quarta-feira, janeiro 14, 2015

Ao acordar

Numa prática que segue modelos de outros países, o site "Observador" (o "360°", assinado por David Dinis)  e, desde há dias, o de o "Expresso" (o "Expresso Curto", assinado alternadamente por Pedro Santos Guerreiro e Ricardo Costa) oferecem-nos, logo pela manhã dos dias úteis, duas "cartas" assinadas pelos respetivos diretores, contendo uma revista do dia anterior e propostas para o dia corrente, tudo isso com utilíssimos links para outras publicações, nomeadamente internacionais. 

Quem quiser estar a par do quotidiano, tendo a certeza de não perder o essencial, tem agora estes excelentes instrumentos informativos ao seu dispor, nos quais basta inscrever-se. Dirão alguns que, num caso ou noutro, as escolhas são contestáveis. Teriam sempre que o ser, como é típico de qualquet escolha. Mas um caso há em que isso parece deliberado. É o que acontece com o "Macroscópio", uma newsletter que o "Observador" oferece ao final da tarde, assinada por José Manuel Fernandes, com uma seleção de links que claramente privilegia as opções ideológicas do seu autor, excluindo vária outra informação, o que é pena. 

Uma nota, neste domínio da leitura informática, para o surgimento, em Espanha, de um novo site, o El Español. Em Madrid já funcionava o magnífico El Confidencial, que é um produto de grande qualidade, em especial na área económica. Cada vez mais, a boa informação começa a centrar-se na internet.

Já que falamos de informação, desta vez não informática (ou "numérique", como teimam em dizer os franceses), uma nota para a edição de hoje do "Charlie Hebdo": esgotou logo às primeiras horas da manhã. Nenhuma das tabacarias por onde passei, aqui por Paris, tem um único exemplar. É claramente um "número de culto", apenas para coleções. Daqui a semanas, tudo voltará ao que era, como é da lei da vida.

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois o Macroscópio é precisamente o que não exclui as informações que interessam à pessoas, como eu, que não são de esquerda e que entre publicar opiniões politicamente certas (que como se sabe em Portugal, São apenas as da esquerda) e publicar as dos nossos prefere as nossas e NÃO PEDE DESCULPA POR ISSO. É muito bom que em Portugal haja pluralismo de ideias! O que só é hoje garantido porque existe o Observador e a outra tralha toda não desapareceu e continua a poder ser consultada
João Vieira

Manuel do Edmundo-Filho disse...

É caso para se dizer que o Zé Manuel Fernandes não brinca em serviço... (da direita, claro).

Estranho pluralismo este (do sr. Joao Vieira)que às ideias diferentes das suas lhes chama "tralha" e que, quer-me parecer,nada se importaria (ou até agradeceria)se desaparecessem do mapa.

Je suis Charlie.

DF disse...

"Estranho pluralismo este (do sr. Joao Vieira)que às ideias diferentes das suas lhes chama "tralha" e que, quer-me parecer,nada se importaria (ou até agradeceria)se desaparecessem do mapa."

Pôr palavras na boca dos outros, tsk tsk, que raio de argumentação.

O que é certo é que o Observador veio agitar as águas dos media nacionais, muito habituados aos senadores e ao produto de tantos anos de doutrinação nas faculdades. Eles sabem tudo, eles é que têm o direito de saber tudo, agora temos o produto final nesta caco de país.

Ainda bem que estamos a mudar.

Manuel do Edmundo-Filho disse...

Já agora, elucide-me: que interpretação dá o sr. DF à frase "o que só é hoje garantido porque existe o Observador e a e continua a poder ser consultada"?

Anónimo disse...

A interpretação só pode ser a que escrevi: é bom que haja o Observador e que continue a tralha toda para ser consultada. Manuel Edmundo treslê, claro.
João Vieira

adelinoferreira disse...

Tralha, foi aquela pseudo entrevista que o Observador fez à "companheira" (militante do PS?) do presidiário Mário Machado.Aquilo sim, até tem um nome bastante mais feio.


Manuel do Edmundo-Filho disse...

"e que continue a tralha toda para ser consultada."

Sr. JV,
A sua frase inicial não é a supra, é esta: "e a outra tralha toda não desapareceu". Aqui parece haver uma lamento por "a tralha" não ter desaparecido. Na frase retocada, já transparece um desejo que a "tralha" continue.

Em qualquer dos casos chama de "tralha" aos jornais com diferentes opções editoriais da do "Observador", o que não revela lá grande pluralismo.

Nada tenho contra o Observador, que leio quase todos os dias,em especial os colunistas (Rui Ramos e Helena Matos)de quem frequentemente discordo,mas a quem reconheço qualidade e profundiade nas análises que fazem,partindo, claro (só poderia ser assim), dos seu pontos de vista. Pontos de vista que são bem-vindos ao debate político.

Sou dos que pensam que o abraço do PPD ao neo-liberalismo é politicamente saudável e dever-se-iam manter abraçados.

A manter-se, teríamos, um sistema (bi-partidário) onde, finalmente, poderíamos optar entre a social-democracia e o liberalismo. Haveria, assim, verdadeira alternativa, o que não acontecia até aqui. E esta dicotomia devia aprofundar-se e solidificar-se na sociedade portuguesa. Era suadável que assim fosse. É o meu ponto de vista (no seu entender, tralha...).

Anónimo disse...

Parecerá a Edmundo -filho que hhá um lamento: tresleu não há esse lamento. Gosto muito de ler a tralha toda. Sempre gostei de conhecer as opiniões dos outros por mais palermas que me possam parecer. A esquerda em geral não é palerma, nem lhe faltará cabeça mas, na minha opinião é pouco lógica é muito emotiva, fazendo uso da distinção posta em moda por Manuell Damásio. Acham sempre que o que desejam é possível (note que não usei a palavra inglesa para descrever os sonhos irrealizáveis e, sobretudo, arruinadores da esquerda em geral.
João Vieira

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...