segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Meia dúzia de anos...

Faz hoje seis anos - apenas uma meia dúzia de anos... - que este blogue foi iniciado, precisamente na data em que assumi funções como embaixador em Paris. 

Pareceu-me então curioso utilizar este meio para comentar o quotidiano e deixar registadas algumas notas de diversa natureza, embora não tivesse planeado antecipadamente essa mesma diversidade. Não pretendi criar um espaço oficioso e acho que isso sempre se notou. Quando, no fim de janeiro de 2013, regressei a Portugal e me aposentei do serviço diplomático, decidi prosseguir com o blogue. O termo dessa dependência profissional levou ao uso de uma maior liberdade crítica na elaboração dos textos.

Em todos estes anos, sem uma falha, publiquei todos os dias, no mínimo um "post", estivesse em férias ou em trabalho. Foi um total de cerca de quatro mil "posts", que deram origem a cerca de 38 mil comentários. Em média, nos dias que correm, mais de mil pessoas leem o que por aqui se escreve. 

Não sei por quanto tempo mais este blogue será publicado. Às vezes sinto um certo cansaço no alimentar desta rotina. Mas, até que um dia me dê na veneta parar, poder-me-ão ir encontrando por aqui.    

26 comentários:

Vasco disse...

Um excelente blog de análise política do embaixador Francisco Seixas da Costa: escrita ágil e culta, pensamento claro e fundamentado!
O especialista de relações internacionais, com o seu conhecimento de tarimba, disseca situações da actualidade política, não se eximindo a assumir uma posição pessoal sobre o assunto!
O autor presta um inestimável serviço na formação de uma opinião pública esclarecida! Obrigado por isso, Francisco Seixas da Costa

Anónimo disse...

Parabéns.Por favor, continue

Maria da Piedade disse...

Às vezes concordo consigo , outras não. Às vezes dá vontade de rir, sorrir... ou fica-se triste, mas muitas vezes aprende-se,ou começa-se a entender, coisas de que nunca teríamos conhecimento.

Espero que a veneta lhe dê só para não escrever todos os dias...

Anónimo disse...

Tudo tem um princípio e um fim. Quanto ao fim deste blogue, esperemos que seja para muitos mais anos.
MT

Anónimo disse...

Por favor ... não queira ser mais um desistente! Faz falta a sua prosa clara, correcta , oportuna ,,,
etc. etc.
mozart

Henrique M. Lopes disse...

Por favor continue! Para mim, jovem vivendo no estrangeiro, é uma fonte muito rica de conhecimento e informação! Obrigado

Anónimo disse...

Agora está feito: quando se para morre-se.
a) Jaime Graça e todos os jogadores do Glorioso desde a criação.

Manuel do Edmundo-Filho disse...

Parabéns pelo blogue. Além da opinião e análise aqui expressas diaramente, sustentadas pela larga experiência do autor – testemunha, muitas vezes, ou mesmo actor da própria História – destaco a serenidade que transparece de todos os seus "posts".

Uma curiosidade minha: a adesão do blogue às regras do acordo ortográfico foi uma decisão inteiramente livre do bloger ou foi também marcada, compreensivelmente,pela condição profissional que exercia na altura?

Fernando Correia de Oliveira disse...

Leitura diária obrigatória. Concordo quase sempre, discordo algumas vezes. E a discórdia tem quase sempre provocado reacção; já o contrário tem levado à passividade deste fiel leitor. Parabéns!

Anónimo disse...

Obrigado "pour ce partage "de enriquecimento.
Conseguir esta tarefa a longo prazo. É obra... e não só.
Prossiga, por favor!

Cdlt
C.Falcao

Anónimo disse...

Parabéns! Os agradecimentos dobrados de Paris. Aqui percebo ainda melhor o "carácter" do blog, com figuras que ora são "tipo", ora são "caractere". Um blog que nos enriquece. Obrigada!

Portugalredecouvertes disse...

As crónicas do Sr. Embaixador são sem dúvida uma mais valia para a partilha do conhecimento
obrigada

Anónimo disse...

Fixe!

Anónimo disse...

Eu, cansaço, é mais quando vejo os comentários do Freitas. Mas estou a aprender a voar-lhes por cima. Aos poucos...

EGR disse...

