terça-feira, abril 07, 2015

"Boa Cama / Boa Mesa"


O "Expresso" publica anualmente o seu guia "Boa Cama/Boa Mesa", com uma listagem por distrito (é interessante como se utiliza ainda a divisão distrital, mesmo depois dela ter acabado na ordem administrativa portuguesa) dos locais selecionados para dormir e para comer, um pouco por todo o país.

Falemos apenas destes últimos. Como todas as seleções, trata-se de uma lista discutível. O que sempre achei mais criticável nas notas que acompanham as referências é um tom genericamente elogioso que por vezes não nos ajuda a destrinçar o que é, de facto, excelente do que é, frequentemente, menos bom. Dito isto, que fique claro que não passo sem o "Boa Cama/Boa Mesa" que é um "livro de cabeceira" que não abandona o meu carro.

O guia atribui galardões: um "Garfo de Platina" e vários "Garfos de Ouro".

O primeiro, como já é quase de regra, vai para um restaurante algarvio. Desta vez, é o "São Gabriel". No Algarve, à base de uma cozinha internacional que não raramente pouco tem a ver com a tradição culinária portuguesa, é viável manter, graças ao turismo estrangeiro, diversas unidades de restauração sofisticada, as quais, sejamos justos, tanto podiam estar lá como noutro lugar do mundo. Mas é lá que estão, têm muito boa qualidade e é bom que sejam reconhecidas e, nalguns casos, atraiam "estrelas" Michelin, o que se torna num chamariz interessante para o turismo. Que muitas floresçam!

Os 25 "Garfos de Ouro" ousam, por vezes, sair desse modelo internacional de culinária. Estão nesse caso quatro magníficos restaurantes: o "Cozinha da Terra", perto de Paredes, o "São Gião", em Moreira de Cónegos" e, pela primeira e merecida vez, o "Restaurante G", na pousada de Bragança (um abraço de parabéns ao Óscar e ao António Gonçalves, bem como aos seus pais, responsáveis pelo "Geadas"), e o "Vallecula", em Valhelhas, perto de Belmonte (um abraço à Fernanda e ao Luis Castro, cujo trabalho sigo há muitos anos). Entra também neste "ranking", pela primeira vez, o "Boa Nova", na antiga "casa de chá" desenhada por Siza Vieira, em Leça, um restaurante de maior ambição gastronómica, e preço a condizer!, do meu amigo Rui Paula, um excelente chefe nortenho.

Com o IVA da restauração a 23%, nunca é demais contribuir para a divulgação o trabalho das dedicadas pessoas que asseguram a indústria da restauração neste país.

4 comentários:

Anónimo disse...

De acordo com os considerandos. Dos restaurantes referidos, infelizmente apenas conheço O S. Gião (uma vez), mesmo por cima do estádio do Moreirense, e o Vallecula (várias vezes). Quando ando pela zona do Vallecula, é obrigatório ir lá almoçar ou jantar. Muito bom!, sem ambiguidades. Muitos "bons" pseudo-restaurantes de Lisboa deviam correr o país e aprender alguma coisa no que respeita à confecção da comida e preocupar-se menos com as aparências. É caso para dizer que não são carne nem são peixe, não são portugueses nem são internacionais. É só copiar... copiar e modar, modar. Agora estamos na fase das carnes maturadas por tudo o que é sítio. Talvez outro logro como o do porco preto (ou o que nos vendiam por porco preto). A seguir talvez venham as perninhas de rã.

patricio branco disse...

não vi ainda, mas frequentemente os açores e madeira são esquecidos, espero que não seja o caso, 2 regiões onde se come bem, a bom preço (também caro para quem optar) e para gostos variados.

Anónimo disse...

Lá terei que me mudar para o Norte. Ainda bem que nenhum dos que o Embaixador menciona é no Porto. Uma coisa chamada Boa Nova não pode ficar no Porto. É mais para os lados da Segunda Circular ( a poente, claro!).
a)Jaime Graça

Anónimo disse...

Para boa cama e boa mesa só em Évora.

Manuel Alegre

Tenho muita pela pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...