigada..de verylights, com o Nódoa a cantar o hino da Maria do Fonte Nova !......

A também os LGBTS a servir de marjoretes......

Águia Real disse...

que há que há aqui, muita dor de cotovelo, há há !!!

Anónimo disse...

Sr. Lavoura, o Costa que já não está na Câmara, deixou lá o braço armado. Foi só uma noite mal dormida. Ainda bem que não mora no Bairro Alto, aí seriam todas as noites.
O Sr. quer que súcia da CML perca as próximas eleições por ter permitido aos adeptos e simpatizantes do maior clube do mundo de comemorar até às duas da manhã? Quer lá qual súcia? Ah, já percebi!

António Pedro Pereira disse...

Anónimo das 22:16
No quadro que descreveu não disse onde fica o nódoa de pessoa que vem aqui deixar um comentário execrável como o seu.
Perdeu a cabeça e não se deu conta?
Procure-a porque dá sempre jeito para pensar.
Pensar com o fígado resulta sempre muito mal, como se viu no lixo de comentário que produziu.

ÁGUI REAL disse...


No "melhor" pano cai a nódoa !





Anónimo disse...

Aquí no Porto quando vence o Dragão, os Portistas não têm essa "postura arruaceira". Somos mais civilizados. Durante os muitos anos que vencemos nunca nos portamos dessa triste forma...
Fiquei triste, não é suposto o desporto ser "assim". :(
VW

Só para lembrar

Porque estas coisas têm de ser ditas, irritem quem irritarem, quero destacar a serenidade construtiva demonstrada por Pedro Nuno Santos e pe...