segunda-feira, novembro 17, 2014

Gold

Há pouco, na vizinhança ocasional de uma esplanada em Paris, ajudei um jovem casal chinês a traduzir o menu para inglês. Quando se deram conta de que era português, em lugar de falarem de Fernando Pessoa ou Ronaldo, tomaram de imediato a iniciativa de mencionar a existência dos "golden visa" no nosso país. Confesso que não tive coragem de os atualizar face aos últimos desenvolvimentos do mecanismo entre nós.

8 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Como o mundo chinês é grande e tal uma teia de aranha gigantesca, como os Chineses invadem o mundo!

Em Paris , é impressionante esta maré amarela! Para bem da economia francesa, porque aqueles que vemos por cá fazem parte da tal classe média, fruto da revolução de Deng Xiaoping :" Um Estado Dois Sistemas"... O Comunismo coabita com o Capitalismo !
O Partido Comunista é o freio! O Capitalismo é o acelerador !

Fala-se de 250 milhões que são ricos graças ao trabalho escravo de 1 000 milhões!

E pensar, Senhor Embaixador, que este Deng Xiao Ping fazia parte dos 4 000 Chineses que emigraram para França em 1927, desembarcando em Marselha, e depois de comboio até Paris. Vinham no quadro do programa Travail-Etudes, precursor do sistema Erasmus, mas hoje a bolsa substituiu o trabalho...

Hoje vêm em Airbus 380, empilhados , (680) em cada voo!

Foi trabalhar para a siderúrgica de Schneider, no Creusot, depois foi para a Hutchinson , e como era pequenino fazia um trabalho de mulheres - fabricava galochas. Depois foi para a Renault Billancourt, onde encontrou Chu-En-Lai, com quem partilhou um apartamento Place d'Italie , ambos futuros fundadores do Partido Comunista Chinês!

De regresso de Paris a semana passada, tive uma experiência diferente da do Senhor Embaixador. No TGV, já próximo de Grenoble, passei uns momentos a conversar com 4 jovens Chinesas . Muito curioso, perguntei-lhes , directamente em Inglês, o que vinham fazer nas nossas montanhas dos Alpes . Com um grande sorriso, fácil quando se é chinês, responderam-me em excelente Francês : " Estudamos na Escola Superior de Comércio de Grenoble- Secção Marketing ! " Duas vinham de Beijing e duas de Chungking!

Confesso que fiquei "sans parole" durante uns segundos! Estabeleci a ligação com Deng Xiao Ping e Chu-En-Lai em 1927. Estudar e trabalhar.

Ambos morreram depois dos 90 anos, mesmo após ter "sofrido" a "Longa Marcha" com Mao";

A China est en marche!

PS) Ao diplomata faltaram-lhe as palavras para explicar aos dois Chineses a"cota" do ouro Português !

Anónimo disse...

Sr. Embaixador: podis ter feito o negócio da sua vida. Na China, ´w outra loiça... Ming.

Anónimo disse...

Há uma constatação interessante a retirar dos últimos dias: é que há uma largo naipe de comentadores que manda bitaites com assertividade e que está impreparada para o fazer.
Nos anos 70 um ministro socialista apresentou de imediato a demissão por um filho ter sido envolvido num ilícito criminal.
Mas ainda no sábado Paulo Baldaia relativizava na SIC notícias a situação de Miguel Macedo para no dia seguinte dar o dito por não dito no mesmo canal.
Pergunta: então um ministro que era sócio de dois directores gerais que estão presos tinha alguma condição para poder continuar?
Aparentemente sim, para um Primeiro-Ministro inexperiente e mal preparado que "generosamente"(sic) pedia a "reponderação".
Quando o Diretor do SEF, detido, diz que fez o que fez por instruções do poder político é altura de este não se acobardar e assumir que houve uma política de Estado de agilização dos vistos e de não deixar cair um homem sózinho.

Portugalredecouvertes disse...


parece que os estados da Europa "trabalham" para se autodestruírem

qualquer coisa como as mensagens no gravador da missão impossível, a série dos anos 60/70

Unknown disse...

Caro Francisco

Os chineses são piores do que as cerejas: atrás de um vêm "muitíssimos" outros...

Abç

Anónimo disse...

Até que enfim que Ana Gomes vem a terreiro e pede à Comissão Europeia para investigar os vistos gold. Até aqui tudo estava a correr bem ao Comissário grego das Migrações Avramopoulos com uma adjunta socialista no seu gabinete para suavizar o seu passado de direita. Pode ser que agora se começe a ver a arte de tourear do toureiro.

Anónimo disse...

E como a processão vai no adro, vamos ver o que acontece a Miguel Macedo, lá mais para o fim da novela. Portas que se limpe a este guardanapo - devia ler com atenção o excelente artigo de João Miguel Tavares de hoje, sobre os ditos Visa-Gold, uma mixódia infame, sob todos os aspectos, conforme é ali explicado.

Anónimo disse...

A bastonaria da ordem dos advogados,Alina Fraga, deu uma entrevista na Antena 1 que vale a pena ouvir.
O show mediatico em redor dos vistos gold serve de arma poilitica em periodo pre- eleitoral.
Nem os arguidos, nem os seus advogados se podem pronunciar mas os jornais, que recebem inf. da policia,quebram o segredo de just. e manipulam-no. Um autentico show mediatico e um julgamento na rua publica!
Entretanto,com um timing excelente,a nossa ministra da just. que fez de dois tecnicos do Citius bodes expiatorios vem fazer papel de salvadora integra.
Viva Portugal!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...