Senhor Embaixador: deixo aqui um agradecimento por tudo quanto este blog me tem proporcionado.
A sua leitura tem constituido para mim fonte de aquisição de conhecimento,e de não raras vezes, de momentos verdadeiramente deliciosos.
E, permita-me que deixe também uma referencia a muitos dos comentadores.

Isabel Seixas disse...

Parabéns Ao duas ou três coisas, parabéns Sr. Embaixador, pelo talento, pela persistência pela regularidade, pelo cuidado em escrever artigos de opinião com qualidade indiscutível promovendo a reflexão crítica.

Seis anos, quem diria, seis anos que proporcionaram tertúlias e momentos bem agradáveis.

Anónimo disse...

Não é qualquer um que faz o que você faz.
Isto também é "serviço público".
Há já uns anos que não me deito sem o ler.
Saúde.

Anónimo disse...

Parabens.

Por favor, nao pare, nao pare. Dizem na minha terra "parar e morrer" e queremos o seu blog vivinho da Costa, amigo Francisco!

Teria imensas saudades das minhas visitas diarias ao blog.

1 abraco

F. Crabtree

Janus disse...

Obrigado por estes 6 anos.Que nunca lhe doa a pena!

Anónimo disse...

Muitos parabéns e muito obrigado por partilhar ideias, opiniões e experiencias. Que a vontade de manter este blog permaneça ao longo do tempo

J.A. Ferrão Morgado disse...

Obrigado por tudo o que me tem ensinado e informado. Enquanto puder, vá mostrando que há POLÍTICOS. É muito bom poder contar consigo.

Helena Oneto disse...

Carissimo Senhor Embaixador,
Não é por falta de imaginação mas porque não encontro outras palavras para lhe testemunhar a minha admiração pela coragem com que exprime a sua opinião e agradecer a sã continuidade e a santa paciência de nos oferecer, todos os dias, uma boa reflexão ou um "bol d'air frais", -que tão bem nos faz- repito, hoje, o que aqui escrevi em 2011 e em 2014:
"Parabéns a FSC! pelo "Duas ou três coisas" que nestes dois últimos anos me fez rir com deliciosas histórias contadas com imensa piada e/ou um muito diplomático sentido de humor -algumas das quais ainda hoje me fazem rir-, ou porque me recordou periodos da minha vida em que fui feliz porque acreditava que lutava por um mundo melhor, porque recordou-me amigos e pessoas que conheci e admirei, porque fala e recorda com admiração homens que amei ou porque me deu a conhecer pessoas que deixam saudade e cujos nomes fazem parte da História da Humanidade.
Gosto da elegância, do conteúdo, da forma e do fundo do "Duas ou três coisas".
Gosto "du savoir être et du savoir faire" de Francisco Seixas da Costa.
Bien à vous, mon cher Ambassadeur !»
Não me enganei! Francisco Seixas da Costa é um excelente embaixador e o "Duas ou Três Coisas" mantem, e muitas vezes supera, a qualidade a que nos habituou ao longo destes cinco anos!
Parabéns, très cher ami!

Joaquim de Freitas disse...

Já o escrevi aqui, este blogue atraiu-me pela forte personalidade do seu autor, a sua clareza intelectual e política, a sua abertura com todos, o mundo de experiências vividas e a arte de as contar.
Mas sem dúvida nenhuma, posso garanti-lo, os textos do Senhor Embaixador , mesmo os mais ligeiros, fizeram-me lamentar por vezes que o destino me tivesse afastado da minha língua portuguesa. Porque afinal, o Português , é uma bela língua.

Obrigado Senhor Embaixador Francisco Seixas da Costa.

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,

Parabéns pelos seis anos do "Duas ou três coisas". Apesar de não escrever, continuo a ler... SEMPRE!

Isabel BP

P.S. Juro que não sou diplomata! :)

patricio branco disse...

6 anos é um belo número, felicidades, continue enquanto sente que quer continuar, ou que deve continuar

Catarina disse...

há muito pouca gente sensata a escrever blogues diários,muita partidarite cega.Não sendo este blogue qual?Tão lúcido,variado e sabedor?Ainda que queira,os leitores habituais e habituados não o deixam desistir,quando muito umas curtas férias...Parabéns

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...