sábado, março 21, 2015

Memorabilia diplomatica (XII) - Loulé em Lomé


Foi em finais de 1989, em Lomé, no Togo, um pequeno país africano escrustrado entre o Ghana e o Benim. Estávamos no acto formal da assinatura da 4ª Convenção de Lomé, estabelecida entre a então Europa a 15 e os 69 países espalhados pela África, pelas Caraíbas e pelo Pacífico.

Foi uma cerimónia interminável, com imensos discursos e com os representantes de cada país (eram 84!) a serem chamados, um a um, a assinar o texto, no palco de um grande auditório da capital do Togo. Logo que o nome de um país era mencionado nos altifalantes, e enquanto se processava a deslocação do respectivo dignitário para a mesa da assinatura, desciam, pelas escadarias laterais do anfiteatro, coloridos grupos de dançarinos, ao som de uma música alusiva ao país em causa, levando à frente a bandeira e um cartaz com uma grande fotografia do respectivo chefe de Estado.

Como a ordem era alfabética, Angola foi o primeiro país de expressão portuguesa a ser chamado. Para nossa imensa surpresa, a música que acompanhou a assinatura pelo ministro angolano foi ... a "Tia Anica de Loulé". Esperámos por Cabo Verde, para ver se alguma morna de Cesária Évora era selecionada. Qual quê! Lá saiu outra vez a "Tia Anica"! E o mesmo aconteceu no caso da Guiné-Bissau, de Moçambique e de S. Tomé e Príncipe. E, claro, a coreografia do governante português, com o retrato imenso de Mário Soares a descer nas mãos de jovens pelas escadas do auditório, também se fez ao som da mesma música. Chegámos a interrogar-nos sobre se a alusão a Loulé não seria uma compensação pelo facto do primeiro-ministro ser de Poço de Boliqueime...

Cuidámos em não suscitar a nossa estranheza pela escolha da música junto dos nossos colegas dos PALOP, tanto mais que, no caso das antigas colónias francesas, britânicas ou belgas a seleção musical foi bem africana. É que, com resquícios de radicalismo, alguns poderiam ter pensado que se trataria de uma forma encapotada de neo-colonialismo musical da nossa parte, muito embora a organização do evento fosse africana.

Ele há cada uma!

6 comentários:

Unknown disse...

Caro Chico

... e também podia ter sido "Uma casa portuguesa" com "quatro paredes lavadas e um cheirinho a alecrim" o que não seria um neo-colonialismo, embora fosse... portuguesa. Mas a Tia Anica também era de Loulé...

Abç

Portugalredecouvertes disse...


obrigada pela sorriso que me despertou logo de manhã!

a tia Anica por essas paragens
e cerimónias é muito bom! pena que o Turismo do Algarve não tivesse aproveitado :)

será que alguém nas suas buscas pensou que a música era de Lomé confundindo os nomes Lomé e Loulé :)


Anónimo disse...

Salvo erro, a terriola já não é Poço mas sim Fonte. Também nas terras há promoções. Não é só na carreira.
a) D. Luiz da Cunha

Bartolomeu disse...

Vá lá; vá lá, que nessa altura ainda o BPN não tinha estoirado, se não possívelmente e a pensar no de Boliquei-me os versos podedriam ter sido: Tia Anica, tia Anica, Tia Anica de Loulé, compre ações do BPN que valorizam bué!

patricio branco disse...

vendo bem, lomé pode confundir-se com loulé, tia anica talvez nem tanto!

Filomena Taborda disse...

Exmo Sr Embaixador ,ainda bem que tem humor e capacidade para adaptar-se a situações difíceis ,já vi enfartes do miocárdio por menos.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...