sexta-feira, janeiro 30, 2015

O "estilo Syriza"



Hoje vou jantar com amigos - alguns estrangeiros, mas nenhum grego -  em "estilo Syriza", isto é, sem gravata.

Este já é um tempo novo na Europa do Protocolo. Não sabemos se, no plano político e económico, o sucesso do Syriza está garantido. Porém, no "dress code", a revolução já começou. O seu provável momento alto será a deslocação de Alex Tsipras, na próxima semana, a algumas capitais europeias. Irá sem gravata aos encontros? Imagino a agitação que atravessará os especialistas em Protocolo.

Por cá, quero crer que o ministro Paulo Portas, não obstante todas as divergência políticas, terá sentido, neste ponto particular, uma simpatia pelo estilo de vestuário novo chefe de governo grego.

10 comentários:

Portugalredecouvertes disse...


Não será um estilo descontraído "copiado" do nosso Francisco Louçã?! :)

Angela

Nuvorila disse...

Por cá o rei vai nu,com uma pena de pavão na mão!

Anónimo disse...

No fundo o Irão está a entrar na Europa. Sempre me pus a questão porque num país quente como Portugal andamos tão engravatados. Falta de auto-confiança?

Anónimo disse...

Espere aí, essa do estilo Syriza quer dizer que vai comer mas, no fim, diz aos outros que paguem a conta?

Isabel Seixas disse...

o hábito não faz o monge...

João Manuel Vicente disse...

Mais ainda que a ausência de garrote - alias, gravata - destaco a camisa para fora das calças do novel ministro das finanças grego. Um simbolismo que antecipa ao que se vem: as velhas regras não governarão, vejam a minha camisa para fora, a camisa desengravatada, o riso forte e ousado em frontal provocação! A acompanhar com o máximo interesse.

Anónimo disse...

A gravata deixou de ser usada nos hospitais ingleses por atrair microorganismos.
Quando, por exemplo, o primeiro ministro Cameron vai de visita tem de enfiar a gravata , um pouco torcida para o lado, na camisa.
Uma porcaria tal como os fatos de homem que nunca se lavam.
Os meus jeans sao bem mais higienicos a a minha tshirt idem

Correia da Silva disse...


Anónimo das 11:05 :

Os fatos nunca se lavam? Os seus obviamente !!!!
Para sua informação, existe nas lavandarias limpeza a seco, ficando os fatos impecáveis.

Anónimo disse...

Não vejo nada de mal em não usar gravata. Eu uso, mas nada tenho contra quem não usa. E uso, apenas, no trabalho. Não é a gravta ou a camisa que faz o homem ou o político, são as ideias. Prefiro o Tsipras sem gravata do que este sujeito, o Passos, engravado.

Anónimo disse...

Tirado de outro "cabide":

"Quem demonstra intenções claras e inequívocas é a Rússia. Seria bom se a Europa das liberdades e garantias calibrasse sem demoras a sua posição no contexto de ameaças que já não são externas. O triângulo das Bermudas da Europa desenha-se com duas pontas agudas que não tarda irão furar as expectativas utópicas de uma comunidade europeia de crentes que ainda acredita num regresso faustoso ao estado social e às subvenções vitalícias. O nosso futuro pode muito bem estar nas mãos de Putin e Tsipras. Os primeiros passos são sempre os mais difíceis."

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...