quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Trocadilhos

Gosto de trocadilhos criativos na designação de lojas. Ontem passei pelo "Ás de Comer". Há dias, pela lavandaria "Lavarte". E lembrei-me da clínica veterinária com que deparei um dia no Rio: "Cãopacabana". A Maria Lúcia Lepecki, recém chegada do Brasil nos anos 70, foi quem me chamou pela primeira vez a atenção para esta inócua mas divertida aventura no reino da "paranomásia" (é verdade, é assim que isto se chama). Ela que se encantava com a involuntária ironia da "A Reparadora dos Anjos" e a quem uma vez levei uma fotografia da estreita "Rés vés", uma loja que havia em Campo de Ourique e cujo subliminar trocadilho só funcionava para quem se lembrasse da frase completa.

12 comentários:

Correia da Silva disse...


Será como quem diz: " por uma unha negra" , ou ainda " à tangente". E assim , ficou incólume Campo de Ourique, no terramoto de 1755.

Unknown disse...

Caro Chico

Aqui em Pangim podem encontrar-se vários exemplos dessa "coisa" cujo nome nem me atrevo a escrever; mas transcrevo esta que me parece interessantíssima:

Padaria e doçaria - PAO DEKÁ

PS - 1) Continuo de perna encravada e

2) O nosso Sporting continua a dar barraca, agora é o Bruno contra o Jefferson e o Jefferson contra o Marco e etc.

Nos dois casos será mau olhado? Yo no creo en brujas, pero...

Abç

CGS disse...

Pois eu conheço e frequento o "Café Levar no Pakote", situado nas Paivas em Amora - Seixal!...

Anónimo disse...

Lamento que o Senhor Embaixador, como frequentador que sei que foi, não se tenha lembrado do saudoso "João Sebastião Bar", hoje agência do Novo Banco. Convém recordar os desaparecidos "Fastobife", em Armação de Pera e o "Frango Sinatra", no Laranjeiro. Na Gomes Freire há o "Ás de Cópias' e no Brasil a churrasqueira '"Assim Assado". Nunca se confirmou a existência da loja de contabilidade "Faz de contas"

Correia da Silva disse...


BARCONDICIONADO > Foz do Douro

LUIS ARMAESTRONDO > ribeira do Porto

Anónimo disse...

Resvés Campo de Ourique...
Francisco F. Teixeira

T D disse...

Na minha terra temos esta: http://ruasdoporto.blogspot.pt/2015/02/loja-rua-das-oliveiras.html

que atrai muitos turistas que nem desconfiam que os barros das Caldas são tão conhecidos como as maravilhas barcelenses.

Intencional o "Cock" ou simples aproximação com o galináceo gaulês?

Anónimo disse...

Em Extremoz existe o café " PIXA NEGRA"

Anónimo disse...

Na estrada Nacional, entre Pedrogão Grande e Castanheira de Pera, existe uma povoação que se chama Picha e que fica a 800 metros da estrada. Há muitos anos que foi colocada a informação rodoviária com a seguinte inscrição: "PICHA 800 Metros"

Fernando Correia de Oliveira disse...

Seria interessante haver um hotel na rua Saraiva de Carvalho, assim mesmo chamado de Hotel Saraiva de Carvalho. Ou um cabeleireiro /depilador Pelos Cabelos

Anónimo disse...

Acabo de ppassar num autocarro por uma loja de "grooming" de caes chamada "Hair of the Dog". Ao lado fica um pub... Que os cachorrinhos nao entrem no pub para beber um whiskey ou que os clients do pub nao vao a dita loja comprar gurosan...

Bom fim de semana

F. Crabtree

Anónimo disse...

Duas sugestões de nomes para "estabelecimentos comerciais" junto à entrada de um cemitério:

- Pastelaria:"ÚLTIMO SUSPIRO"

- Um rival do Hot Club:"AQUI JAZZ"

Luís Quartin Graça

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...